Teste aponta a qualidade das marcas de creatina, descubra quais foram reprovadas.
Luana Viard | 21 de Maio de 2024 às 18:00
A Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) conduziu uma avaliação abrangente das creatinas disponíveis no mercado. Dentro do conjunto de marcas examinadas, 25 foram consideradas inadequadas em relação ao conteúdo de creatina no produto, revelando uma disparidade entre as informações fornecidas no rótulo e o conteúdo real contido no recipiente.
Dessas 25 marcas, 10 exibiram uma variação de 100%, indicando que elas contêm qualquer coisa, exceto creatina. Venha conferir as marcas que tiveram um bom desempenho e quais marcas foram reprovadas, dessa forma você pode comprar a creatina com melhor qualidade.
Para esclarecer, a diferença máxima tolerada é de 20% da quantidade de creatina indicada no rótulo. Portanto, é fundamental que o produto tenha pelo menos 80% de pureza. Uma tolerância acima do permitido, não só engana o consumidor, como também pode prejudicar os resultados de quem depende da suplementação para melhorar o desempenho físico ou para a recuperação muscular.
Listadas em ordem crescente conforme o percentual de variação, as marcas reprovadas foram:
As que mostraram uma variação de 100%, ou seja, contêm qualquer substância, exceto creatina, são:
O relatório também destacou as marcas que cumpriram os requisitos em relação à presença de 80% ou mais de creatina. Essas são as marcas que mostraram uma variação de menos de 20% entre o que é declarado no rótulo e o conteúdo real no recipiente.
Confira os produtos autorizados, listados em ordem crescente:
Importante reforçar que, segundo a Abenutri, as empresas SUPLEY (fabricante das marcas Probiotica e Max Titanium), INTLAB (das marcas AGE, MonsterFeed, Intlab e Cellucor) e BRG (Integralmédica e Darkness) chegaram a ter seus produtos testados, porém entraram com medidas jurídicas para não divulgação dos resultados.
Em nota enviada ao site Seleções, o Grupo Supley declarou que optou pela medida judicial visto que o plano de monitoramento da Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) não segue os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes. Além disso, a marca reforçou que realiza testes rotineiros junto à Anvisa, sem qualquer registro de inconformidade, e disse que preza pela total transparência em seus rótulos, mantendo seu compromisso com o direito do consumidor e a legislação vigente.
As informações são do site Metrópoles.
*Matéria atualizada no dia 22/05
5 vitaminas com whey protein para aumentar a massa muscular
Whey engorda? Saiba o que dizem os especialistas
5 frutas para misturar com Whey protein
Descubra o que comer antes de dormir para ganhar massa muscular mais rápido
Creatina engorda ou emagrece? Saiba para que serve e quais os benefícios
Whey protein: nutrólogo responde as dúvidas mais comuns sobre suplemento