Confira 21 dicas que vão ajudar você a superar o fim de um relacionamento de uma forma saudável e sem guardar rancor do passado
Juliana Goes | 2 de Agosto de 2019 às 10:00
O fim de um relacionamento é sempre difícil. Para alguns, o período de “luto” pelo término de um namoro pode ser uma tortura, principalmente quando o outro já refez a vida ou já não sente mais o mesmo que você.
Mas a vida continua e é preciso superar este momento comum na vida de milhões de pessoas. Como cada um possui seu tempo e sua forma de lidar com as situações, infelizmente não há uma receita pronta.
No entanto, seguindo alguns passos, é possível que este momento passe de uma forma menos dolorosa. Para isso, separamos 21 dicas que vão ajudar você a superar o fim de um relacionamento.
Se você terminou há pouco tempo um relacionamento e ainda sente pela separação, não há como sorrir logo nos primeiros dias.
Pelo contrário, o "luto" com o fim da relação não deve ser deixado de lado. Chore! Com o passar dos dias, você vai perceber que a dor do início já não é tão forte assim.
Muitas vezes as pessoas apenas dizem para seguir em frente e esquecer. Quem passa por uma separação sabe que o sentimento não termina tão fácil assim.
Então, permita-se sentir. Se está com raiva, não a esconda. Se está triste, não se force a ser feliz. Este é um momento necessário para que o sentimento se transforme e, aos poucos, esta fase seja superada.
Se dê o tempo que for necessário para aceitar o fim do relacionamento. Não compare o seu tempo ao de outras pessoas.
Se "fulano" superou o término em uma semana ou um mês, não ache que você tem o mesmo tempo. Claro que este sofrimento não pode durar meses, anos, mas não há motivos para acelerar o seu processo natural.
Depois de certo tempo em uma relação, é normal às vezes não saber o que fazer sem uma companhia.
Por isso, aos poucos, é preciso deixar a tristeza de lado e reservar um tempo para cuidar de si. Este é um momento de descobrir as coisas que gosta de fazer sozinho e aproveitar.
Muitas pessoas preferem não falar sobre o fim da relação. Mas conversar com amigos ou familiares próximos, às vezes, pode ajudar a entender os motivos que levaram à separação e os pontos positivos deste término.
Além disso, ter uma rede de apoio neste momento pode ser uma forma de superar o término.
Além de muitas pessoas não falarem sobre o fim de uma relação, muitas têm a necessidade de passar uma imagem de que "está tudo bem".
Não perca tempo tentando mostrar o que não existe ou sendo algo que não é. Os julgamentos não devem importar neste momento. Como já foi dito, esta é uma fase em que é preciso sentir.
Às vezes, após um longo período em um relacionamento, as pessoas se distanciam dos amigos.
Por isso, volte a estreitar os laços e divirta-se com seus amigos. O ideal aqui é se distrair e superar aos poucos o fim da relação.
Nem sempre é preciso com tudo sozinho. O fim de um relacionamento pode sim afetar o psicológico. Por isso, não tenha vergonha de procurar um profissional caso seja necessário.
As redes sociais podem ser um empecilho quando o intuito é superar o fim de um relacionamento. Querer saber da vida do(a) ex, o famoso "stalkear", pode atrapalhar nesta hora.
Além disso, publicar indiretas ou querer parecer o que não é para os outros pode prolongar o sofrimento e a busca pela superação.
Nem nas redes sociais, nem por meio de amigos ou familiares. Procure se distanciar e não queira saber, pelo menos neste momento, sobre o que o(a) ex anda fazendo ou como está. Se distancie. O objetivo não é ser indiferente, mas superar para superar o término exige é preciso cortar os laços de antes.
Se está difícil superar o fim da relação, aos poucos, tente limpar a casa e arrumar a "bagunça" emocional.
Se fotos ou objetos que lembram o(a) ex te fazem mal, o ideal é jogar fora ou guardar em um lugar de difícil acesso. Com o tempo, estas recordações não serão mais um problema, podendo voltar ao campo de visão ou não.
Uma boa forma de lidar com a tristeza é se exercitando. Além de ocupar o corpo e a mente, a prática ajuda na liberação de endorfina, que gera a sensação de bem-estar.
Uma boa dica para esquecer a tristeza é distrair a mente. Por isso, escute músicas que te deixam feliz ou veja filmes que te façam sentir bem.
Todo fim de um relacionamento tem um motivo. Então pense no que estava ruim e no que não foi possível mudar. Uma traição, uma relação abusiva, o desgaste natural ou a simples rotina.
Uma das formas de superar o fim de um relacionamento é aprendendo com os erros e acertos da relação. Neste momento, é preciso avaliar os pontos positivos e negativos para não os repetir no futuro.
Todo fim de uma relação é o fim de um ciclo. Por isso, busque mudar a rotina. Ocupe-se com a novidade e crie novos hábitos!
Se a separação estiver sendo um momento muito difícil, faça listas com as coisas que precisa fazer. Às vezes a tristeza pode ocupar tempo, mas a vida precisa continuar. Então enumere as coisas que precisa fazer e vá riscando cada atividade que concluir.
Além de ajudar a organizar a rotina e cumprir com as obrigações, concluir pequenas tarefas neste momento é um passo para a superação.
Se possível, procure viajar. Conheça novos lugares e permita viver novas experiências. Superar o término de uma relação requer fugir da rotina e distrair a mente. Aqui você confere 25 destinos para curtir as férias.
Seja no trabalho ou na vida pessoal, ocupar a mente é fundamental para superar o fim de um relacionamento. Por isso, invista em um novo projeto e busque uma nova realização. Faça um curso, entre em um grupo de estudos ou de trabalho, entre outros.
O "felizes para sempre" pode ser um péssimo mantra nessa hora. A verdade é que esta não é uma realidade para milhões de pessoas. Se o relacionamento era saudável, mas acabou, pense que durou e deu certo pelo tempo necessário. É hora de seguir em frente e superar!
Não é porque a relação terminou que uma outra não dará certo. Dê tempo ao tempo, mas permita-se conhecer novas pessoas e amar novamente.
Terminou o relacionamento? Aplicativo troca ex por objetos e animais em fotos
"É Assim que Acaba": Blake Lively viverá relacionamento abusivo na adaptação do livro de Colleen Hoover
Entenda o que é relacionamento tóxico e como identificar os sinais
Especialista dá dicas de como transformar a dor em aprendizado
Como derrubar 7 mitos sobre os relacionamentos
8 dicas para lidar com conflitos no relacionamento