De origem asiática, a canela esconde uma série de benefícios ao nosso organismo. A especiaria é extraída da casca interna da árvore cinnamomum.
Douglas Ferreira | 30 de Agosto de 2019 às 12:00
De origem asiática, a canela esconde uma série de benefícios ao nosso organismo. A despretensiosa especiaria é extraída da casca interna da árvore conhecida cientificamente como cinnamomum.
Aromatizada, a canela é indicada desde o simples combate ao mau hálito até a prevenção contra o HIV. Por isso, listamos 19 benefícios da canela para saúde. Confira nos slides a seguir.
A canela diminui a resistência a insulina e controla o diabetes do tipo 2. Além disso, diminui o apetite e, consequentemente, a compulsão por doces.
Dada a sensação de saciedade que proporciona, a canela contribui diretamente ao emagrecimento. No café, substitua o açúcar por esta especiaria natural.
A especiaria ajuda sobretudo em casos de refluxo, azia e gases. Faça um chá de canela ou coloque uma pitada dela no seu chá preferido.
O aroma da canela é suficiente para dar sensação de bem-estar, disposição e melhora no humor.
A especiaria é tida como afrodisíaca. Neste caso, basta uma vela de canela no ambiente para "apimentar" a relação.
Se tiver gripado com dor na garganta e optar por um chá, acrescente esta especiaria, que contribuirá para redução das dores locais.
Os antioxidantes encontrados na canela protegem o organismo contra os danos oxidativos causados pelos radicais livres.
O poder da especiaria é tanto que ela pode ser usada como conservante natural de alimentos.
Estudos revelam que os antioxidantes da canela têm importante atividade anti-inflamatória.
A canela reduz níveis de colesterol "ruim" e aumenta o bom (HDL). Além disso, reduz a pressão arterial.
Doenças como Alzheimer e Parkinson podem ser prevenidas com canela.
A especiaria tem dois compostos capazes de inibir uma proteína associada ao Mal de Alzheimer. Já em relação ao Parkinson, a canela ajuda a normalizar níveis de neurotransmissores e melhorar a função motora.
Estudos sugerem que a canela é um potente ativador de enzimas desintoxicantes do cólon, o que protege contra o crescimento do câncer.
O óleo de canela é eficaz no combate à infecções respiratórias causadas por fungos.
Estudos comprovam a eficácia da canela na prevenção de cárie dentária.
Estudos apontam que a canela ajuda a combate o HIV-1. A especiaria foi comparada a 69 plantas medicinais e foi tida como a mais eficaz.
A canela reduz significativamente a cólica menstrual, náusea, vômito e sangramento ao longo das primeiras 72 horas do ciclo.
A especiaria também é eficaz contra gases, problemas espamódicos e diarréia, graças ao efeito antibacteriano, anti-inflamatório e antiespesmódico.
Sobretudo quando misturada ao mel, a canela contribui com a digestão, pois tem efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório.
Estudos apontam que a canela ajuda no combate ao mau hálito.