O segredo para evitar o ganho de peso é ter uma dieta equilibrada sem privações. Descubra 19 alimentos que irão ajudá-lo a manter a perda de peso!
Douglas Ferreira | 23 de Abril de 2020 às 16:00
Qual a melhor maneira de evitar o ganho de peso após uma dieta? Muitos especialistas apostam que a chave para o sucesso é concentrar-se em alimentar o corpo de forma correta e não submetê-lo a privações. Muitos nutricionistas aconselham que se comam porções moderadas de uma seleção bem balanceada de alimentos nutritivos, com baixo teor calórico e pouca gordura. As escolhas corretas irão deixá-lo saciado e menos propenso a se empanturrar de comidas que engordam.
As 19 sugestões a seguir incluem opções novas e saborosas que ajudam a manter a perda de peso, além de versões mais saudáveis de alimentos tradicionalmente proibidos:
No café da manhã ou no lanche, experimente acrescentar mel a um prato de mingau de aveia. Uma xícara de mingau de aveia contém entre 130 e 160 calorias e 2,4 gramas de gordura. Duas colheres de chá de mel têm 50 calorias e nenhuma gordura. Ou você pode adicionar uma colher de sopa de nozes picadas.
Uma colher (sopa) desse creme num pãozinho ou numa torrada de pão integral proporciona um reforço de proteína que evita que você fique esfomeado no decorrer da manhã. Descubra os benefícios do creme de amendoim para a sua saúde.
Uma pequena porção dessa fruta nutritiva e de sabor pronunciado pode incrementar um sanduíche sem enchê-lo de gordura. Utilize-o no lugar da maionese ou coloque algumas fatias da fruta e rodelas de tomate num sanduíche de frango com pão integral. Aproveite e conheça 17 benefícios do abacate fundamentais para sua saúde.
Duas colheres (sopa) desse creme feito com grão-de-bico possuem apenas 53 calorias e ele é delicioso servido sobre triângulos de pão árabe integral. Você pode temperá-lo com suco de limão, coentro, alho, cominho, pimenta-de-caiena, sal e pimenta-do-reino.
Muito nutritiva, é uma alternativa saborosa ao espinafre. Conheça os benefícios da couve e aprenda a fazer um bolo de couve delicioso.
O queijo feta sem gordura mantém o sabor do original, ao contrário de alguns laticínios dietéticos. Para fazer uma salada grega sem culpa, esfarele cerca de 30 gramas (30 calorias) sobre alface, tomate, pepino e rodelas de cebola roxa. Coloque também queijos comuns para versões de baixa caloria dos pratos tradicionais.
Doce, com cerca de 152 calorias e menos de um grama de gordura, é uma ótima alternativa na sobremesa ou no lanche.
Esta raiz saborosa dá uma sensação de saciedade e é uma boa fonte de fibras e antioxidantes, inclusive de betacaroteno. É fácil de preparar e de encontrar nos mercados e feiras. Conheça todos os benefícios da batata-doce para a sua saúde.
Essa salada típica do Oriente Médio, feita de trigo para quibe, hortelã, tomates em cubinhos e salsa bem picadinha, é gostosa e tem muitas fibras. Pode ser enriquecida com feijões e pinolis. Veja como fazer salada de tabule para o almoço.
Têm alto teor calórico, mas bastam alguns para satisfazer sua necessidade de comer algo doce. Também são fonte valiosa de fibras.
Leve e fofo, sem colesterol, um bolo feito apenas com claras do ovo pode ser servido acompanhado por frutas frescas ou uma pequena porção de frozen yogurt de baixa caloria. Uma fatia contém cerca de 160 calorias.
Perca peso sem abrir mão de um lanche com leite e biscoitos – leite desnatado acompanhado por não mais do que dois ou três biscoitos. Dê preferência os biscoitos dietéticos.
Atenue aquele desejo por açúcar com oito jujubas: são cerca de 100 calorias e praticamente nenhuma gordura.
Depois de tostá-los, regue-os com um fio de mel e polvilhe-os com canela. Um waffle de 30 gramas tem 70 calorias e pouco mais de um grama de gordura.
O segredo para uma boa raspadinha é usar fruta congelada. Eis uma receita com menos de 180 calorias: uma xícara de morangos congelados, 1/4 de xícara de leite em pó e 3/4 de xícara de leite desnatado. Bata no liquidificador e sirva. Para uma raspadinha mais nutritiva, acrescente 1/2 xícara de iogurte natural; o total será menos de 250 calorias.
Use 60 gramas de mortadela light no lugar da mortadela comum e acrescente alface e mostrada ou maionese light ao seu sanduíche. Você terá sabor e um pouco menos de calorias do que se fizesse um sanduíche convencional.
Quando você se cansar de frutas frescas, experimente mariná-las em caldo de outras frutas. Experimente mergulhar fatias de pêssego na mistura de suco de abacaxi, mel, hortelã e canela, e enfeitá-las com um pouco de iogurte adoçado. Ou então sirva fatias de maçã em suco de abacaxi temperado com mel, canela e noz-moscada.
Tempere com cominho e alho. Sirva com triângulos de pão árabe integral ou com legumes crus. O sabor lhe dará uma sensação de prazer e o volume, saciedade.
Você não precisa abrir mão dela. Basta prepará-la com metade da quantidade habitual de queijo e cobertura de legumes. Você obterá os prazeres da pizza sem o sentimento de privação associado a uma pizza sem queijo. Tenha uma refeição leve e balanceada comendo sua fatia acompanhada por uma salada.
15 alimentos que ajudam a emagrecer com saúde
Perda de peso: a mudança mais importante é a interior
Estudo aponta alta eficácia de nova técnica para perda de peso
Remédios para emagrecer: o que você precisa saber sobre eles?
Chá seca barriga: 9 opções para eliminar as toxinas
Você já conhece os 10 melhores alimentos para a perda de peso?