Embora os medicamentos comprados na farmácia funcionem muito bem, há remédios caseiros simples de fazer que podem ajudar com problemas comuns de saúde.
Embora os medicamentos comprados na farmácia funcionem muito bem, há remédios caseiros simples de fazer que podem ajudar você com problemas comuns de saúde. Aprenda a fazer alguns desses remédios caseiros para problemas comuns e cuide da sua saúde:
Atenção!
Cada um dos remédios caseiros abaixo foi cuidadosamente analisado por nossos consultores para garantir que sua utilização é segura conforme a recomendação dada. No entanto, o seu uso não substitui a necessidade de consultar um médico – principalmente caso os sintomas persistam ou você esteja fazendo uso de algum outro medicamento.
1. Cataplasma de gengibre para artrite
Aplicar gengibre amassado numa articulação dolorosa pode esgotar as reservas da substância P (um composto químico do cérebro que transporta as mensagens de dor até o sistema nervoso central). Um estudo com 56 pessoas detectou que o gengibre aliviou os sintomas em 55% dos pacientes com osteoartrite e em 74% dos afetados por artrite reumatoide.
Ingredientes
- Um pedaço de gengibre fresco com 7,5 cm
- Azeite de oliva
Modo de preparo
- Descasque e pique bem o gengibre.
- Misture-o com bastante azeite de oliva até formar uma pasta.
- Aplique na articulação dolorida. Dependendo do local da dor, pode ser necessário manter o gengibre no lugar com gaze ou com uma atadura elástica. Deixe por 10 a 15 minutos. Não aperte demais. Para obter alívio extra, aqueça um pouco o gengibre antes de aplicá-lo.
2. Tratamento da caspa à base de ervas desidratadas
Esta infusão perfumada combina o poder do alecrim de reduzir a produção de óleo e a capacidade do tomilho de eliminar bactérias. Ela tem um perfume celestial, e, ainda por cima, vai tornar seu cabelo bonito e brilhante.
Ingredientes
- 2 colheres (chá) de alecrim seco
- 2 colheres (chá) de tomilho seco
- 2/3 de xícara de água fervente
- 2/3 de xícara de vinagre de maçã
Modo de preparo
- Coloque o alecrim e o tomilho num vidro ou numa tigela de cerâmica refratária. Acrescente a água fervente. Cubra e deixe de molho por 15 a 20 minutos.
- Coe o líquido e passe para uma garrafa limpa de 300 ml com tampa hermética. Adicione o vinagre e agite. Guarde em local fresco e escuro.
- Após lavar com xampu, enxágue bem o cabelo e em seguida massageie uma pequena quantidade dessa infusão no couro cabeludo. Entre as lavagens com xampu, massageie uma pequena quantidade no couro cabeludo antes de dormir.
3. Almofada herbal para cólica menstrual
O saquinho calmante tem origem na medicina tradicional chinesa. Ele contém ervas do porta-temperos que são conhecidas por aliviarem a dor.
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de gengibre em pó
- 2 colheres (sopa) de cravos-da-índia
- 2 colheres (sopa) de canela moída
- 2 colheres (sopa) de erva-doce
Modo de preparo
- Coloque o gengibre, os cravos-da-índia, a canela e as sementes de erva-doce numa bolsa feita com várias camadas de musselina de algodão ou um pedaço de um tecido de algodão. Amarre firmemente com barbante de algodão.
- Coloque 2,5 cm a 5 cm de água numa panela pequena e deixe levantar fervura.
- Coloque a bolsa numa peneira ou panela para cozimento a vapor alguns centímetros acima da água fervente e aqueça até que a bolsa esteja confortavelmente quente.
- Deite-se no sofá e coloque a bolsa de ervas sobre o baixo-ventre. Relaxe e descanse durante 15 minutos. Você pode reutilizar a bolsa algumas vezes: faça uma nova quando as ervas perderem o aroma.
4. Compressa para aliviar a dor de cabeça
Todas estas ervas contêm carvacrol, uma substância que suprime a enzima COX-2 – o que significa que elas têm a mesma ação que o ibuprofeno e outros anti-inflamatórios não esteroides (AINE).
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de tomilho seco
- 1 colher (sopa) de alecrim seco
- 1 colher (chá) de cravos-da-índia triturados
- 1 colher (chá) de sementes de erva-doce trituradas
Modo de preparo
- Acrescente o tomilho, o alecrim e as sementes de erva-doce a três xícaras de água numa panela. Deixe levantar fervura, depois cozinhe em fogo brando, coberta, por 30 minutos. Deixe esfriar, até que fique confortavelmente morna.
- Mergulhe um pano de algodão na infusão e torça, para tirar o excesso de líquido.
- Coloque a compressa sobre a testa ou sobre a nuca, para relaxar os músculos rígidos que costumam ser a causa da cefaleia tensional. Você também pode resfriar a infusão e fazer uma compressa fria. Isso contrairá os vasos sanguíneos e reduzirá o fluxo de sangue, o que pode aliviar uma cefaleia vascular.
5. Colutório agridoce para tratar dor de garganta
Faça este gargarejo doce e salgado, de ação levemente antisséptica e supersuavizante.
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) cheias de açúcar mascavo
- ½ colher (chá) de sal
- ¼ de colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 950 ml de água morna
Modo de preparo
- Num frasco de vidro com tampa hermética, misture o açúcar mascavo, o sal, o bicarbonato de sódio e a água morna. Agite bem antes de usar.
- Use ½ xícara da mistura como gargarejo sempre que necessário.
6. Banho curativo para as pernas
Esta receita para usar na banheira, em conjunto com o banho propriamente dito e um descanso relaxante depois, combina diversos remédios de eficácia comprovada num tratamento maravilhoso.
Ingredientes
- 2 colheres (chá) de alecrim desidratado
- 1 copo de água
- ½ copo de sal de Epsom
- ½ copo de hamamélis
Modo de preparo
- Adicione o alecrim à água numa vasilha pequena e deixe ferver. Cubra e deixe de molho por 20 minutos.
- Encha a banheira pela metade com água quente e adicione o sal de Epsom e a hamamélis. Coe o alecrim e acrescente o chá à água do banho.
- Entre na banheira e permaneça imerso por 15 a 20 minutos. Quando sair, deite-se com as pernas elevadas por pelo menos 30 minutos.
7. Massagem condimentada para aliviar enjoo de movimento
Muitas crianças são propensas à cinetose, em especial durante viagens de carro. Esta massagem aromática ajuda a acalmar o estômago de seu filho durante uma viagem. Faça-a antes de partir.
Ingredientes
- 1 colher (chá) de gengibre ralado
- ¼ de colher (chá) de noz-moscada em pó
- 2 colheres (sopa) de hortelã seca
- ¼ de xícara de óleo vegetal
Modo de preparo
- Misture o gengibre, a noz-moscada e a hortelã no óleo e deixe em infusão por mais ou menos uma hora. Depois coe. Massageie o óleo nas têmporas, nos pés e punhos de seu filho. Se não estiver dirigindo, faça isso durante viagens de carro, ou em viagens de barco ou trem.
8. Borrifo perfumado para a febre
Quando estiver se sentindo quente e com febre, borrife esta solução refrescante nas partes do corpo onde é possível sentir facilmente os batimentos cardíacos com as pontas dos dedos – tipicamente nos punhos, logo abaixo de cada lado do maxilar e na região posterior dos joelhos.
Ingredientes
- ¼ de xícara de álcool a 70%
- ¼ de xícara de hamamélis
- 3 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
- 2 gotas de óleo essencial de lavanda
Modo de preparo
- Numa garrafa limpa com borrifador, misture o álcool 70%, o hamamélis, e os óleos essenciais de hortelã-pimenta e de lavanda. Agite para misturar e depois leve à geladeira.
- Borrife nos pontos em que sente sua pulsação para reduzir a febre, evitando os olhos e a boca.
9. Tratamento de óleo essencial de erva-cidreira para o herpes
Esta receita combina ingredientes comprovadamente efetivos no tratamento do herpes. Também proporciona uma sensação boa sobre a ferida.
Ingredientes
- 5 gotas de óleo essencial de erva-cidreira
- 2 gotas de óleo essencial de lavanda
- 10 gotas de azeite de oliva
Modo de preparo
- Misture os óleos essenciais com o azeite e aplique sobre as vesículas três ou quatro vezes ao dia.
10. Bálsamo de cacau para os lábios ressecados
Embora tenha um aroma delicioso, esta mistura não é comestível. Se você pretende aplicá-la numa criança, ponha um rótulo adequado com a explicação de como usá-la.
Ingredientes
- ½ xícara de azeite de oliva extravirgem
- 1 colher (sopa) de cera de abelha ralada
- ½ colher (chá) de cacau em pó sem açúcar
- 1 cápsula de vitamina E
Modo de preparo
- No micro-ondas ou numa panela em banho-maria, derreta junto a cera de abelha e o azeite. Não deixe ferver. Se a mistura começar a ferver, retire do fogo e deixe-a esfriar. Assim que a cera de abelha e o azeite estiverem misturados, acrescente o cacau em pó. Perfure a cápsula de vitamina E com uma agulha, esprema metade do conteúdo e acrescente-o à mistura. Ponha o produto resultante em recipientes limpos com tampa.
- Deixe o protetor labial em repouso durante 48 horas à temperatura ambiente ou até que chegue à consistência adequada para espalhar. Você pode carregar um potinho de bálsamo labial durante o dia, mas ele se conserva melhor quando guardado na geladeira durante a noite.
11. Prevenção contra a otite externa
Esta combinação clássica ajuda a evitar o crescimento de bactérias e fungos responsáveis pela otite externa.
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
- 1 colher (sopa) de álcool 70%
Modo de preparo
- Misture o vinagre e o álcool. Ponha o equivalente a uma colher de café em cada ouvido. Deixe escorrer. Use essa mistura antes de entrar no chuveiro ou na piscina.
12. Creme calmante para psoríase
Este unguento grosso e cremoso amacia as placas de psoríase, ajudando na recuperação da pele.
Ingredientes
- 30 g de cera de abelha, ralada ou picada
- 30 g de azeite de oliva extravirgem
- 30 g de mel
Modo de preparo
- Numa panela, derreta a cera de abelha em banho-maria.
- Numa panela à parte, aqueça o azeite. Jogue-o na cera derretida. Misture bem até ficar homogêneo.
- Em outra panela, aqueça o mel e despeje devagar na mistura de azeite e cera. Retire do fogo e misture até esfriar e engrossar.
- Coloque a mistura num pote de vidro e guarde em local fresco e ao abrigo da luz. Rende aproximadamente 1/3 de xícara.
- Passe o creme na área afetada à noite. Cubra com filme de PVC. Prenda-o bem firme, mas sem apertar, usando atadura elástica.
13. Banho para alívio de queimaduras
A aveia reduz a inflamação e alivia a irritação da pele; o bicarbonato de sódio reduz a coceira e ajuda a pele a se recuperar; as proteínas do leite ajudam a minimizar a dor.
Ingredientes
- 2 a 4 xícaras de aveia
- 1 xícara de bicarbonato de sódio
- 1 xícara de leite
Modo de preparo
- Ponha a aveia no processador de alimentos e bata até formar um pó.
- Despeje a aveia, o bicarbonato de sódio e o leite à água da banheira, ou enrole os ingredientes num tecido fino ou numa meia-calça; amarre na torneira quando estiver enchendo a banheira. Permaneça imerso na banheira por 20 minutos; não use a toalha para se secar. Mas cuidado: se a pele apresentar bolhas, não adicione leite à banheira.
14. Infusão para ressaca
Não se trata de uma cura, mas pode fazer sua manhã começar de uma forma menos penosa. Esta receita reidrata e diminui a acidez gástrica.
Ingredientes
- 2 colheres (chá) de suco fresco de limão-siciliano
- 1 colher (chá) de mel
- ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 pitada de sal
- 250 ml de água fria
Modo de preparo
- Misture o suco de limão, o mel, o bicarbonato de sódio e o sal na água e beba.
15. Germicida de alho e limão-siciliano para aliviar sinusite
Não se deixe enganar pelo nome: este chá natural de ação antibiótica tem um gosto melhor do que se espera e é um remédio muito eficiente para afastar infecções nos seios paranasais.
Ingredientes
- 3 dentes de alho, descascados
- 1 limão-siciliano inteiro, limpo e cortado em quatro
- ½ xícara de água
- 1 xícara (aproximadamente) de água fervente
- 3 colheres (sopa) de mel, ou a gosto
Modo de preparo
- Bata no liquidificador o alho, o limão cortado em pedaços e ½ xícara de água até a mistura se tornar uma papa homogênea.
- Ponha a mistura num pote de vidro refratário de 500 ml com tampa.
- Cubra a mistura com a água fervente; tampe e deixe descansar por 5 minutos.
- Passe o chá numa peneirinha direto numa caneca grande.
- Adoce com mel a gosto e beba tudo. Tome o chá – que na verdade é bem gostosinho – duas a três vezes por dia para ajudar a limpar a infecção dos seios nasais.
16. Sopa de cogumelos e cevada para reforçar o sistema imunológico
Esta saborosa sopa combina muitos dos ingredientes da despensa que reforçam o seu sistema imunológico – o que permite que o corpo se defenda melhor das verrugas.
Ingredientes
- 55 g a 85 g de mistura de cogumelos secos
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 xícara de cebolas picadas
- ½ xícara de aipo picado
- 1 xícara de cenoura picada, fatiada ou em cubos
- 2 colheres (chá) de alho picado
- 5 xícaras de caldo de galinha com baixo teor de sódio
- ¾ de xícara de cevada
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
- Para reconstituir os cogumelos, coloque-os numa tigela e complete com água fervente (ou outro líquido). Deixe de molho, coberto, até ficarem macios. Armazene o líquido para acrescentar à sopa.
- Coloque azeite de oliva numa panela, adicione a cebola e o aipo e refogue em fogo médio até a cebola ficar transparente, em torno de seis a oito minutos. Acrescente as cenouras e os cogumelos e refogue por mais seis a oito minutos. Misture o alho, o líquido usado para reconstituir os cogumelos, o caldo de galinha e a cevada. Deixe ferver e em seguida abaixe o fogo e cozinhe até que a cevada e os vegetais estejam macios. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
17. Calmante condimentado para o estômago
Este remédio caseiro para vômitos reaparece sempre em coletâneas de tratamentos caseiros tradicionais. Especialistas sugerem que possa atuar como um contrairritante da mucosa do estômago – pense na ação deste remédio como combater fogo com fogo.
Ingredientes
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de pimenta-de-caiena
- ¾ de xícara de vinagre de maçã
Modo de preparo
- Misture o sal, a pimenta-de-caiena e o vinagre de maçã numa xícara ou tigela pequena. Tome uma colher (sopa) a cada 15 ou 30 minutos, ou quando necessário.