O pilates é uma atividade que possui diversos benefícios para a saúde física e mental. Veja 17 benefícios do pilates que você precisa saber!
Douglas Ferreira | 30 de Junho de 2021 às 20:00
Datado do início do século passado, o pilates foi idealizado pelo enfermeiro alemão Joseph Pilates. O método de condicionamento tem como objetivo unir corpo e mente através de exercícios personalizados para cada aluno. Os benefícios do pilates são, portanto, inúmeros.
Leia também: Veja como incluir o alongamento nas tarefas do dia a dia
Com trabalho de fortalecimento, alongamento e respiração, o método ajuda gestantes, idosos, obesos e até pacientes que sofreram com AVC. Por isso, separamos 17 benefícios do pilates que você precisa saber.
O pilates é uma atividade física que contribui no fortalecimento da musculatura do tronco. Trata-se de uma atividade que contribui no desenvolvimento do equilíbrio, tais como: fortalecimento muscular, flexibilidade, resistência e coordenação. Além de contribuir com o equilíbrio do corpo, o pilates também ajuda a equilibrar a mente.
Por trabalhar com fortalecimento, alongamento e respiração, o pilates é indicado para gestantes. Os exercícios de respiração facilitam a oxigenação do bebê e acalmam a mãe durante as contrações, aliviando as dores. Conheça outros exercícios liberados para gestantes.
O pilates age sobre a musculatura do tronco, aumentando a força de centro. E isso contribui para o aumento do fortalecimento do cinturão abdominal, estabilidade e alinhamento da coluna vertebral e consequentemente da postura.
Os exercícios feitos durante uma sessão de pilates ajudam a relaxar e contribuem com a qualidade do sono, aumentando a energia diária.
A prática do pilates não só melhora a circulação sanguínea como também contribui para equilibrar a irrigação deste por todo o corpo.
Os exercícios causam a estabilização da coluna lombar e, por consequência, a redução das dores. Para saber mais sobre como reduzir a dor na lombar, veja a nossa lista com 9 remédios caseiros para combater a dor na lombar.
O método se utiliza de exercícios de baixo impacto e poucas repetições. Assim, contribui diretamente para o menor desgaste dos músculos e articulações, podendo ser praticado por gestantes e pessoas mais velhas.
Graças ao pilates, é possível prevenir e reduzir a rigidez das articulações, uma vez que o método proporciona maior flexibilidade.
Os exercícios contribuem para redução da obesidade, já que aumentam o gasto energético dos praticantes e promovem o bem-estar, reduzindo a ansiedade.
Responsável pela harmonia do corpo e equilíbrio da mente, o pilates ajuda em casos de estresse.
Para praticar o método é indispensável alto nível de concentração, o que contribui diretamente para o controle da ansiedade.
Por se tratar de uma atividade física, a prática do pilates libera endorfina — hormônio responsável pelo bem-estar e prazer.
O método trabalha a região pélvica, o que contribui para a flexibilidade do corpo. Desta forma, potencializa a disposição e o desempenho sexual.
Como explicado anteriormente, o pilates promove o realinhamento da coluna vertebral e o fortalecimento da musculatura do abdômen. Com isso, diminui a sobrecarga nas costas durante um esforço físico, reduzindo, portanto, as dores no local.
Como trabalha a respiração, o método fortalece o sistema respiratório e a circulação sanguínea, pois os exercícios trabalham membros posteriores e inferiores ao mesmo tempo. O equilíbrio promovido pelo pilates beneficia praticantes com hipertensão.
O pilates apresenta benefício inclusive para portadores de Parkinson, pois trabalha com o conceito de reeducação do movimento e contribui para melhora motora. Além disso, o método porporciona um trabalho muscular com alongamento, que desenvolve força e contribuem para coordenação motora e equilíbrio.
Os exercícios contribuem inclusive para pacientes que sofreram AVC (Acidente Vascular Cerebral). Através da prática do pilates, é possível conquistar o equilíbrio corporal, proporcionando a realização de atividades cotidianas do paciente.