Não perca a vontade de manter uma rotina de exercícios conferindo as nossas dicas!
Thaís Garcez | 22 de Abril de 2020 às 19:00
Pesquisas mostram que mais de 70% dos que iniciam um programa de exercícios físicos largam após seis meses. Então, como se motivar, manter o programa atualizado e entrar em forma a longo prazo? Manter a motivação é ser realista no que diz respeito a suas metas, tornando as atividades interessantes e sendo positivo até nos dias ruins.
Dias de desânimo acontecem, e tudo bem, temos uma rotina agitada que muitas vezes tira as forças da gente. Agora, não deixe que eles virem rotina e lute contra a morosidade! Com as nossas dicas esperamos ajudar você nos dias complicados e a reanimar suas forças.
Leia também: Como evitar e acabar de uma vez por todas com a fadiga.
Confira nossas dicas e melhore sua rotina de exercícios.
Reserve tempo para se exercitar e não deixe ninguém – família, amigos ou colegas de trabalho – reclamar ou abusar desse período.
Ligue para os amigos, deixe a família saber que está iniciando um programa fitness. Eles seguirão perguntando como está se saindo, e, para evitar o embaraço de lhes dizer que desistiu, você vai continuar!
Você pode ter sido um atleta quando jovem, mas contente-se com as lembranças e vá em frente. Não se atenha ao declínio do corpo; foque como pode mudá-lo de novo, para melhor.
Espere 4-6 semanas, pelo menos, para os resultados começarem a surgir. Faça o possível para se dar uma chance de superar as primeiras semanas, sempre bastante difíceis.
O que é mais relevante: assistir a televisão ou se exercitar? Ser ativo fará você se sentir bem. E, a longo prazo, pode salvar sua vida. Para manter o interesse, escolha atividades que, de fato, queira fazer, e encontre meios de torná-las divertidas.
Varie a rotina. Inverta o percurso usual da caminhada, na próxima semana pedale em vez de andar, ou investigue outras atividades que sempre despertaram seu interesse.
Se conseguir encontrar alguém que compartilhe o entusiasmo e os exercícios no mesmo ritmo e tempo que o seu, será mais fácil aderir ao próprio plano e se divertir ao longo do caminho.
Utilize roupas que adora. O vestuário deve motivar, não atrapalhar ou irritar.
Compre um fone de ouvido para se divertir com uma canção animada sempre que estiver em movimento.
Lembre-se de que a atividade física não é uma das coisas na vida que estão fora de seu controle. Você pode escolher o que quer fazer e quando.
Se tiver uma semana difícil e perder uma sessão ou duas, não se puna – perdoe a si mesmo e prossiga.
Com um quadro de avisos, crie um mural de inspiração: exponha as estatísticas das melhorias de saúde, fotos suas à medida que emagrece e outras fotos e frases motivacionais.
Passe do pensamento negativo ao positivo. Por exemplo, se perder uma das cinco sessões semanais de exercício, parabenize-se por ter feito quatro em vez de se preocupar com a perda de uma.
Use o diário de aptidão física para acompanhar suas conquistas. Ao atingir uma meta – correr 20 minutos ou mais, por exemplo –, se dê alguma recompensa.
O progresso pode ser medido de várias maneiras: humor, sono, autoestima, perda de peso etc. Quanto maior a adesão ao programa de exercício, mais benefícios você sentirá.
Ao se exercitar, recorde as conquistas da sua vida e as coisas positivas pelas quais está trabalhando. Resista ao impulso de pensar em problemas: preocupações com dinheiro ou questões familiares que incomodam.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
Perfume Hinode: 5 fragrâncias femininas que são irresistíveis
17 livros brasileiros para ler antes de morrer
15 looks com tênis coloridos para se inspirar
Como evitar e acabar de uma vez por todas com a fadiga
13 maneiras de comprar ingressos com o melhor preço
Saiba o que fazer se você tiver reação alérgica