Famosa por sua ação calmante, o chá de erva-cidreira tem muito mais benefícios para a saúde do que pensamos. Confira a nossa lista!
Ana Luiza Vasconcelos | 18 de Março de 2021 às 19:00
É incrível como plantas comuns podem fazer tão bem à nossa saúde. A erva-cidreira, a queridinha de quem sofre com insônia, não ajuda só na hora da soneca não. Ela também é rica em vários nutrientes, confira aqui os benefícios que essa planta pode trazer para a sua saúde!
Quem nunca tomou um chazinho de erva cidreira para dormir? Essa planta tem compostos fenólicos, como ácido rosmarínico, que tem propriedades calmantes e sedativas, causando a sonolência e induzindo a pessoa a ter um sono mais profundo e com maior qualidade.
Estudos também revelam que ao ser tomado duas vezes ao dia durante quinze dias, o chá de erva-cidreira pode melhorar o sono de pessoas com insônia e que, quando combinado com a valeriana, pode aliviar inquietações ou distúrbios do sono.
O mesmo ácido romarínico, junto com o cafeico, também presente em sua composição, tem ação antioxidante, combatendo radicais livres e reduzindo os danos e envelhecimento das células. A erva-cidreira ajuda também na prevenção de doenças associadas ao estresse oxidativo pelos radicais livres como doenças cardiovasculares.
Como informado no tópico acima, a erva-cidreira pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares associadas ao estresse. Ela também ajuda na circulação sanguínea, auxiliando na prevenção de doenças relacionadas à pressão sanguínea.
O ácido rosmarínico presente na erva-cidreira age aumentando a atividade de neurotransmissores no cérebro, contribuindo para a sensação de relaxamento do corpo, bem-estar, tranquilidade e diminuição dos sintomas de ansiedade como agitação e nervosismo.
Estudos também revela que uma única dose de erva-cidreira aumenta a calma e o estado de alerta em adultos sob estresse mental e que tomar cerca de 300 a 600 mg da planta três vezes ao dia também pode reduzir os sintomas de ansiedade.
Veja também: 23 plantas e ervas medicinais que podem melhorar a sua vida
As propriedades analgésicas da planta ajudam no combate às dores de cabeça. Por auxiliar na circulação sanguínea, a erva-cidreira também pode contribuir para o combate das dores.
Em sua composição, a erva-cidreira tem um óleo essencial que possui ação antiespasmódica e carminativa. Ele tem a capacidade de inibir a produção de substâncias que contraem ainda mais o intestino, resultando no alívio das cólicas intestinas e combatendo a produção de gases.
A planta também é capaz de combater a tosse e ainda é aliada no tratamento de doenças como asma e bronquite.
Por possuir propriedades relaxantes, calmantes e por auxiliar na circulação do sangue, a erva-cidreira pode aliviar as dores musculares e cólicas menstruais da TPM. O aumento de atividade do neurotransmissor GABA, que ajuda a combater o estresse, também pode aliviar o mal humor, ansiedade e nervosismo dessa época conturbada.
Leia também: Sofre de TPM? Então conheça o óleo de prímula
A ação anti-inflamatória, antioxidante, antiespasmódica e a eliminação de gases intestinais, pode auxiliar em vários problemas gastrointestinais como: dor de estômago, náuseas, indigestão, refluxo, síndrome do intestino irritável, vômito etc.
Alguns estudos mostram que os ácidos cafeico, felúrico e rosmarínico presentes na erva-cidreira têm ação contra o vírus da herpes labial, inibindo e impedindo que o vírus se multiplique.
Estudos revelam também que alguns compostos fenólicos como o citral da erva-cidreira podem inibir a colinesterase, uma enzima responsável por degradar a acetilcolina, um neurotransmissor cerebral importante para a memória. Pessoas que têm Alzheimer normalmente apresentam uma diminuição da acetilcolina, o que é associado à perda de memória e diminuição da capacidade de aprender coisas novas.
De acordo com a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), são recomendados cerca de 1 a 4 gramas de folhas por cada 150 ml de água. O chá deve ser consumido cerca de 2 a 3 vezes no dia. Não é recomendado mais de 12 gramas de folhas por dia ou 450 ml de chá.
Crianças com menos de 12 anos, lactantes e gestantes devem evitar o consumo da erva-cidreira. Ela também não é recomendada para pessoas com hipotensão e hipotireoidismo e nem para as pessoas que já fazem uso de algum tipo de medicamento sedativo ou calmante.