Quem tem varizes sabe bem como elas podem ser incômodas. Não apenas pela questão estética, mas também pela sensação de inchaço, peso e dor que elas podem
Quem tem varizes sabe bem como elas podem ser incômodas. Não apenas pela questão estética, mas também pela sensação de inchaço, peso e dor que elas podem provocar — principalmente nas pernas, região mais afetada. Mas você sabia que alguns exercícios físicos podem ajudar a diminuir esse desconforto?
De acordo com a angiologista e cirurgiã vascular, Dra. Vanessa Vargas Ferreira, esse desconforto pode ser minimizado com os exercícios certos, que auxiliam a circulação sanguínea da região.
“Os exercícios físicos são protetores, retardam o surgimento ou a piora das varizes. O principal benefício está relacionado aos seus sintomas, que ficam mais aliviados a partir do momento que uma rotina de exercícios é estabelecida pelo paciente”, explica.
Continue acompanhando para saber quais são os exercícios mais recomendados!
O que são as varizes? Por que elas ocorrem?
O surgimento das varizes ocorre de forma multifatorial. Isto é, elas não ocorrem por apenas uma razão, mas podem ser influenciadas por um conjunto de fatores, como genéticos e hábitos de vida.
“Varizes são as veias que se tornaram dilatadas e tortuosas e de forma irreversível, em decorrência de processos que destroem a arquitetura da parede venosa, o que permite um refluxo do sangue que deveria seguir em direção ao coração”, explica a Dra. Vanessa.
Segundo a médica, algumas profissões também podem aumentar a predisposição às varizes. “Profissões em que o individuo passa longos períodos de pé ou sentado, como seguranças, cabeleireiros e dentistas”, explica.
Em geral, os principais fatores de risco para desenvolvimento das varizes são:
Em razão das altas temperaturas, que induzem o processo de vasodilatação, o surgimento das varizes também costuma ser mais comum no verão.
Os exercícios físicos podem reduzir o desconforto
Segundo a Dra. Vanessa Vargas, quando o assunto são as varizes, “a prevenção é sempre o melhor caminho e se faz com hábitos de vida saudáveis de vida e prática regular de exercícios físicos”.
Os benefícios da prática de esporte para o sistema circulatório já são conhecidos de todos. No entanto, muita gente ainda tem dúvidas a respeito de quais exercícios são melhores para quem sofre com essa condição. E além disso, se há alguma atividade física proibida.
“Caminhada, hidroginástica e natação são bons exemplos de atividades indicadas para quem tem doença venosa”, explica a especialista, que explica que essas atividades são de baixo impacto.
E quanto à prática de musculação? Está liberada ou proibida para quem tem varizes?
“Antigamente era muito falado que a musculação causaria varizes. No entanto, percebeu-se que tonificar músculos das pernas também é importante, uma vez que eles funcionam como uma bomba periférica, impulsionando o sangue de volta ao coração e, portanto, bombeando a circulação”, conclui a médica.
Fonte: Dra. Vanessa Vargas Ferreira é angiologista e cirurgiã-vascular (CRM 5263119-1 RQE 13731 RQE 13732)