Entenda a problemática da nova trend do TikTok e como ela prejudica pessoas com diabetes.
Conhecidas como “tendências” as trends do TikTok são associadas às “modinhas”, ou seja, coisas que estão em alta no momento. Podem ser danças, desafios, dublagens e muitos outros.Normalmente, a maioria das trends são inofensivas e divertidas, porém, algumas causam polêmicas no mundo inteiro.
Após o aumento do compartilhamento da hashtag “Ozempic”, um remédio usado para o tratamento da diabetes tipo 2 e auxilia o controle glicêmico, pessoas que realmente precisam desse remédio estão sofrendo com a falta dele nos Estados Unidos.
Leia também: O que é diabetes, como ocorre e quais são os principais sintomas
Diabéticos estão sofrendo com a falta de medicamentos
Especialistas explicam que houve um atraso nas reposições de suprimentos, o que prejudicou a circulação de alguns medicamentos. Porém, em paralelo, algo preocupante está acontecendo: alguns médicos estão prescrevendo Ozempic para de peso de não diabéticos.
A LA Times entrevistou um mecânico de 57 anos, Shane Anthony, que é uma das vítimas da escassez do remédio. Shane possui diabetes tipo 2 e, assim como outros diabéticos que estão sem acesso à medicação, sofre com tonturas recorrentes.
“Todas essas pessoas famosas, estrelas que não precisam perder peso, estão indo e conseguindo”, contou o estadunidense. “Preciso disso para me manter saudável e não morrer”, acrescentou.
Vidas estão em risco
Sem esta medicação, pacientes com diabetes correm grandes riscos de desenvolverem doenças cardíacas e diversos outros problemas. Embora existam outras alternativas de remédio, os obstáculos do sistema de saúde dos Estados Unidos não permitem que todos tenham acesso a elas.
Paralelo a isso, pessoas estão adquirindo o remédio desnecessariamente e colocando sua própria saúde em risco. Segundo a endocrinologista Lúcia Cordeiro, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia/Regional Pernambuco (SBEM/PE), o Ozempic explica que as pessoas não devem fazer o uso de semaglutida por conta própria e deve ser usado somente com acompanhamento médico.
Se você possui interesse neste assunto, confira nossa matéria sobre pré-diabetes e como inverter este quadro.