Você está tentando engravidar, mas até agora não obteve sucesso? Pois saiba que uma das razões para a infertilidade pode ser o estresse.
Você está tentando engravidar, mas até agora não obteve sucesso? Pois saiba que uma das razões para a infertilidade pode ser o estresse. Isso é o que revelou uma pesquisa publicada no final de 2020 no
O estudo foi realizado na
O que revelou o estudo?
Realizado por meio de testes laboratoriais, os cientistas descobriram que as células nervosas localizadas perto da base do cérebro (os mais ativos em situações estressantes. E assim, suprimem o sistema reprodutivo, sobretudo nas mulheres, dificultando a gestação.
Para chegar ao resultado, os cientistas monitoraram a atividade das células RFRP por meio de t,
Futuras pesquisas pretendem estudar bloqueadores de RFRP
Com os resultados dessa pesquisa, o próximo passo agora será elaborar estudos focados na produção de drogas inibidoras da ação dos . E assim, verificar a possibilidade de evitar a infertilidade induzida pelo estresse.
Atualmente, pesquisadores de todo o mundo se debruçam na relação entre estresse e infertilidade. Anos atrás, um estudo feito por cientistas norte-americanos já apontava essa relação.
“O estudo norte-americano apontou que o estresse pode dobrar o risco de infertilidade nas mulheres. Ele foi publicado na revista Human Reproduction e realizado com mulheres com idade entre 18 e 40 anos, que não tinham problemas conhecidos de infertilidade, e haviam começado a tentar engravidar, mas que não obtiveram sucesso após 12 meses. Eles mediram os níveis de alfa-amilase, uma enzima na saliva que indica estresse”, aponta Arnaldo Cambiaghi, especialista em ginecologia e obstetrícia com certificado de atuação na área de reprodução assistida e responsável técnico do Centro de Reprodução Humana do IPGO.
Como controlar o estresse e não prejudicar a infertilidade?
De acordo com Arnaldo Cambiaghi, mulheres com altos níveis de estresse têm 29% menos probabilidade de engravidar se comparadas às demais. Desse modo, é importante buscar alternativas saudáveis e seguras para controle do estresse.
A prática de yoga, por exemplo, pode ser uma aliada. Além trazer diversos benefícios para o corpo também traz para a mente, reduzindo o estresse, a ansiedade e até mesmo a depressão.
“O conselho dos cientistas, da primeira pesquisa, e que serve para agora, enquanto não temos uma forma medicamentosa segura de conter o estresse, foi muito simples: que as mulheres conseguissem de 20 a 30 minutos no dia a dia para fazer algo simples, como caminhar ou mesmo praticar ioga ou meditação, para relaxar”, finaliza o médico.