Talvez em algum momento de sua vida você já tenha ouvido falar que os parabenos trazem malefícios à sua saúde e que, portanto, você deve evitá-los. E
Talvez em algum momento de sua vida você já tenha ouvido falar que os parabenos trazem malefícios à sua saúde e que, portanto, você deve evitá-los. E assim, deve sempre checar o rótulo de seus cosméticos antes de comprar cremes, shampoos e outros produtos.
Mas afinal, o que são os parabenos? E eles realmente fazem mal? Para explicar esse cenário, conversamos com a Dra. Kate Koetz, da clínica For All Group de São Paulo. Continue acompanhando para saber mais!
O que são parabenos?
Muito se fala sobre os parabenos, e do “mal” que eles fazem à pele. Inclusive, muitas pessoas já optam por utilizar produtos sem essas substâncias — como é o caso da atriz Suzanna Freitas, que revelou que prefere produtos de beleza veganos e sem parabenos.
Mas será que eles são realmente os vilões?
“Os parabenos são muito utilizados em cosméticos, pois formam uma família de conservantes químicos super eficazes em muitas fórmulas e também é um conservante mais barato e acessível, por isso são tão usados em cosméticos e ainda é a maioria dos conservantes utilizados nos mercados. Eles são usados principalmente para eliminar micro-organismos como fungos e bactérias”, explica a Dra. Kate Koetz.
Talvez você deva estar se perguntando: “mas se tudo que foi citado diz respeito a coisas boas, por que crucificam os parabenos?” De acordo com a médica, essa repercussão negativa foi gerada a partir de visões equivocadas de pesquisas e estudos científicos que acabaram se espalhando pela boca do povo.
“A raiz dessa repercussão foi um estudo que encontrou parabenos em tumores de mama, porém, contudo e todavia, não existem nenhuma evidência de que foram os parabenos que causaram os tumores e atualmente, também não há nenhuma evidência científica de que os parabenos causam mal à saúde. Porém, há só uma ressalva: há pessoas que são alérgicas a essa substância, portanto vá ao médico e verifique se você não é uma delas. “, explica.
Os principais tipos de parabenos são:⠀
- Butilparabeno
- Etilparabeno
- Metilparabeno
- Propilparabeno
Concentração permitida pela Anvisa
Tanto a Sociedade Americana de Câncer (ACS) quanto a Agência Internacional pelo Estudo do Câncer (IARC) da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmam que não há fundamentos suficientes para associar os parabenos a maior chance de desenvolvimento de câncer.
“Eles funcionam melhor dependendo das situações, às vezes estarão juntos para funcionarem melhor. A penetração dos parabenos na pele é mínima. A quantidade de uso é bem rígida aqui no Brasil, a Anvisa permite 0,4% de cada parabeno e no máximo 0,8% de parabeno total em um produto cosmético”, explica a médica, que acrescenta que é por isso que eles são considerados seguros para serem utilizados em cosméticos.
“Inclusive são usados em medicamentos e alimentos também, pois são super eficientes e estáveis. Porém, quem decide se vai utilizar produtos que contém essa substância é você, mas lembre-se de não demonizá-los e espalharem o terrorismo cosmético pela internet”, conclui.
Fonte: Dra. Kate Koetz, formada em Medicina pela Universidade Luterana do Brasil, pós graduada em terapia intensiva pelo Hospital Albert Einstein, dermatologia, estética e cosmetologia pela Unifesp. Atua na clínica For All Group, em São Paulo.