Confira o guia completo sobre o Minoxidil, medicamento usado para tratar a queda de cabelo, e saiba como e quando utilizar o medicamento.
A perda de cabelo atinge milhares de pessoas em todo mundo, e acaba tendo um impacto bastante significativo na aparência tanto de homens quanto de mulheres. A calvície (alopecia androgenética), por exemplo, é um distúrbio que atinge diversos brasileiros — de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, estima-se que 80% dos homens com mais de 80 anos apresentam a doença, mas ela também pode afetar mulheres, levando à perda total ou parcial dos fios.
Leia também: Entenda o que causa a queda de cabelo
Além da calvície, a ansiedade e a depressão também podem contribuir para que haja queda de cabelo. Além disso, a queda de cabelo também pode ser um efeito da contaminação por Covid-19. No entanto, nem tudo está perdido. Afinal, existem alguns medicamentos que podem ajudar na recuperação dos fios, como é o caso do Minoxidil.
Indicado para tratamento e prevenção de queda de cabelo androgênica, o remédio está disponível nas concentrações de 2% e 5%.
A farmacêutica Ingrid Marôto Karse explica o que é o Mixodil, como utilizá-lo e quais são as contraindicações. Confira a entrevista completa abaixo.
O que é e para que serve o Minoxidil?
O Minoxidil, antigamente, era utilizado de forma oral para tratamento de pessoas com hipertensão, até que foi observado que ele tinha um efeito secundário: estimular o crescimento dos fios. O medicamento possui uma substância que melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo e prolonga a fase de nascimento e crescimento dos cabelos.
O Minoxidil é o medicamento mais prescrito como solução tópica para tratamento de calvície hereditária, prevenindo a queda de cabelo e sendo capaz de engrossar a sobrancelha e preencher falhas nas barbas. Porém, essas duas últimas indicações não estão prescritas em bula, de acordo com a farmacêutica Ingrid Marôto Karse.
Como usar o Minoxidil?
Como foi citado acima, o Minoxidil pode ser utilizado tanto para o crescimento dos cabelos do couro cabeludo quanto da sobrancelha e da barba. De acordo com a farmacêutica Ingrid Karse, o uso deve ser prescrito por um médico:
“O Minoxidil é uma solução tópica que pode ser utilizada no couro cabeludo, barba e sobrancelha e o seu uso deve ser feito por prescrição médica. Ele pode ser manipulado, ou de marca, nas concentrações de 2% e 5%.”
Como fazer a aplicação do medicamento?
A aplicação do Minoxidil deve ser feita com cuidado. E é importante lembrar de lavar bem as mãos após passar o medicamento, pois caso esqueça podem surgir fios em lugares indesejados. A farmacêutica explica que o Minoxidil pode ser utilizado em três regiões, das seguintes formas:
- Couro cabeludo e barba: passar o medicamento massageando o local desejado;
- Sobrancelha: passar o produto no local com a ajuda de um cotonete.
O uso oral do Minoxidil também deve ser feito de acordo com a orientação do médico, afirma Ingrid Karse, sem ultrapassar a concentração máxima. O efeito do medicamento varia de acordo com a pessoa: algumas apresentam resultado em 2 meses e outras em até 6 meses.
Quais são as contraindicações do Minoxidil?
O Minoxidil é contraindicado para gestantes ou lactentes, crianças e pessoas quem tenham alergias a compostos do medicamento. Além disso, a farmacêutica Ingrid Karse explica que podem correr alguns efeitos colaterais:
“Os efeitos colaterais ao uso do Minoxidil que podem vir a acontecer são vermelhidão no local, irritação, coceira e ressecamento da pele, além do aparecimento de pelos em outros lugares não desejados por conta do contato do medicamento com a pele. Por isso, é importante lavar as mãos após a aplicação e não deixar o produto escorrer.”
Atenção:
Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico ou farmacêutico.