Com a alta da onda fitness, o uso de anabolizantes têm sido cada vez mais discutido. Mas você para quê servem os anabolizantes?
Se você malha, ou mesmo tem alguma leve curiosidade sobre o mundo fitness, já ouviu falar de anabolizantes. Famosos por ajudarem seus consumidores a adquirirem músculos mais rapidamente, estes compostos podem ser extremamente perigosos.
O que é anabolizante?
Os anabolizantes são, por definição, drogas sintéticas que se assemelham aos hormônios naturais produzidos pelo corpo humano. O tipo de anabolizante mais utilizado de forma indevida é o esteróide androgênico anabólico (AAS, na sigla em inglês), que simula os efeitos do hormônio masculino, a testosterona. Existem mais de 20 tipos de anabolizantes, sendo os mais vendidos no Brasil o estanozolol e a nandrolona.
Para quê servem os anabolizantes?
Os usuários do AAS geralmente o fazem ou para construir músculos ou para aumentar a força física, já que o esteróide provoca aumento da retenção de água no interior das células musculares. Este inchaço, associado à malhação, faz com que os músculos cresçam mais rápido.
Depois de entrar no organismo, os esteróides são absorvidos pelas células musculares e hepáticas – e provocam alterações bioquímicas. Nos músculos, além de reter líquidos, os anabolizantes aceleram a atividade metabólica.
Essas drogas aceleram o anabolismo, que é a fase pós-exercício, em que o corpo repõe a energia e reconstrói as células degeneradas. É possível ganhar muito mais massa muscular do que alguém ganharia sem as bombas. No entanto, isto é muito prejudicial para o organismo humano.
Riscos dos anabolizantes
Um dos órgãos mais prejudicados com o uso de anabolizantes é o fígado, responsável por processar todas as substâncias que entram no nosso corpo, já que há uma sobrecarga de trabalho nele com os esteróides.
Com essa sobrecarga, mais colesterol ruim é produzido, o qual, por sua vez, pode se acumular nas paredes das artérias do coração e também prejudicar as funções cerebrais. Também é possível que o coração aumente de tamanho, gerando diversos problemas cardíacos.
Além disso, há também as consequências psicológicas dos anabolizantes, que geram vício em seus usuários. Alguns dos efeitos psicológicos conhecidos são irritabilidade, depressão, síndrome do pânico, mudança rápida e constante de humor e problemas de memória.
Há ainda outras consequências bastantes negativas para seus usuários, listadas a seguir:
Para mulheres:
- Aumento do clitóris
- Engrossamento da voz
- Surgimento de pelos em locais incomuns
- Interrupção do ciclo menstrual
Para homens:
- Queda de libido
- Impotência sexual
- Ginecomastia (aumento dos seios)
- Agressividade exagerada