Muito além da salada, uma dieta vegetariana possui benefícios para a sua saúde física e mental. Confira aqui alguns desses benefícios!
Muitas pessoas pensam que a dieta vegetariana se baseia apenas em tirar a carne do cardápio. Porém, muito além disso, o vegetarianismo pode te apresentar a outros sabores e benefícios para a sua saúde. Descobrir novos sabores e texturas nos alimentos pode fazer com que você crie uma relação muito mais saudável com a alimentação!
Além de fazer uma grande diferença para a construção de um meio ambiente mais seguro e preservado, uma dieta vegetariana te dá infinitas possibilidades de cardápios variados. Um dos passos mais importantes para o autocuidado, é a alimentação, pois afeta diretamente na saúde e funcionamento do corpo! Confira alguns benefícios de uma dieta vegetariana para a sua saúde.
Leia também: Receita de lámen vegetariano, prático e delicioso
Uma dieta vegetariana reduz o risco de problemas cardíacos
Normalmente, pessoas que se alimentam de carne, consomem uma quantidade maior de gordura saturada. E um dos grandes problemas da gordura saturada é o aumento considerável da pressão sanguínea e do colesterol. Em uma dieta vegetariana, por serem consumidos alimentos como cereais integrais e vegetais, que fazem bem para o coração, existe uma redução de 75% do risco de pressão alta.
Ajuda a combater a artrite
A artrite, muitas vezes, é uma inflamação nas articulações diretamente ligada ao consumo de alimentos de origem animal. Leites e seus derivados e carnes alteradas por hormônios são alguns deles. As pessoas que possuem uma dieta vegetariana, na maioria das vezes, acabam incluindo mais do que chamamos de bactérias boas, que ajudam a eliminar essas bactérias ruins do organismo. Dessa forma, as chances de problemas inflamatórios são diminuídas.
Confira: 25 coisas que você precisa saber sobre a artrite
A dieta vegetariana pode melhorar o condicionamento físico
A preferência por alimentos naturais e de origem orgânica pode fazer com que o condicionamento físico melhore. Uma alimentação vegetal pode gerar até maiores níveis de resistência, pois possui menos gorduras saturadas, que são maléficas também para o funcionamento das artérias.
Diminui os níveis de colesterol e açúcar no sangue
O aumento do nível de colesterol está diretamente ligado à ingestão de carnes, ovos e leite. Segundo a Associação Médica Americana, a alimentação vegetariana é perfeitamente capaz de reduzir as taxas de colesterol ruim no sangue. Além disso, esse estudo indica a redução de 29% do colesterol em pessoas vegetarianas.
Pode controlar a diabetes
Segundo o Comitê dos Médicos pela Medicina Responsável (EUA), diminuir o consumo de produtos de origem animal pode reverter a diabetes. Isso porque uma dieta vegetariana aumenta a ação das células beta do pâncreas, que são responsáveis diretas pela produção de insulina.
Desse modo, por conta do acréscimo de grãos integrais e fibras, os alimentos são quebrados de forma mais lenta no organismo, o que ajuda a manter os níveis de açúcar baixos.
Conheça os tipos de vegetarianismo
Tipos de vegetarianismo
Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, há vários tipos de vegetarianismo:
- Ovolactovegetarianismo – permite o consumo de ovos, leite e laticínios na sua alimentação;
- Lactovegetarianismo – adeptos dessa dieta consomem leite e laticínios;
- Ovovegetarianismo – permite o consumo de ovos;
- Vegetarianismo estrito – as pessoas que seguem o vegetarianismo estrito não consomem qualquer tipo de produto de origem animal em sua alimentação (tais como carne, ovos, laticínios e mel, por exemplo).
- Veganismo – é um estilo de vida que procura excluir toda e qualquer forma de exploração e crueldade contra animais, seja na alimentação, no vestuário, nos cosméticos e em outras formas de consumo.
Com maior consumo de vegetais, frutas e legumes, você estará aumentando drasticamente os níveis de nutrientes da sua alimentação. Porém, o ideal é que seja controlado o que for colocado no prato, para que possua um nível equilibrado de nutrientes.
Para fazer a transição para uma dieta vegetariana, primeiramente, procure um médico nutricionista para te auxiliar e esteja sempre com os exames em dia!