Você conhece o ácido kójico? Ele é um dos produtos mais utilizados para o tratamento de melasmas e combate ao envelhecimento precoce da pele.
Você já ouviu falar do ácido kójico? Ele está presente em diversos produtos cosméticos e pode fazer maravilhas para a pele. Por ser um agente despigmentante natural usado para procedimentos de clareamento, o ácido kójico auxilia na diminuição de manchas escuras da pele e ainda ajuda a combater as acnes.
O que é ácido kójico e quais os benefícios
Produzido biologicamente por vários fungos e bactérias durante a fermentação aeróbia, utilizando carboidratos como fonte de energia, o ácido kójico é um despigmentante natural milenar. Ele teve origem no Japão e era utilizado antigamente pelas gueixas para garantir uma pele sempre clara, limpa, uniforme e sedosa.
O ácido kójico é um dos ácidos mais utilizados para o tratamento de melasmas. Isso porque ele ajuda a diminuir as manchas na pele e combate o envelhecimento precoce. Além disso, o ácido kójico também bloqueia a ação de um aminoácido chamado tirosina que está ligado à melanina e às manchas na pele.
O ácido também pode ajudar em outros tratamentos estéticos como o peeling, por exemplo. Além da ação clareadora, outros benefícios do ácido kójico são:
- melhora da aparência das cicatrizes;
- rejuvenescimento facial;
- auxílio no tratamento de micose e pé de atleta;
- remoção de cravos e espinhas.
Os produtos com ácido kójico em sua composição podem ser encontrados em forma de creme, loção, emulsão, gel ou sérum. Geralmente a concentração do ácido nos cosméticos varia de 1% a 3%. No entanto, por ser um ácido, a maioria das marcas produz produtos com até 2%, para evitar a irritação na pele.
Como é feito o tratamento com ácido kójico
Por se tratar de um ácido, a substância não deve ser utilizada por muito tempo na pele pois pode causar irritação. Sendo assim, o tratamento é feito por cerca de 10 a 12 semanas e caso não haja melhora significativa, o médico deverá receitar outra fórmula para o tratamento.
Para peles oleosas, o mais indicado é utilizar produtos em forma de sérum ou loção e para peles mais maduras e secas, os cremes são os mais indicados.
Geralmente é recomendado que o produto seja aplicado diariamente de manhã e de noite. Os dermatologistas recomendam também o uso de um protetor solar para proteger a pele dos efeitos nocivos do sol.
Produtos com mais de 1% de concentração do ácido só devem ser utilizados por um médico dermatologista. Concentrações superiores a essa podem causar irritações que podem se manifestar como coceira, vermelhidão, erupção cutânea, queimadura na pele e deixar a pele sensível.
Contraindicações
Apesar do ácido não ter contraindicações, é sempre importante consultar um dermatologista antes de optar por qualquer tratamento estético. Também é essencial que as pessoas que optarem por esse procedimento protejam a pele muito bem dos raios solares.