Aprenda como tirar a cutícula sozinha sem deixar de lado os cuidados com a saúde.
Fazer a unha sozinha não é uma tarefa simples, mas com um pouco de prática e conhecimento fica mais fácil. Para muitas pessoas o principal desafio é saber como tirar cutícula sozinha sem se ferir. Afinal, para tirar a pele fina sem machucar o dedo é preciso ter uma certa habilidade e atenção. Para ajudá-la nesta tarefa, nós separamos algumas dicas preciosas e preparamos um passo a passo completo.
Dicas para não errar ao fazer as unhas
Antes de conferir o passo a passo de como tirar cutícula sozinha é importante que você separe todos os itens que irá precisar. Ter uma espátula de unha, um alicate bem afiado e um creme hidratante para as mãos será fundamental.
Sendo iniciante ou não, após ler as dicas abaixo você verá que é possível tirar a cutícula em casa sem muita complicação.
1. Use hidratante ou amolecedor de cutículas
Hidratar as mãos é a primeira dica que nós temos para você. Como você já deve saber, a hidratação sempre é uma ótima pedida para o nosso corpo, portanto, com as unhas não seria diferente. Ao hidratar a mãos, e isso inclui as unhas, ficará mais fácil remover as cutículas.
Para facilitar o processo de retirada da cutícula, você pode utilizar de algumas opções de hidratação, como: creme ou amolecedor de cutículas.
2. Separe um alicate bem afiado
Outra dica preciosa na hora de fazer a unha é ter em mãos um alicate devidamente afiado. Isso porque, após empurrar as cutículas com uma estátula, você deverá usar o alicate para remover a pele. Nessa hora, um alicate não afiado pode te obrigar a colocar uma força excessiva na ação e consequentemente resultar em uma ferida.
3. Use movimentos suaves para tirar a cutícula
Você deve segurar o alicate de maneira firme, é verdade, todavia é preciso que os movimentos não sejam fortes e/ou pesados. A cutícula é extremamente fina e delicada, portanto, uma pressão maior ou gesto bruto pode causar lesões.
4. Não tire a cutícula antes do tempo
Muitas vezes as pessoas se machucam na hora de fazer a unha porque a cutícula ainda estava muito pequena. Sendo assim, o ideal é que você observe o tamanho das cutículas antes de pensar em tirá-las. O recomendado é evitar retirar a cutícula toda semana, dessa forma você minimiza as chances de se machucar.
5. Faça a esterilização de materiais
Esterilize os materias mesmo que sejam materiais novos, ou que somente você utilize. Este cuidado é necessário para que você reduza o risco de infecções. Sendo assim, essa é uma dica valiosa para sua saúde!
Para fazer a esterilização de materiais não há mistérios. Basta ferver, por cerca de 20 minutos, os itens que serão utilizados na hora de fazer as unhas.
Passo a Passo de como tirar a cutícula sozinha corretamente
Para muitas pessoas a retirada da cutícula ainda é uma aventura. Por isso, mesmo seguindo as dicas acima é possível que ocorram muitas dúvidas do que fazer. Contudo, abaixo segue um passo a passo de como tirar a cutícula corretamente e sozinha.
1. Esterilize o material: como já vimos anteriormente, esta etapa é fundamental para manutenção da sua saúde. Você pode ferver o material, ou lavar muito bem com água morna/quente, sabão e finalizando passando um algodão com álcool.
2. Amacie a cutícula: antes de tirar de fato a cutícula é preciso deixá-la mais macia. Para isso, você deve aplicar algum produto hidratante como creme ou amaciador de cutícula. Depois espere o produtor agir (siga as instruções no rótulo) e borrife um pouquinho de água.
3. Empurre a cutícula com delicadeza: depois que ela estiver bem macia, utilize uma espátula ou palito de unha para empurrar cuidadosamente a cutícula.
4. Faça movimentos leves: depois de empurrar a cutícula, use o seu alicate de unha para tirar a cutícula. Comece a retirar do canto para o meio.
5. Revise as unhas: Terminado o processo de remoção, dê uma última olhada na unha. Como o processo de tirar a cutícula é questão de prática, pode ser que no começo você deixe de retirar algum pedaço.
Nós recomendamos fazer todo o processo em uma mão e só depois passar para outra. Dessa forma você não corre o risco de esquecer nenhuma cutícula para trás.
Tirar a cutícula faz mal?
A retirada da cutícula se tornou um procedimento padrão na hora de fazer as unhas. Seja na manicure ou realizando o processo por conta própria, muitas pessoas fazem essa ação por motivos diferentes. Porém, é preciso destacar alguns pontos sobre este ato.
Em primeiro lugar, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a cutícula é uma estrutura que emoldura toda nossa unha. Sendo assim, elas funcionam como uma proteção da unha e impedem a entrada de bactérias e umidade. Logo, os especialista afirmam que tirar a cutícula pode causar danos na matriz das unhas, deixá-las irregulares e gerar até outros tipos de preocupações, como infecções.
Mas isso não quer dizer que ao tirar a cutícula você terá necessariamente problemas de saúde. Isso quer dizer que é bom ficar atenta para qualquer alteração. Afinal, você estará mais vulnerável a alguns problemas.