A campanha Novembro Azul foi criada para conscientizar sobre o câncer de próstata. Saiba quais são as causas e como se prevenir!
Iniciada pelo Instituto Lado a Lado pela vida, a campanha ‘Novembro Azul’ começou em 2011. Seu objetivo é alertar e conscientizar sobre a importância de diagnosticar precocemente o câncer de próstata. Assim, a campanha se torna importante ferramenta de combate contra o segundo câncer que mais afeta homens brasileiros. Mas, como prevenir o câncer de próstata? Muitas pessoas ainda não sabem responder.
Por isso, durante todo o mês de novembro, o Ministério da Saúde em conjunto com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), divulgarão e fomentarão ações por todo território nacional. Além de cuidados básicos, haverá também teste e exames.
O que é o câncer de próstata
Os últimos dados compartilhados pelo INCA, são referentes aos anos de 2018 e 2019. Lá, informam que no Brasil, foram diagnosticados 68.220 casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ ano em decorrência da doença. Ou seja, significa dizer que 42 homens morreram por dia por conta do câncer. Ademais, por volta de 3 milhões convivem com ela. Mas o que é o câncer de próstata?
Primeiro, é preciso dizer que a próstata é uma glândula pequena que só os homens possuem. Portanto, estão localizadas abaixo da bexiga. Sua responsabilidade está na reprodução de parte do sêmen, o líquido que contém os espermatozoides. Dito isso, o câncer de próstata nada mais é do que uma consequência negativa da testosterona, hormônio que estimula o crescimento das células prostáticas.
Com o avanço da idade, os mecanismos celulares que evitam as anormalidades nas divisões das células e destroem as células defeituosas ficam enfraquecidos, permitindo que as células se dividam com defeitos sem parar, com o estímulo em parte de hormônios masculinos como a testosterona. Assim, dois em cada três casos de câncer de próstata são detectados em homens com mais de 65 anos.
As células “com defeito” formam os tumores que, na grande maioria dos casos de câncer de próstata, crescem tão devagar que não chegam a atingir um tamanho que cause problemas à saúde. Porém, alguns podem crescer com rapidez, se espalhar para outros órgãos e levar ao óbito.
Portanto, os homens que possuem fatores de risco, como obesidade e casos de câncer de próstata antes dos 60 anos na família, precisam ficar especialmente atentos aos sintomas. Aqui, vale ressaltar também os homens pretos, que possuem maior tendência de desenvolver, mesmo a ciência ainda não tendo comprovado as razões para isso.
Sintomas do câncer de próstata
A verdade é que na fase inicial é pouco provável que apareça algum sintoma. Segundo estudo do Ministério da Saúde, em 95% dos casos que sintomas são aparentes, o tumor já está em desenvolvimento. Porém, é preciso sempre ressaltar que quanto mais cedo identificarmos, mais eficaz será o tratamento e as chances de recuperar uma vida saudável.
Sendo assim, os principais sintomas de câncer de próstata são:
- Micção mais frequente que o normal;
- Dificuldades de micção (para começar ou para interromper o fluxo de urina);
- Diminuição do jato de urina;
- Dor ao urinar;
- Presença de sangue na urina ou no sêmen.
Existem, porém, outras doenças que podem causar os mesmos sintomas ou semelhantes. Por isso, a consulta médica é fundamental para um diagnóstico correto. Não só neste mês de Novembro Azul, mas quando for recomendado pelo seu médico.
O Ministério da Saúde, assim como a Organização Mundial da Saúde (OMS), não recomenda a prática de exames frequentes em homens que não apresentem sintomas ou não possuam fatores de risco.
Assim, converse com seu médico e pergunte o que é indicado para o seu caso. Se for recomendado para você, siga a orientação e não deixe de fazer os exames de rotina. Afinal, um diagnóstico precoce pode fazer muita diferença nos casos graves.
No entanto, para todos os homens, possuidores de fatores de risco ou não, a melhor forma de prevenção é cuidar da saúde e estar atento ao seu corpo para identificar rapidamente os sintomas. Para isso, você precisa de alguns cuidados.
O que você pode fazer para prevenir o câncer de próstata
1. Manter uma alimentação saudável
Uma dieta balanceada rica em alimentos não ultraprocessados, como frutas, legumes, verduras e grãos integrais, ajuda a reduzir o risco não só de câncer, mas também de várias outras doenças. Descasque mais e desembale menos!
2. Praticar atividade física regularmente
Apenas 30 minutos diários de atividade física já contribuem para ter mais saúde. Então, mesmo que não possa se dedicar tanto quanto o pessoal da “vida fitness”, não deixe de fazer o que pode.
3. Parar de fumar
Hoje em dia todos sabemos o quanto fumar é prejudicial à saúde, mas nem sempre é fácil parar. Se estiver precisando de ajuda, descubra como abandonar o cigarro.
4. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
O consumo excessivo de álcool também contribui para uma saúde mais frágil e uma maior propensão a doenças, incluindo o câncer de próstata. Por isso, evite.
Fique de olho e contribua com a campanha Novembro Azul alertando os amigos. Você pode salvar vidas!
Texto originalmente escrito por Iana Faini e atualizado por Walter Farias.