O ginseng é uma raiz medicinal é utilizada em diversos tratamentos. Conheça agora seus benefícios e como utilizá-la!
Fortalecimento do sistema imunológico, redução da fadiga e até mesmo controle da ansiedade são alguns dos benefícios associados ao uso do ginseng. Talvez você já tenha ouvido falar neste famoso componente da medicina natural, mas ainda não saiba para que serve o ginseng. Ou tampouco conheça todos os seus benefícios para a saúde.
Há muita variedade, como o ginseng coreano, o americano e o brasileiro. Por isso, conheça melhor cada um deles e confira agora algumas dicas de como introduzi-los em sua rotina alimentar.
O que é o ginseng e onde encontrá-lo?
Quando falamos em ginseng (também conhecido como jinsén) não nos referimos a apenas uma planta, mas a todas aquelas do gênero Panax que são usadas como erva medicinal.
É preciso estar atento a escolha de suas ervas. E isso porque cada uma delas possui propriedades diferentes, como o ginseng da sibéria (Eleutherococcus senticosus). Esta variedade, por exemplo, é muito utilizada para combater a hipertensão. Os “ginsengs verdadeiros” são aqueles que possuem maior concentração de ginsenosídeos em suas composições.
Leia também: 7 superalimentos que você pode ter em casa
Grande parte dos estudos considera o ginseng coreano ou chinês como um dos mais eficazes. Assim, ele costuma ser um dos mais procurados e usados. No entanto, o ginseng brasileiro (Pfaffia glomerata) também fornece benefícios surpreendentes à saúde. Ele é conhecido como “paratudo”, pois age no tratamento de diabetes, hemorroidas e até mesmo na cicatrização.
De acordo com pesquisadores da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília, a espécie brasileira é encontrada na beirada do Rio Paraná, entre os estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Quais são os benefícios do ginseng?
As propriedades terapêuticas dessa planta são inúmeras. No entanto, algumas se destacam.São elas:
Como usar e recomendações médicas
O consumo dessa raiz medicinal não é aconselhável para gestantes. Além disso, lactantes e crianças com menos de 12 anos também devem evitar. Além disso, é importante que se respeite a dose máxima de consumo, que é de 8 g ao dia.
O ginseng costuma ser encontrado em forma de cápsulas, ervas, chás e pó. Dessa forma, você pode consumi-lo do modo que preferir. Confira algumas sugestões!
Aproveite para descobrir também como a milenar medicina chinesa pode beneficiar a sua saúde.
1. Vitamina de banana com ginseng
Essa vitamina é uma boa pedida para um pré-treino. Para prepará-la, pegue 200 ml de leite desnatado, 1 banana média, cubos de gelo e 1 colher (sopa) de ginseng. Bata no liquidificador e consuma logo em seguida.
2. Smoothie detox com ginseng
Para dar uma desintoxicada no organismo, prepare o seu smoothie com 1 banana, 150 gramas de espinafre, 1 colher (chá) de mel, 150 ml de leite vegetal, 1 kiwi picado e congelado, 1 colher (sopa) de ginseng, 1/2 maçã e hortelã a gosto. Bata no liquidificador e consuma logo em seguida. E para conferir outras receitas de smoothies, clique aqui.
3. Muesli de frutas com ginseng
Para um café da manhã caprichado, experimente um muesli de frutas com 1 colher de ginseng.
4. Sopa de ervilha com ginseng
Na culinária oriental, o ginseng também costuma ser adicionado às sopas. E assim, confere ainda mais propriedades nutricionais ao prato. Então que tal adicionar uma colher de ginseng a sua próxima sopa? Se quiser conferir o modo de preparo de uma sopa de ervilha com croutôns, clique aqui.
5. Ginseng em forma de suplemento
Como já comentamos, o ginseng também pode ser encontrado em cápsulas. Neste caso, é importante que você leia o rótulo do produto escolhido, para que assim tenha as orientações de consumo. No geral, costumam-se recomendar de 1 a 3 cápsulas diárias.
6. Chá de ginseng
Se você é do time dos que adoram chás, experimente consumir o ginseng dessa forma. Coloque 1 colher (sopa) das cascas em 200 ml de água. Em seguida, deixe ferver. Desligue o fogo e espere por 10 minutos.
7. Ginseng na água
Prefere tomar o seu ginseng de forma mais rápida e prática? Não tem problema. Uma boa ideia é misturá-lo à água. E, se possível, tomar logo pela manhã.
E aí, curtiu essa matéria? Então siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!