A assertividade é a habilidade de saber exprimir necessidades pessoais sem fazer ameaças ou recorrer a agressões. Saiba mais!
Os pais ensinam seus filhos a se “levantarem sozinhos”, mas muita gente perde essa habilidade na vida adulta. No entanto, saber exprimir necessidades pessoais sem fazer ameaças pode significar a diferença entre satisfação e frustração. Essa habilidade essencial para a vida em sociedade é chamada pelos especialistas de assertividade.
O que é assertividade?
Em uma sociedade civilizada, todos temos direito às nossas próprias opiniões e, desde que não haja prejuízo para outras pessoas, de decidir como queremos viver. Temos o direito de nos expressar, de dizer não e de confessar que não compreendemos.
Uma pessoa assertiva é aquela que tenta alcançar seus desejos legítimos e razoáveis sem recorrer à agressão. As palavras-chave são “legítimo” e “razoável”. O que você deseja tem de ser legítimo. Se você não tiver o direito de querer algo, o comportamento não é assertivo, mas agressivo. Mesmo que seja seu direito legítimo, se não for razoável, também há agressividade. As crianças são instruídas a se levantarem sozinhas. Desde que não haja agressão verbal nem física, ou, em especial, à custa dos direitos dos outros.
Isso significa que a vida cotidiana é uma questão de compromisso ou acordo. A capacidade de negociar os compromissos sem se tornar um capacho é a essência da assertividade. É claro que às vezes – como em qualquer negociação – você não conseguirá tudo o que deseja.
Princípios da assertividade
- Aceite o seu direito de ter o que é legítimo e razoável. Reconheça que algumas pessoas não gostam que os outros sejam assertivos.
- Pratique a assertividade na primeira ocasião de comportamento indesejável de outra pessoa.
-
Em qualquer situação interpessoal difícil, deixe bem clara a sua intenção. Determine o que pode alcançar de imediato e ao que se dedicará mais tarde.
-
Coloque-se no lugar do outro. O que ele deseja? Você pode ajudá-lo a conseguir? Por que ele tem um comportamento difícil?
-
Pense com cuidado sobre o que vai dizer. Sempre pergunte a si mesmo: “Isso vai melhorar a situação – vai ajudar a mim e a nós dois a alcançar o que desejamos?”
- Em situações muito difíceis, ensaie mentalmente as palavras que dirá. Talvez seja bom se aconselhar com um amigo.
-
Faça um elogio no início de quase todas as situações. Tente criar uma atmosfera favorável; você quer que a pessoa ouça.
-
Mantenha a voz e a expressão neutras e fale baixo.
-
Ouça! As pessoas interpretam a sua atenção como um sinal de respeito.
-
Diga claramente o que deseja que o outro faça. Seja direto, não rude. Se você não for diretamente ao ponto, as pessoas ficam preocupa-das e esperam o pior.
-
Confirme os fatos. Pergunte diretamente se algo aconteceu ou não. Não confie em boatos.
-
Nunca transforme a crítica ao trabalho ou ao comportamento de alguém em uma crítica ou ofensa pessoal.
-
Quando as pessoas estiverem irritadas e dizendo palavras ofensivas, procure manter a calma. Esteja consciente da sua raiva e controle-a.
- Seja persistente. Algumas pessoas se tornam mais agressivas ou manipuladoras quando se deparam com pessoas assertivas. Não ceda a ameaças ou tentativas de fazê-lo sentir-se culpado – isso comprova que o comportamento agressivo delas funciona.
-
Peça a ajuda da pessoa. Explique como a reivindicação ou o comportamento dela afetam você e os outros.
-
Às vezes, ser assertivo é sinônimo de chegar a um acordo. Isso pode significar a troca de uma posição extrema por um meio-termo.
- Responda positivamente ao comportamento assertivo dos outros. Demonstre isso dizendo “obrigado por sua franqueza” ou “estou feliz por você ter me dito isso”.
Treine a assertividade
Se a sua atitude diante de uma situação de conflito for passiva ou agressiva, muitas vezes você não chegará ao resultado desejado. O treinamento da assertividade visa a ensinar técnicas específicas, que incluem compreender seus desejos e necessidades, e demonstrá-los claramente por meio de linguagem corporal e palavras.
Diariamente enfrentamos situações tanto irritantes como frustrantes. Em vez de reprimir os sentimentos ou explodir em um acesso de fúria, experimente a atitude assertiva e faça ouvir sua voz com calma.
Não fique parado: Se alguém furar a fila do supermercado, mostre que há outras pessoas que também estão esperando.
Reflita: No restaurante, você vê no prato um cabelo que não é seu. Não mande chamar o chef nem ameace processar o restaurante por falta de higiene. Simplesmente mostre ao garçom e peça outro prato.
Maus momentos: Um colega de trabalho vem conversar e não percebe que você tem um prazo a cumprir e que ele está atrapalhando. A resposta assertiva consiste em perguntar, com delicadeza, se vocês podem conversar depois – na hora do almoço –, pois você precisa terminar o trabalho.
Pane mecânica: Seu carro quebra de novo, logo depois de ter sido consertado. Não perca a calma com a oficina: telefone e diga que está devolvendo o carro e que espera que o conserto fique pronto o mais rápido possível.
Resista à pressão: No trabalho, alguém pede sua ajuda, mas você precisa terminar um projeto urgente. Explique que está muito ocupado no momento, mas que pode ajudar depois de concluir seu próprio trabalho.
Não seja enganado: Você encontra um defeito em uma roupa que acabou de comprar. Resista à tentação de pensar que isso não importa e que você mesmo pode consertar. Volte à loja e solicite a troca da peça ou a devolução do dinheiro.