Conheça 7 alimentos termogênicos que aceleram o metabolismo e ajudam na perda de peso. E o melhor: você certamente tem em casa!
Você já ouviu falar em alimentos termogênicos? Eles são conhecidos por aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo. Assim, facilitam a queima de gordura, pois fazem com que o corpo gaste mais energia.
Quando aliados a uma alimentação equilibrada e a prática de exercício regular, esses alimentos têm as suas propriedades potencializadas. Há desde alimentos que podem ser consumidos em refeições ou sucos a até mesmo cápsulas termogênicas que podem auxiliar no emagrecimento.
Leia também: 23 plantas e ervas medicinais que podem melhorar a sua vida
Veja aqui a lista de alguns alimentos termogênicos naturais:
Canela
A canela é um alimento versátil e que possui diversos benefícios, ela pode ser consumida em chás, mingaus e até em um copo com água ou café. Além de auxiliar no emagrecimento, possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam na obesidade e em inflamações crônicas.
Café
A cafeína presente no café aumenta os níveis de adrenalina no sangue, que diluem as células de gordura. Para aumentar os efeitos termogênicos, o café pode ser incrementado com canela e óleo de coco.
Guaraná em pó
Além de favorecer a perda de peso, o guaraná em pó ainda melhora o humor, a concentração e o rendimento em um exercício físico. Pode ser consumido com água ou outras bebidas, com a finalidade de melhorar o seu sabor, como sucos naturais, açaí, batidos em smoothies ou vitaminas de frutas.
Gengibre
O gengibre possui características anti-inflamatórias e antioxidantes, auxiliando na prevenção de câncer de cólon e úlceras no estômago. Para obter seus benefícios, basta um pequeno pedaço ou apenas raspas em sopas, chás, sucos, iogurtes ou saladas.
Chá de hibisco
O chá de hibisco controla os níveis de colesterol, possui efeito diurético, combate o envelhecimento, dentre outros benefícios. O recomendado é tomar duas xícaras meia hora antes de cada refeição principal, por até 12 semanas.
Chá verde
A bebida é rica em aminoácidos, vitaminas B, E e C, cálcio, magnésio, potássio e ferro. Além disso, não possui calorias e pode ser refrescante, se for consumida gelada. Não faltam motivos para um chazinho todos os dias, não é?
Pimenta
Leia também: 10 temperos que fazem bem à saúde e você tem em casa
Todos os tipos de pimenta possuem altos níveis de capsaicina, um antioxidante e anti-inflamatório poderoso que ajuda no combate às dores e a melhorar a digestão. Para utilizar suas propriedades e auxiliar no emagrecimento, ela pode ser usada como tempero em todas as refeições, em pó, fresca ou em forma de molhos. Adicione uma pitada em sucos, vitaminas e na água para potencializar a perda de peso.
Benefícios dos alimentos termogênicos
Além de ajudarem na perda de peso, existem outros benefícios desses alimentos para o organismo. Alguns deles são:
- Eliminar gases;
- Ajudar no tratamento de gripes e resfriados;
- Prevenir câncer de cólon e de ovário;
- Estimular a digestão;
- Melhorar a circulação.
Contraindicações e efeitos colaterais
Os alimentos termogênicos podem causar alguns efeitos colaterais como insônia, tontura, dor de cabeça e problemas gastrointestinais. Algumas contraindicações são:
- Hipertireoidismo, pois essa doença normalmente já aumenta o metabolismo;
- Doenças cardíacas, pois aumentam a frequência cardíaca;
- Insônia e ansiedade, pois aumentam o estado de alerta do organismo, dificultando o relaxamento;
- Crianças, mulheres grávidas ou que amamentam;
- Pressão alta, pois aumentam a pressão sanguínea;
- Enxaqueca, pois podem aumentar as dores.