O dia do Alzheimer, busca conscientizar a população sobre os sinais da doença, sintomas de demência, tratamentos e prevenções. Saiba mais:
No dia 21 de setembro, é celebrado o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, Dia do Alzheimer. A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre os sinais da doença. Portanto, a cada ano, o foco da campanha está em um sinal. Neste ano, o alerta é para a demência.
Acredita-se que cerca de 1,2 milhão de brasileiros possuem algum tipo de demência. E por ano, 100 mil novos casos são registrados. Números altos? Talvez, mas quando olhamos para o mundo. O número alcança a marca de 50milhões de pessoas, informa a Alzheimer’s Disease Internacional.
O que é Alzheimer?
Trata-se de uma doença neurodegenerativa. A sua cura ainda não foi encontrada, logo, além de degenerativa, também é uma doença progressiva. Ou seja, ela não deixa de progredir e agravar o quadro do paciente.
O Alzheimer atinge, na maioria dos casos, pessoas que passaram dos 65 anos de idade. Além disso, suas consequências são a dificuldade de linguagem, percepção do mundo e a perda de memória. Ademais, a doença também é responsável por gerar alterações repentinas no comportamento, humor e personalidade.
Como identificar?
É importante dizer que, apenas um diagnóstico médico pode acertar. Todavia, caso você identifique algum(s) dos sinais abaixo. Não demore para procurar, ou sugerir, um neurologista:
- Frequentes mini perdas de memória capazes de afetar na execução de atividades;
- Dificuldade na execução de tarefas cotidianas;
- Dificuldade de expressar os pensamentos;
- Pequenas perdas de compreensão de tempo e/ou espaço;
- Dificuldade em raciocínios cotidianos;
- Frequente alteração repentina de humor e/ou comportamento
O diagnóstico é importante, porque mesmo não havendo cura. Já existem procedimentos que conseguem retardar o processo da doença. Sendo assim, é possível se aumentar a expectativa de saúde do paciente.
Vale lembrar que, quanto mais cedo acontecer o diagnóstico, mais produtivo será o tratamento.
Como prevenir
Bom, até o momento (setembro de 22), sabe-se que alguns cuidados diários podem fazer bem para saúde mental. E consequentemente ajudam na prevenção. São:
- Traçar pequenas metas e objetivos na vida;
- Prática diária de atividade física;
- Estar em dia com a saúde cardiovascular e ter o controle da diabetes, hipertensão etc.
- Trabalho diário de concentração;
- Dormir bem
Mas a dica mais valiosa é o cuidado com as atividades mentais, isto é, manter vivo o hábito do estudo. Adquirir e amadurecer conhecimentos é fundamental para saúde da cabeça. Exemplos: Aprender um idioma, ler um livro, realizar um curso de seu interesse…