Kimchi é um prato típico da culinária coreana, que pode ser servido como acompanhamento. A conserva tem a acelga como ingrediente principal
Paula Vieira | 28 de Maio de 2021 às 18:00
Já ouviu falar no kimchi? Esse acompanhamento que tem feito sucesso se trata de uma conserva coreana feita com acelga, gengibre e pimenta. Ele é muito saboroso e oferece diversos benefícios para a saúde. Presente nos restaurantes e casas da Península Coreana há mais de 14 séculos, o kimchi de destaca pelo sabor picante e vai surpreender no jantar.
O nome “kimchi” é indígena e se refere aos vegetais fermentados que fazem parte do preparo da conserva. O efeito de fermentação na acelga, em uma salmoura, torna o prato cheio de benefícios, veja alguns abaixo.
Apesar dos diversos benefícios, nutrientes, vitaminas, fibras, cálcio e proteínas presentes no kimchi, principalmente com origem na acelga, é fundamental que o consumo do prato seja moderado.
Passo 1: Lave as folhas da acelga e salpique sal sobre elas. Em seguida, mergulhe as folhas em uma mistura preparada com água e sal e coloque uma panela maior cheia de água em cima das folha.
Passo 2: Deixe a acelga em repouso na salmoura por ao menos 5 horas. Depois, enxágue bem as folhas, que devem estar murchas, e coloque-as para secar.
Passo 3: No liquidificador, bata o gengibre, as pimentas, o vinagre (100 ml para uma acelga), a cebolinha, a cebola e o shoyu até virar um molho.
Passo 4: Em um pote hermético, coloque as folhas de acelga e o molho. Depois feche bem o pote e deixe em um local escuro de um dia para o outro. Em seguida, basta guardar a conserva na geladeira.
Um bom jeito de comer o kimchi é como acompanhamento de pães, arroz, carnes, peixes e frutos do mar. Vale lembrar que a conserva dura por várias semanas.