É importante saber escolher dentre os muitos tipos de batata existentes para cada tipo de preparo. Saiba mais no nosso guia completo!
Douglas Ferreira | 12 de Julho de 2021 às 15:00
A batata é um tubérculo, ou caule grosso, e é por meio deste que a planta se reproduz. A batata é, por si só, um alimento extremamente saudável e equilibrado. É uma fonte valiosa de carboidratos, proteína, vitamina C e minerais. No entanto, é importante saber escolher a variedade adequada ao método de preparo pretendido dentre os muitos tipos de batata existentes. Saiba mais no nosso guia completo abaixo!
Uma batata média cozida (cerca de 150 g), com ou sem casca, tem apenas 105 calorias. Cem gramas de batata fornecem 15 gramas de carboidratos na forma de amido, quase metade da necessidade diária de vitamina C e praticamente nenhuma gordura.
Embora o teor de proteína da batata seja baixo em relação a seu peso, essa proteína apresenta qualidade elevada, contendo aminoácidos essenciais que o corpo não é capaz de produzir sozinho. Acima de tudo, a batata contém vitaminas do grupo B, além de minerais como potássio, fósforo e magnésio. Também fornece pequenas quantidades dos oligoelementos cobre e flúor.
A fama da batata como um alimento que engorda é injusta, baseada mais nas gorduras em que geralmente é preparada do que no alimento em si. Cozinhada sem óleo, ela é uma fonte de calorias muito mais saudável que os açúcares e as gorduras dos quais várias dietas modernas são saturadas.
Os tipos de batatas disponíveis em supermercados, apesar da pouca variedade geralmente ofertada, pode causar certa confusão no consumidor. De forma simples, podemos separá-las em dois grupos: cerosas e farinhentas. É essa característica que determina sua adequação a diferentes métodos de preparo. Os variados tipos de batatas podem ter polpa branca, creme, amarela ou azul/roxa e casca creme, marrom, rosa, vermelha ou roxa.
A batata cerosa também é designada batata para salada. Possui baixo teor de amido e, em geral, não se desmancha quando cozida ou frita, o que a torna ideal para ser cozida inteira na água ou no vapor, assim como para o preparo de batata palito e salada. Também pode ser corada, embora não fique tão leve e macia por dentro. A cerosa não é adequada para purê, pois este fica úmido e pegajoso.
A batata farinhenta, em particular, possui alto teor de amido, o que a faz parecer “seca” após o cozimento. Quando cozida, tende a se desmanchar. É o tipo ideal para purê, para corar e assar com casca, mas não para ser cozida inteira, na água ou no vapor, nem para o preparo de batata palito.
Existem também diversas batatas de variedades multiuso, que, como o nome sugere, são adequadas a todos os métodos de cozimento.
Quanto mais velha a batata, mais seca e farinhenta ela se torna. Esse tipo é excelente para assar e rechear, ficando, após o cozimento, deliciosamente macia por dentro.
A batata cerosa (boa para ser cozida) possui um teor mais baixo de amido que a farinhenta (para assar) e não desmancha durante o preparo. Também é boa para fritar e para salada, mas não para purê. Algumas variedades servem para assar e corar. A maioria das batatas novas, com polpa amarela ou com casca vermelha é cerosa. Veja abaixo os principais tipos de batata cerosa.
A batata ágata tem o formato oval e casca amarela. A sua polpa possui uma cor amarelo-clara e é excelente para cozinhar ou assar.
A batata araucária tem um formato alongado e a sua casca e polpa têm uma cor amarelada. Ela é indicada para cozinhar ou assar.
A batata ágata tem o formato oval e casca amarela. A sua polpa possui uma cor amarelo-clara e é excelente para cozinhar, boa para fritar e serve também para assar.
A batata bintje tem um formato oval e a sua casca e polpa têm uma cor amarelo-clara. Ela é perfeita para saladas, preparo no micro-ondas, cozinhar, corar e boa para fritar.
A batata colorado tem o formato oval e a casca é vermelha e fosca. A sua polpa possui uma cor amarelo-clara e é boa para fritar e para uso industrial.
A batata florice tem um formato oval e a sua casca e polpa têm uma cor amarelo-clara. Ela é excelente para cozinhar e boa para fritar.
A batata opaline tem um formato oval alongado e a sua casca e polpa têm uma cor amarelo-clara. Ela é excelente para cozinhar; boa para fritar; serve para assar e corar.
A batata farinhenta é o tipo mais adequado para assar ou corar. Ela possui teor de amido superior ao da cerosa. É o tipo mais indicado para o preparo de batata assada e para a obtenção de um purê leve e fofo. Muitos tipos de batata farinhenta desmancham quando cozidas, não sendo, portanto, a melhor opção para salada.
A batata almera tem um formato oval alongado e a sua casca tem uma cor amarela. A polpa tem uma cor amarelo-clara. Ela é excelente para assar e corar; serve também para fritar.
A batata atlantic tem um formato redondo a oval. A sua casca e polpa têm uma cor branca. Ela é a melhor variedade para o preparo de batata chip e palito, é utilizada pelos fabricantes de batata frita; boa para cozinhar e para batata assada recheada.
A batata asterix tem um formato oval alongado. A sua casca tem uma cor vermelha e a polpa tem uma cor amarelo-clara. Ela é excelente para corar; boa para fritar; serve para cozinhar.
A batata chipie tem um formato arredondado e a sua casca e polpa têm uma cor amarelo-clara. Ela é excelente para corar; boa para fritar e para uso industrial.
A batata gredine tem um formato arredondado e a sua casca e polpa têm uma cor amarelo-clara. Ela é excelente para o preparo de massas; serve para cozinhar e para o uso industrial.
A batata markies tem um formato oval alongado e a sua casca e polpa têm uma cor amarela. Ela é excelente para assar e para preparo de massas; boa para fritar; serve para cozinhar.
A batata monalisa tem um formato oval alongado. A casa tem uma cor amarela e a polpa tem uma cor amarelo-clara. Ela é excelente para assar e serve para cozinhar.
Muitas das batatas vendidas no supermercado são variedades multiuso. Em caso de dúvida sobre qual tipo comprar, as versáteis são a melhor opção. Possuem casca e polpa de todas as cores, do branco ao roxo. Sua textura varia entre cerosa e farinhenta, e dão bons resultados com a maioria dos métodos de cozimento.
A batata amorosa tem um formato oval alongado e a casca é vermelha. A polpa tem uma cor amarelo-clara. Ela é boa para fritar, cozinhar, assar e para o preparo de massas.
A batata canelle tem um formato oval alongado e a sua casca e polpa têm uma cor amarelo-clara. Ela é boa para cozinhar, assar, fritar, para o preparo de massas e para uso industrial.
A batata elvira tem um formato alongado e a sua casca e polpa são amarelas. Ela é boa para cozinhar e assar.
A batata emeraude tem um formato oval alongado e a sua casca e polpa são amarelas. Ela é boa para cozinhar, assar, fritar, e para o preparo de massas.
A batata fontane tem um formato oval e a sua casca e polpa são amarelas. Ela é boa para cozinhar, assar, fritar e para o preparo de massas.
A batata maranca tem um formato oval alongado e a sua casca e polpa são amarelas. Ela é boa para cozinhar, assar, fritar e para o preparo de massas.
A batata mondial tem um formato oblongo e a casca é lisa e parda. A polpa tem uma cor amarelo-clara. Ela é boa para cozinhar e assar; excelente para purê.
A batata sinora tem um formato oval arredondado e a sua casca e polpa são amarelas. Ela é boa para cozinhar, assar, fritar e para o preparo de massas.