Experimente essa receita deliciosa que rende 4 porções e vai garantir um almoço incrível e sofisticado com o sabor dos mexilhões.
Redação | 26 de Maio de 2019 às 11:08
Geralmente, o almoço de domingo é o momento de reunir a família em torno da mesa e passar horas contando histórias e saboreando uma boa refeição. Mas, pode ser também a sua oportunidade de experimentar um prato novo e colocar os dons culinários à prova. Então, que tal começar esse desafio preparando esta massa incrível com mexilhões e molho de endro? Faça hoje mesmo!
1 – Esfregue bem os mexilhões, tire as barbas e lave. Descarte as conchas que estiverem quebradas ou abertas.
2 – Coloque os mexilhões em 2 panelas grandes e adicione, em cada uma, metade do vinho, 1 folha de louro, 1 ramo de salsa e 1 fatia de limão. Tampe e cozinhe por 6-8 minutos em fogo alto, chacoalhando as panelas com frequência, até que as conchas se abram. Não cozinhe de mais, senão os mexilhões podem ficar duros. Descarte as conchas que não se abrirem.
3 – Nesse meio-tempo, disponha uma peneira grande sobre uma tigela e forre com papel-toalha. Assim que os mexilhões se abrirem, transfira-os para a peneira a fim de escorrer e esfriar, reservando o líquido do cozimento. Quando os mexilhões esfriarem, retire-os das conchas e coloque numa tigela.
4 – Coloque o líquido dos mexilhões numa panela, espere ferver e cozinhe até obter 300 ml, transferindo de vez em quando para uma jarra medidora para checar o volume.
5 – Misture o amido de milho com 1 colher (sopa) de água fria e junte ao líquido dos mexilhões. Acrescente o açafrão, se usar, e espere levantar fervura novamente, sem parar de mexer. Reduza o fogo, junte 2 colheres (sopa) do endro e cozinhe por 5 minutos, para que os sabores apurem.
6 – Aos poucos, misture o queijo cottage ao molho. Adicione os mexilhões e aqueça tudo em fogo médio. Não deixe que o molho ferva. Não é preciso acrescentar sal, pois o líquido dos mexilhões já é salgado.
7 – Escorra a massa e misture ao molho. Divida entre 4 tigelas, decore com pimenta-do-reino e o restante do endro e sirva.
Para acompanhar esse delicioso prato, que tal um bom vinho? Veja como escolher o vinho ideal para cada tipo de prato.