Descubra como substituir utensílios de cozinha por itens que você já tem em casa e economize!
Redação | 19 de Janeiro de 2019 às 20:00
Descubra usos extraordinários para os utensílios de cozinha que você já tem:
O fouet, ou batedor de ovos, introduz ar quando misturamos ingredientes. Também se pode fazer isso com um garfo, mas a mistura leva mais tempo para ficar fofa. O melhor é arrumar dois garfos, de modo que os dentes se entrecruzem, colar os cabos e sair batendo. O espaço entre os garfos ajuda a acrescentar ar.
Dica: Não use esse batedor improvisado em panelas antiaderentes; os garfos podem arranhar o revestimento.
Para cozinhar no vapor, amasse papel-alumínio em três bolas grandes e as arrume formando um triângulo no fundo de uma panela grande. Sobre elas, apoie o prato. Ponha água na panela, embaixo do prato, e, nele, coloque itens como salmão ou bolinhos. Quando a água ferver, tampe a panela.
Dica: No caso de alimentos que podem cair do prato, como couve-de-bruxelas, utilize um escorredor de metal.
Para escorrer macarrão e legumes sem escorredor, abra furos numa assadeira descartável e use-a. Não tem assadeira descartável? Deixe a tampa da panela cerca de meio centímetro aberta, segure-a com um pegador de panelas e, com cuidado, despeje a água, retendo a comida com a tampa. Segure a panela longe do corpo para não se queimar com o vapor.
Leia também: Como evitar queimaduras na cozinha
Por que ocupar o pouco espaço da cozinha com um rolo de pastel quando uma garrafa de vinho cumpre tão bem a tarefa? Cubra a garrafa com filme plástico, polvilhe-a de farinha, para não grudar, e a utilize exatamente como usaria o rolo.
Dica: Se você gelar a garrafa antes, o frio ajudará a manter sólida a gordura da massa, que ficará mais macia ao assar. Antes, enxugue toda a água condensada na garrafa, para não acrescentar mais umidade à massa.
Peneirar a farinha a deixa mais fofa e ajuda com a mistura dos ingredientes secos. Para substituir, segure um coador de metal acima da vasilha com uma das mãos. Com a outra, ponha os ingredientes no coador e dê tapinhas de leve nas laterais para que os ingredientes passem lentamente pelos furos.
Dica: Na pressa, o fouet também serve para misturar ingredientes secos e deixá-los mais soltos, mas exige tempo.
Para fechar hermeticamente o alimento que você quer congelar, coloque-o em sacos plásticos tipo Ziplock e deixe abertos os dois últimos centímetros. Encha de água a pia ou uma panela e depois mergulhe lentamente o saco na água, forçando o ar para fora. Feche e enxugue o saco antes de congelar.
Dica: Você também pode usar um canudo para sugar o ar de um saco plástico quase fechado, mas é melhor não empregar essa técnica com carne crua.
Para segurar com mais firmeza uma tampa apertada, enrole uma tira de borracha na borda (quanto mais larga, melhor) e gire. Pronto! A tampa deve se abrir facilmente.
Dica: Use outra tira de borracha em torno do centro do vidro e segure aí o vasilhame.
Segure a garrafa pelo gargalo, o mais alto possível. Com a outra mão, segure com firmeza uma colher de metal, com o polegar no centro da concavidade, próximo ao cabo. Introduza a pontinha da frente da colher sob a tampa da garrafa e depois a levante devagar até a tampinha sair.
Dica: Se a tampinha não sair com facilidade, mova a colher em torno dela para soltá-la, subindo pouco a pouco.