Confira deliciosas receitas de sobremesas, como sobert de melão, purê de maçã com flocos crocantes e pera em vinho branco.
Nada melhor para animar o dia do que um docinho, certo? Melhor ainda se ele tiver frutas nutritivas na composição! Confira abaixo deliciosas receitas de sobremesas, como sobert de melão ou melancia, salada de frutas com espuma de limão e peras em vinho branco:
Sorbet de melão com menta Rende 4 porções.
Ingredientes:
- 6 galhinhos de hortelã
- 60 g de açúcar
- 1 melão cantalupo (700 g) ou outra variedade de melão doce
- 20 g de açúcar de confeiteiro
- 8 colheres (sopa) de suco de limão
- casca ralada de 1 limão
Modo de preparo:
- Lave a hortelã e sacuda para secar. Em uma panela, misture 125 ml de água com o açúcar. Deixe levantar fervura, mexendo até dissolver todo o açúcar. Retire do fogo. Coloque 5 galhinhos de hortelã na calda e deixe apurar o sabor durante 5 minutos.
- Enquanto isso, corte o melão em quatro partes, elimine as sementes e descasque. Pique a polpa (cerca de 400 g) grosseiramente e faça um purê, adicionando também o açúcar de confeiteiro.
- Retire a hortelã da calda. Misture o suco e a casca de limão com a calda e junte esta mistura ao purê de melão, batendo.
- Passe tudo para um recipiente raso, que possa ir ao congelador ou freezer, e feche bem com a tampa ou com papel-alumínio. Deixe congelar por aproximadamente 4 horas, até que a massa fique firme.
- Tire as folhinhas do sexto galho de hortelã. Divida a massa congelada de melão em pedaços e bata com a batedeira ou no liquidificador, até ficar cremosa.
- Com auxílio de uma colher para sorvete, distribua o sorbet cremoso em bolas por pratos de sorvete ou taças. Decore com as folhinhas de hortelã e sirva.
Dicas:
- Para um preparo ainda mais rápido: quem dispõe de uma máquina sorveteira prepara a calda e o purê de melão como indicado na receita. Seguindo as instruções do fabricante, deixe a massa congelar na sorveteira. Depois de aproximadamente 20 minutos, o sorbet está pronto.
- Sorbet confeitado: para variar, encha um saco de confeitar de bico pitanga com o sorbet cremoso e coloque em taças de coquetel. Regue com um pouco de cachaça, a gosto.
- Dica de substituição: o sorbet ganha outro sabor se você usar folhinhas de manjericão em vez de hortelã para aromatizar a calda de açúcar.
Variação: sorvete de melancia com espumante
- Faça um purê com aproximadamente 200 g de polpa de melancia, 40 g de açúcar e 4 colheres (sopa) de suco de limão, coloque em forminhas para cubos de gelo e leve para congelar.
- Com um boleador, separe bolas de aproximadamente 200 g de polpa de melancia. Distribua as bolas em taças e deixe apurar o sabor com um pouco de licor de limão.
- Disponha os cubos de sorvete de melancia sobre as bolas. Encha com espumante gelado, decore com folhinhas de hortelã e sirva imediatamente.
Manga e mamão com espuma de limão
Rende 4 porções.
Ingredientes:
- 3 limões-taiti
- 20 ml de gim
- 60 g de açúcar
- 1 manga
- 1 mamão papaia
- 1 clara de ovo
- 1 pitada de sal
- 150 g de creme leite fresco
- 2 colheres (chá) de mel claro
Modo de preparo:
- Raspe a casca de um limão, com um ralador. Reserve-a. Esprema este e mais um limão. Despeje o suco em um copo medidor e acrescente o gim. Se necessário, adicione água até completar 125 ml.
- Coloque esta mistura em uma panelinha e adicione o açúcar. Leve para ferver, mexendo sempre, e deixe cozinhar lentamente por uns 10 minutos, até formar uma calda grossa.
- Enquanto isso, descasque a manga, separe a polpa do caroço e pique-a. Corte o mamão ao meio e descarte as sementes. Descasque as metades e pique a polpa.
- Coloque os cubinhos de manga e mamão em uma tigela. Derrame a calda quente sobre as frutas, cubra a tigela e leve à geladeira, deixando as frutas marinarem na calda.
- Para a espuma de limão, rale a casca do terceiro limão e esprema o suco. Bata a clara de ovo com o sal, até formar picos firmes.
- Bata o creme de leite com a raspa e o suco de limão e o mel. Misture a clara em neve delicadamente com o creme.
- Distribua as frutas marinadas na calda em tigelinhas. Coloque uma colherada de espuma de limão sobre cada porção. Decore com as raspas do limão.
Dicas de substituição:
- Elimine o gim da calda e adicione ao suco de limão suco de laranja fresco, até completar 125 ml, usando apenas 30 g de açúcar.
- O creme de leite pode ser substituído por chantili.
Peras em vinho branco
Rende 4 porções.
Ingredientes:
- 1 limão
- 2 colheres (sopa) de aguardente ou licor de pera
- 4 peras Williams (em torno de 150 g cada)
- 500 ml de vinho branco
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1⁄2 fava de baunilha
- 1 pau de canela
- 3 cravos
Modo de preparo:
- Lave o limão com água quente, seque e descasque em espiral. Esprema o suco do limão (devem ser aproximadamente 3 colheres de sopa) e misture com a aguardente ou licor de pera.
- Lave as peras. Deixe os pedúnculos nas frutas e corte a parte inferior. Descasque as peras a partir do pedúnculo, descendo, deixando sempre uma tira com casca. Pincele as partes descascadas imediatamente com a mistura de suco de limão.
- Coloque o vinho branco em uma panela e aqueça. A panela deve ter espaço suficiente para acomodar as peras uma ao lado da outra, cobertas até a metade pelo vinho. Junte o açúcar, a fava de baunilha, o pau de canela, o cravo e a casca de limão ao vinho.
- Coloque as peras com o molho na mistura de vinho quente. Deixe ferver em fogo médio por aproximadamente 5 minutos, vire as peras e deixe mais 5 minutos.
- Tire as frutas da calda e coloque-as em tigelas de sobremesa. Deixe a calda reduzir em panela aberta e fogo alto, por aproximadamente 5 minutos. Em seguida, passe por uma peneira e despeje sobre as peras. Sirva imediatamente ou deixe esfriar na calda e sirva frio.
Dicas:
- As peras também podem muito bem ser cozidas em suco de frutas. O melhor: suco de uva, tinto ou branco.
- Dica de substituição: no lugar das peras, use maçãs. As variedades mais indicadas são Gala e Fuji. Corte maçãs grandes ao meio e cozinhe as metades na calda de vinho.
Variação: cerejas ao vinho tinto
- Em uma panela, leve 500 ml de vinho tinto para ferver com 75 g de açúcar, 1 pau de canela, 2 cravos, 1 colher (chá) de casca ralada de limão e 2 colheres (sopa) de conhaque.
- Junte 600 g de cerejas frescas sem caroço ou 500 g de cerejas congeladas sem caroço no caldo de vinho tinto; deixe as cerejas frescas apurando durante 2 minutos em fogo baixo, as congeladas, por 7 minutos. Deixe esfriar na calda. Sirva as cerejas ao vinho com um pouco de creme chantili