Salada de frango grelhado e outras saladas para surpreender a família

De entrada ou como prato principal, a salada é bastante versátil e possibilita muitos sabores. Eis algumas receitas para você.

Elen Ribera | 10 de Outubro de 2019 às 09:00

- ©Tara Donne/Saúde 100%

Com tempero adocicado ou picante, você pode encontrar diversos sabores deliciosos. Agrião, por exemplo – vegetal crucífero, anticancerígeno, rico em betacaroteno e vitamina C –, enche o frango de sabor. E o gengibre ajuda a combater as inflamações.

Veja também 3 molho para suas saladas.

1. Salada de frango grelhado com pêssego e agrião 

Rende 4 porções

Ingredientes

MARINADA E MOLHO

FRANGO E SALADA

Modo de preparo

  1. Para a marinada e o molho, junte no liquidificador o suco de pêssego, o óleo, o vinagre, o molho de soja, o gengibre, o alho e a pimenta. Tampe e deixe bater até que a mistura fique homogênea.
  2. Preparo do frango e da salada: coloque o frango dentro de um saco plástico hermético. Adicione 1/4 de xícara do molho, feche o saco e sacuda o frango para que o tempero se espalhe nele por igual. Deixe-o na geladeira por 30 minutos, no mínimo, ou 1 dia, no máximo. (Guarde o restante da marinada na geladeira, em um recipiente com tampa, para temperar a salada depois.)
  3. Preaqueça em fogo médio uma grelha ou churrasqueira para fogão. Antes, unte a grelha com uma folha de papel-toalha embebida em óleo. Pincele os pêssegos e a cebola com óleo. Coloque o frango sobre a grelha. Tampe e deixe cozinhar, virando o frango de vez em quando até que esteja corado e bem cozido (um termômetro colocado no centro da carne acusará a temperatura de 80° C) e a cebola e os pêssegos estejam dourados (de 10 a 12 minutos).
  4. Corte o frango em tiras de 0,5 cm de espessura. Corte os pêssegos em fatias. Separe os anéis da cebola. Numa tigela grande, junte o agrião, o frango, os pêssegos e a cebola. Acrescente o molho e mexa para misturar bem. Uma porção: 1 3/4 xícara. 

Dica: O suco de pêssego sem açúcar pode ser encontrado na seção de produtos naturais do supermercado, ou em lojas de produtos naturais. Certifique-se de que o suco não contém xarope de milho, que tem alto teor de frutose. 

2. Salada de feijão com camarão, manga e espinafre

Rende 4 porções

Ingredientes

MOLHO

SALADA

Modo de preparo

  1. Para o molho, junte o suco de laranja, o azeite, o vinagre, o cominho, o orégano, o mel, o alho, o sal e a pimenta-do-reino num pote com tampa de pressão ou numa tigela pequena. Agite ou bata os ingredientes até misturá-los bem.
  2. Preparo da salada: deixe uma tigela grande com água gelada próximo ao fogão. Coloque 2 L de água com um pouco de sal numa panela funda (de preferência de barro) e leve ao fogo. Acrescente os camarões e deixe ferver durante 2 a 4 minutos em fogo brando até que fiquem rosados. Com uma escumadeira, transfira-os para a água gelada a fim de interromper o cozimento. Depois escorra a água e descasque-os.
  3. Numa tigela média, regue o feijão com 1/4 de xícara do molho e misture para espalhar o tempero. Em uma tigela grande, junte o espinafre, a manga, o pimentão, a cebola e os camarões, regue com o restante do molho e misture. Divida a salada em 4 pratos e jogue 1/3 de xícara do feijão por cima de cada um.

3. Salada de quinoa e milho com molho de limão

Rende 6 porções

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Coloque a quinoa, 1 1/2 xícara de água e 1/2 colher (chá) de sal numa panela média. Leve ao fogo brando, tampe e deixe cozinhar até que a quinoa esteja macia e tenha absorvido a maior parte da água – de 12 a 15 minutos. Tire do fogo e deixe descansar por 5 minutos. Use um garfo para afofá-la, depois transfira para uma tigela grande e deixe esfriar.
  2. Leve uma panela grande com água pela metade ao fogo e deixe ferver. Coloque o milho, tampe e cozinhe até amaciar – cerca de 15 minutos. Resfrie embaixo de água corrente fria. Em seguida, debulhe os caroços da espiga (rende cerca de 1 xícara).
  3. Junte numa tigela pequena 1/4 de xícara do suco de limão, a pimenta jalapeño, o alho, o cominho, a pimenta-do-reino e o 1/4 restante de colher (chá) de sal. Misture o óleo aos poucos.
  4. Acrescente os tomates, a cebolinha, o coentro e o milho à quinoa. Em seguida, acrescente o molho e misture bem. A salada pode ficar na geladeira, coberta, por até dois dias. Antes de servir, use uma tigela pequena para molhar o abacate com 1 colher (sopa) do restante do suco de limão. Decore a salada com o abacate.

4. Salada oriental de carne 

Rende 2 porções

Ingredientes

MARINADA E MOLHO

CARNE E SALADA

Modo de preparo

  1. Para a marinada e o molho, numa tigela média, misture o suco de limão, o vinagre, o molho de peixe, o açúcar, o gengibre, a pimenta jalapeño e o alho até dissolver o açúcar.
  2. Coloque a carne dentro de um saco plástico hermético. Adicione 1/4 de xícara do molho, feche o saco e sacuda a carne para que o tempero se espalhe nela por igual. Deixe-a na geladeira por, pelo menos, 6 horas, ou deixe de véspera. (Guarde o restante da marinada na geladeira, em um recipiente com tampa, para temperar a salada depois.)
  3. Preaqueça uma churrasqueira para fogão em temperatura de média a alta, ou uma chapa. Retire a carne da marinada e o excesso do tempero. Se for assá-la na churrasqueira, unte a grelha com papel-toalha embebido em óleo. Na chapa, unte a bandeja com uma leve camada de óleo. Deixe assar até o ponto de sua preferência. Se desejar malpassada, asse de 5 a 6 minutos de cada lado (se usar um termômetro, ele deverá marcar 60° C). Coloque-a sobre uma tábua de carne e deixe descansar por 15 minutos. Em seguida, corte em fatias finas no sentido da fibra.
  4. Numa tigela, junte a alface, o pimentão, o pepino, a hortelã e a cebolinha. Acrescente a carne fatiada e o restante do molho. Misture bem. Salpique amendoim ao servir.

Dica: O molho de peixe, feito de anchova salgada e fermentada (alice), pode ser encontrado em grandes supermercados. Caso não o encontre, substitua-o por molho de soja light. Para conseguir um sabor mais autêntico, misture 1/8 colher (chá) de alice com 1 colher (chá) de molho de soja.

Receitas sabor de casa salada