A castanha portuguesa costuma ser muito consumida no Natal, mas que tal dar uma chance para esta oleaginosa de baixa caloria?
Letícia Taets | 14 de Março de 2021 às 09:00
A castanha portuguesa costuma fazer muito sucesso no Natal, mas é possível aproveitá-la durante o ano inteiro. Com diversas propriedades nutricionais, esta oleaginosa é fácil de preparar e deliciosa.
Ela pode ser consumida in natura, assada, em forma de purê, farofa, em forma de nhoque, caldeirada, creme doce e muito mais. Pode ser servida tanto como petisco quanto como acompanhamento para pratos de peixe e carne. Também é uma substituição interessante para a batata assada ao preparar frango, por exemplo.
A castanha portuguesa é excelente para o fortalecimento do sistema imunológico, ajudando na prevenção de diversas doenças. Também é rica em minerais essenciais, vitaminas do complexo B, e em vitamina C.
Além disso, pode auxiliar no processo de emagrecimento por possuir baixas calorias em comparação com outras oleaginosas, sendo fonte de proteínas e fibras que auxiliam na digestão e oferecem uma maior sensação de saciedade após seu consumo.
Rendimento: 4 porções | Tempo de Preparo: 45 minutos
2. Descasque as castanhas.
3. Bata-as no liqudificador junto com a manteiga e o leite.
4. Adicione o sal.
5. Está pronto o purê! Pode ser servido com carne assada, frango e peixe.