Quer saber como desossar coxa de frango sem estresse? Confira o nosso passo a passo e não erre mais na cozinha! Bem simples e prático.
Letícia Taets | 27 de Maio de 2021 às 10:30
Se você tem o hábito de cozinhar, sabe que muitas receitas pedem coxas de frango desossadas e sem pele, mas encontrá-las em supermercados pode ser um pouco chato. É muito mais provável que você encontre coxas com osso ou até pernas inteiras. Por isso, saber como desossar coxa de frango em casa vai te poupar bastante tempo na hora de cozinhar.
Para saber como desossar coxa de frango da forma mais prática possível e ainda aproveitando todo o possível do pedaço, confira o nosso passo a passo:
Se você está começando com uma coxa de frango inteira, terá que remover a junta da coxa. Coloque o polegar sobre a articulação e mova o osso da coxa para frente e para trás com a outra mão para encontrar o ponto de articulação. É aqui que você vai cortar.
Insira uma faca afiada para desossar ou aparar na junta. Preste atenção para que a faca deslize direto. Se houver resistência, mova a lâmina até encontrar o espaço entre as juntas.
Retire a pele da coxa de frango com as mãos e descarte.
Retire o excesso de gordura com a faca e descarte.
Vire a coxa para que o lado em que osso fica mais visível fique para cima e localize o único osso que passa por ela. Seu objetivo é remover esse osso com o mínimo de dano ao frango.
Mantenha os dedos da mão que não usa a faca curvados para proteção – frango cru pode ser escorregadio – e usando a ponta da faca, marque uma linha na carne ao longo do comprimento do osso.
Exponha a parte superior do osso usando a ponta da faca em movimentos curtos e rápidos, certificando-se de manter os dedos bem afastados da lâmina.
Segure uma extremidade do osso com a mão que não usa faca (um pequeno pedaço de papel toalha pode ajudar se estiver muito escorregadio) e, em seguida, usando a base da faca, retire o frango do osso em movimentos curtos e firmes. Uma faca de desossar deve ter uma almofada curva projetada para essa tarefa. Se estiver usando uma faca de cozinha comum, use apenas a seção da faca mais próxima do cabo.
Quando a carne tiver sido quase toda raspada do osso, separe a extremidade do osso completamente da carne. Apare qualquer cartilagem ou pedaços de osso ou cartilagem que possam ter permanecido na carne. Guarde os ossos para fazer caldo e use o frango para as receitas que desejar fazer!