Rocambole de chocolate e outras receitas para o lanche

Confira essa receita deliciosa e fácil de fazer de rocambole de chocolate e outras de bolos e tortas para acompanhar o café da tarde.

Thaís Garcez | 7 de Fevereiro de 2020 às 09:00

- Marina Gordejeva/iStock

Preparado, geralmente, com uma massa leve, o rocambole é uma ótima opção de doce para acompanhar o cafezinho. Rocambole de chocolate, de frutas… não importa o sabor, o sucesso é garantido. Mas se deseja outras sugestões, confira, a seguir, as receitas de bolos e tortas que separamos.

Para complementar, experimente preparar alguns biscoitos amanteigados!

Rocambole de chocolate com creme de framboesa

Ingredientes

Para o recheio

Modo de preparo

  1. Escolha uma panela grande o suficiente para colocar uma tigela refratária grande em banho-maria. Encha a panela com água até uma altura que não alcance o fundo da tigela e leve para ferver em fogo alto. Aqueça o forno a 220ºC e forre um tabuleiro fino de 23 x 30 cm com papel-manteiga.
  2. Reduza o fogo e encaixe a tigela dentro dela. Coloque os ovos e o açúcar e use um mixer para bater por 12-13 minutos, até encorpar como um mousse e o mixer deixar um rastro sobre a superfície, quando levantado. Retire a tigela de dentro da panela e continue mexendo por mais 2 minutos.
  3. Peneire a farinha e o cacau em pó e, usando uma colher grande de metal, junte-os à mistura, sempre mexendo em formato de “8”.
  4. Distribua a massa no tabuleiro já preparado, espalhando delicadamente até cobrir toda a superfície. Asse o pão de ló por 7-10 minutos, até ele ficar firme, mas ainda flexível no topo.
  5. Vire imediatamente o pão de ló sobre uma folha de papel-manteiga maior, desgrudando o papel que estava por baixo. Use uma faca serrilhada para cortar as extremidades mais duras do bolo.
  6. Enrole o pão de ló a partir de uma extremidade, com a folha de papel-manteiga nova dentro dele, e deixe o rocambole sobre uma grade por 30 minutos, até esfriar.
  7. Enquanto isso, faça o recheio. Amasse levemente as framboesas numa tigela. Junte o queijo fresco e o açúcar, cubra a mistura e leve para gelar até a hora de usar.
  8. Desenrole cuidadosamente o pão de ló já frio e retire o papel-manteiga. Espalhe o recheio de framboesa pela superfície, deixando um pequeno espaço nas extremidades. Enrole o rocambole novamente – não se preocupe se a superfície rachar quando reenrolá-lo.
  9. Polvilhe com açúcar de confeiteiro sobre o rocambole e coloque-o num prato. Corte-o em fatias e sirva.

Broa de amora-preta e limão

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200ºC. Numa tigela grande, peneire as farinhas de trigo branca e integral e o fermento em pó. Adicione o açúcar. Junte a manteiga e amasse com as pontas dos dedos até obter uma farofa.
  2. Acrescente as raspas de limão e, cuidadosamente, as amoras-pretas. Não misture demais, pois as amoras se desmancham facilmente.
  3. Usando uma espátula, adicione o leitelho com cuidado para não esmagar as amoras. Se houver pedaços secos de massa no fundo da tigela, adicione um pouco mais de leitelho. Assim que a mistura der liga, tornando-se uma massa mole, retire-a da tigela e coloque-a numa superfície enfarinhada para amassá-la delicadamente 2 a 3 vezes, formando uma bola grosseira.
  4. Alise a massa com as mãos, a fim de formar um círculo de 18 cm de diâmetro. Transfira-a para um tabuleiro untado. Com o lado oposto ao gume de uma faca, faça as marcas de oito fatias. Polvilhe com um pouco de farinha de trigo branca. Asse por 20 a 25 minutos ou até estar dourada e crescida. Sirva quente, quebrando-a nos locais demarcados. Esta broa é mais saborosa quando consumida logo depois de assada, mas ainda estará boa no dia seguinte. Conserve-a num recipiente hermético.

Pão de ló de baunilha

Esse bolo leve e fofinho, e também muito fácil de fazer, pode ser preparado para diversas ocasiões. Conheça o passo a passo.

Bolo merengue de avelãs

Ingredientes

Creme de baunilha

Modo de preparo

  1. Torre as avelãs num tabuleiro até ficarem douradas. Deixe esfriar. Pique algumas grosseiramente para usar na decoração e reserve; pique bem ou triture o restante das avelãs num moedor ou no processador de alimentos.
  2. Preaqueça o forno a 140ºC. Forre dois tabuleiros com papel-manteiga e desenhe um círculo de 20 cm de diâmetro em cada pedaço de papel.
  3. Numa tigela grande, bata as claras em neve. Aos poucos, acrescente o açúcar, uma colher de sopa de cada vez, e continue a bater por 1 a 2 minutos ou até o merengue estar espesso e brilhante. Com uma grande colher de metal, adicione as avelãs moídas ou picadas.
  4. Divida o merengue entre os dois tabuleiros e espalhe-o igualmente dentro dos círculos desenhados no papel. Asse por 1 ¼ hora ou até que os merengues estejam prontos e possam ser facilmente removidos do papel. Vire os tabuleiros no meio do tempo de cozimento para que os merengues ganhem cor por igual. Solte os merengues do papel e deixe-os esfriar completamente nos tabuleiros.
  5. Para preparar o creme de baunilha, coloque o leite numa panela e espere ferver. Junte a vagem de baunilha e retire do fogo, e deixe em infusão por 30 minutos.
  6. Bata as gemas com o açúcar por 2 a 3 minutos ou até ficarem esbranquiçadas. Peneire a farinha de trigo e a maisena e bata para misturar. Retire do leite a vagem de baunilha e, com uma faca afiada, raspe as sementes de baunilha no leite. Despreze a vagem. Ponha o leite para ferver e, assim que levantar fervura, acrescente-o gradualmente à mistura de gemas.
  7. Leve novamente a mistura à panela e espere ferver, mexendo constantemente com uma colher de pau ou batedor. Quando estiver espessa, deixe ferver em fogo brando por 1 minuto, mexendo sem parar. Retire do fogo. Cubra a superfície do creme com papel impermeável molhado e deixe esfriar. (Tanto o merengue quanto o creme podem ser feitos com um dia de antecedência; guarde os merengues num recipiente hermético e o creme de baunilha numa tigela coberta na geladeira.)
  8. Monte o bolo com antecedência de, no máximo, 1 hora. Ponha um dos merengues num prato de servir, com o lado achatado para cima, e espalhe sobre ele o creme (se estiver muito grosso para ser espalhado, bata com a quantidade complementar de leite). Espalhe sobre o creme dois terços das framboesas e coloque por cima o segundo merengue. Decore com o restante das framboesas, as avelãs torradas picadas grosseiramente e uma fina camada de açúcar de confeiteiro. Para servir, corte em fatias grossas com uma faca afiada.

Torta de morango

Ingredientes

Recheio de morango

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 220ºC. Peneire a farinha e o fermento numa tigela. Acrescente a manteiga e trabalhe a massa com as pontas dos dedos até obter uma farofa grossa. Adicione o açúcar e faça um buraco no centro.
  2. Bata os ovos, o leite e o extrato de baunilha e despeje sobre os ingredientes secos. Aos poucos, misture esses ingredientes ao líquido, amassando com as mãos até formar uma massa suave. Forme uma bola e vire-a sobre uma superfície polvilhada de farinha de trigo.
  3. Estique a massa, formando um círculo de 19 cm. Transfira-a para um tabuleiro untado e asse por 10 a 15 minutos ou até que ela cresça bem, e fique firme e dourada. Transfira a torta para uma grade e deixe-a esfriar.
  4. Com uma grande faca de serra, corte a torta pela metade, horizontalmente. Com uma espátula grande, retire a camada superior e coloque-a sobre uma tábua. Corte-a em 8 fatias iguais, deixando-as no lugar. (Se preferir, para dar um acabamento mais atraente, apare um pedaço de cada fatia para que fiquem ligeiramente menores.) Ponha a camada inferior num prato de servir.
  5. Para o recheio, reserve 8 morangos inteiros e, dos restantes, retire o cabinho e depois corte-os em fatias grossas. Bata o creme de leite fresco até a consistência de chantili. Acrescente o iogurte ao creme até obter uma mistura homogênea.
  6. Espalhe o creme numa camada espessa sobre a parte inferior da torta e cubra-o com as fatias de morango, apertando-as contra o creme.
  7. Peneire o açúcar de confeiteiro sobre as fatias cortadas na metade superior da torta. Cuidadosamente ponha as fatias no lugar, sobre a torta. Fatie os morangos reservados, ao comprido, deixando as fatias presas na extremidade do talo e abrindo-as ligeiramente, como se fossem um leque. Ponha um morango em leque sobre cada fatia da torta. Consuma em poucas horas depois de montada a torta.

Bolo de laranja caseiro com creme de queijo

Essa receita super saborosa você confere clicando aqui!

Receitas sabor de casa sobremesas