8 receitas para substituir o arroz

Veja 9 receitas para substituir o arroz: confira outras opções de carboidratos e como fazer pratos deliciosos e simples com elas

Marcela Barros | 12 de Setembro de 2020 às 09:00

- icetocker/iStock

O nosso arroz do dia a dia está nas manchetes por causa do aumento de preço que sofreu recentemente. O arroz branco é um carboidrato simples e, dentro da pirâmide alimentar, ele faz parte do grupo de cereais, raízes e tubérculos.

Deúntro desse grupo, estão a batata, as massas, a quinoa, o trigo, a mandioca, o milho, o inhame e outros.

Se você não abre mão de um tipo de carboidrato à mesa e quer opções além do arroz, confira a seguir 9 receitas para substituir o arroz – são deliciosas e fáceis de fazer, e elas podem até tirar o protagonismo do prato principal!

Batatas fatiadas ao forno

 Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Disponha as fatias de batatas em uma assadeira untada com azeite.
  2. Polvilhe a pimenta em pó e adicione o alecrim ou cheiro-verde.
  3. Adicione o azeite, a manteiga e o sal.
  4. Tampe a assadeira com papel-alumínio.
  5. Asse em forno preaquecido a 180 graus por 35 minutos.
  6. Depois, retire a assadeira do forno e tire o papel-alumínio. 7. Se for usar queijo ralado, acrescente-o e leve ao forno a 220 graus para gratinar (cerca de 10 minutos).

Farofa com cenoura ralada 

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Em uma panela, refogue a cebola no azeite.
  2. Acrescente o alho e deixe dourar um pouco.
  3. Junte a cenoura e deixe refogar.
  4. Adicione a farinha de milho aos poucos e misture.
  5. Acrescente o sal, a pimenta, a salsinha e desligue o fogo.

Salada de risoni

 Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Encha uma panela grande com água e deixe em fogo alto até ferver.
  2. Coloque o risoni e o sal e cozinhe até que fique al dente (veja as instruções de tempo na embalagem).
  3. Escorra a água e coloque a massa em um recipiente. 4. Adicione os demais ingredientes e misture.

Observação: você pode refogar o pimentão em azeite e alho antes de adicionar à salada, se preferir. 

Triguilho com legumes verdes 

A acidez do limão com a fragrância refrescante da hortelã fazem deste prato uma alegria em qualquer refeição. O triguilho ou trigo para quibe é uma espécie de farelo de trigo.

 Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Misture o triguilho e a água fervente em uma tigela grande. Deixe descansar até que o trigo esteja macio (cerca de 30 minutos), mexendo após os primeiros 15 minutos. Escorra o triguilho com a ajuda de uma peneira grande de malha fina para deixar bem sequinho.
  2. Misture 1 colher (sopa) de azeite, o suco de limão, o sal e a pimenta em uma tigela grande. Adicione o triguilho escorrido e solte com um garfo, separando os grãos, e junte a mistura de limão.
  3. Aqueça 1 colher (sopa) de óleo restante em uma frigideira média em fogo baixo. Adicione o alho-poró e o alho à frigideira e cozinhe até que esteja macio, por cerca de 5 minutos. Transfira para a tigela com o triguilho.
  4. Cozinhe os aspargos no vapor (sobre uma panela com água fervente) até ficarem macios, por cerca de 4 minutos. Adicione as ervilhas durante os 30 segundos finais de cozimento no vapor. Junte os vegetais a hortelã à tigela de triguilho e misture bem. Sirva em temperatura ambiente ou gelado, acompanhando carne magra fatiada e pimentão vermelho assado. 

Nota: O triguilho cozido puro como arroz é um ótimo acompanhamento para ensopados.

Couscous marroquino

Você pode substituir o triguilho pelo couscous marroquino (sêmola de cereais, principalmente do trigo) nas mesmas proporções, mas o couscous precisa de apenas 5 minutos para ser absorvido. Se quiser, adicione castanhas, tâmaras e cubos de peito de frango cozido, peru ou rosbife.

Cevada com cenoura e ervas

Como o arroz, a cevada pode ser cozida com os grãos soltos ou preparada no estilo risoto, como neste prato delicioso. 

Ingredientes:

  1. Aqueça o azeite em uma panela em fogo médio. Adicione a cebola e o alho e cozinhe até que a cebola esteja macia e dourada, por cerca de 5 minutos.
  2. Junte as cenouras à panela e cozinhe até ficarem macias, por cerca de 5 minutos. Adicione a cevada, mexendo para combinar.
  3. Junte o sal, a sálvia, o tomilho e a água à panela e leve para ferver. Diminua o fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, até que a cevada esteja macia, por cerca de 45 minutos.
  4. Junte as raspas de limão, a pimenta e o parmesão até incorporá-los à cevada. 

Quinoa com cerejas e nozes 

A quinoa não é um grão, mas a semente de uma planta da família da acelga. Aqui ele é preparado com uma mistura criativa de sabores: tomilho, cerejas e nozes. 

Ingredientes: 

Modo de preparo:

  1. Aqueça em fogo médio o azeite em uma panela antiaderente. Adicione a cebola e cozinhe, mexendo sempre, até dourar, por cerca de 5 minutos.
  2. Enquanto isso, toste a quinoa em uma frigideira grande (sem óleo), em fogo médio, por cerca de 5 minutos.
  3. Adicione a quinoa à cebola na panela. Junte a água fervente, o sal, a pimenta e o tomilho. Deixe voltar a ferver, tampe, reduza o fogo e deixe ferver por 10 minutos. Destampe e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até que o líquido seja absorvido e a quinoa esteja macia, por 10-12 minutos.
  4. Retire do fogo e junte as cerejas e as nozes.
  5. Sirva quente, em temperatura ambiente ou gelado.  Polenta italiana O milho é outra excelente substituição para o arroz. Aprenda também a fazer a legítima polenta típica da Itália.
Receitas sabor de casa