Carne de porco com molho agridoce: 4 receitas incríveis!

Descubra três receitas diferentes de carne de porco com molho agridoce para sair da rotina e se deliciar!

Iana Faini | 23 de Agosto de 2019 às 12:15

Martin Brigdale, Gus Filgate, William Lingwood e Sean Myers -

Que tal experimentar novos sabores e fugir da rotina na cozinha? Os molhos agridoces promovem uma explosão no paladar; além de combinarem perfeitamente com a carne de porco, tão apreciada nos lares brasileiros.

A carne de porco tem a reputação de ser uma carne gorda. Porém, os porcos moderno são mais magros do que os antigos, graças às modificações nas práticas de criação. A gordura ainda existente tem um maior teor de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas do que de gorduras saturadas.

Confira abaixo três receitas diferentes para se deliciar:

Tênder caramelado com abacaxi

Muito consumido em festas de fim de ano e grandes eventos, o tênder é um pernil de porco defumado e processado. Nessa receita, as fatias de tênder são rapidamente grelhadas e cobertas com o naturalmente doce abacaxi e uma camada de chutney suave de manga. Arroz e legumes variados completam a refeição, e um delicioso molho de laranja é salpicado por todo o prato.

Tempo de preparo e de cozimento é 30 minutos e a receita serve 4 pessoas.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Cozinhe o arroz numa panela com água fervente por 10 a 12 minutos, ou segundo as instruções da embalagem.
  2. Enquanto isso, preaqueça a grelha em fogo alto. Corte ao meio as fatias de tênder e faça picotes nas bordas curvas para que não enrolem durante o cozimento. Coloque o tênder na base da grelha e cozinhe a 5 cm de distância da fonte de calor por 5 minutos.
  3. Vire as fatias de tênder. Escorra o abacaxi, reservando o suco, e corte ao meio cada rodela. Arrume 2 metades sobre cada fatia e salpique um pouco de pimenta-do-reino. Espalhe o chutney de manga por cima do tênder e dos abacaxis. Misture o suco de abacaxi da lata com o suco de laranja e despeje-o em volta do tênder. Grelhe por mais 5 minutos ou até o tênder estar cozido por inteiro.
  4. Quando o arroz estiver macio, acrescente os legumes congelados. Cozinhe por 2 minutos ou até ficarem quentes, depois escorra o excesso de água, se houver. Com uma colher, ponha o arroz nos pratos e ao lado arrume as fatias de tênder e o abacaxi.
  5. Despeje os líquidos da grelha numa panela pequena, misture a maisena e deixe ferver. Cozinhe, mexendo, por 1 a 2 minutos, ou até engrossar. Tempere com pimenta-do-reino e salpique-o sobre o arroz e o tênder.

Dicas e sugestões


Costelinhas de porco carameladas

Nesta receita, as costelinhas de porco são primeiro fervidas para amaciar a carne e tirar um pouco da gordura, e depois assadas numa deliciosa calda de laranja e mostarda. Na hora da compra, escolha costelinhas bem carnudas. Ao servi-las, lembre-se de colocar à mesa tigelas com água e guardanapos.

Tempo de preparo é 30 minutos, enquanto o de cozimento é 40-45 minutos. A receita rende 12 costelinhas.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200ºC. Tire o máximo de gordura que puder das costelinhas e coloque-as numa panela. Cubra com água fria e acrescente 2 colheres de sopa de vinagre. Deixe levantar fervura e cozinhe em fogo brando por 20 minutos, retirando a espuma que se acumula na superfície de vez em quando.
  2. Enquanto isso, numa panela pequena, misture a colher de sopa de vinagre restante, o óleo de girassol, a tira de casca e o suco de laranja, o purê de tomate, o açúcar mascavo, o molho inglês, a mostarda e a pimenta-malagueta em pó, e deixe levantar fervura. Cozinhe em fogo brando por 4 a 5 minutos ou até reduzir um pouco de volume.
  3. Escorra as costelinhas e arrume-as, numa só camada, num tabuleiro. Jogue por cima o caldo de laranja e vire as costelinhas para que fiquem embebidas nele por igual. Cubra frouxamente com papel-alumínio e leve ao forno por 20 minutos.
  4. Retire o papel-alumínio e asse por mais 20 a 25 minutos, virando e molhando as costelinhas de vez em quando, até que estejam marrom-escuras e carameladas. Sirva quente.

Dicas e sugestões


Costeletas de porco ao molho de churrasco agridoce

Um molho agridoce é perfeito para costeletas de porco cozidas. Com um pilaf de frutas e pinhões, obtém-se uma refeição tentadora e substancial para qualquer ocasião.

Tempo de preparo e de cozimento é 30 minutos. A receita serve 4 pessoas.

Ingredientes

Pilaf de pinhão e passas:

Modo de preparo

  1. Aqueça o óleo numa frigideira e coloque as costeletas. Frite por 5 minutos ou até dourarem dos dois lados, virando-as uma vez.
  2. Numa tigela pequena, misture o suco de laranja, o mel, o molho de soja, o xerez, o vinagre, a mostarda e o purê de tomate. Despeje sobre as costeletas e deixe cozinhar em fogo brando por 15 minutos ou até as costeletas estarem totalmente cozidas e macias, virando-as uma ou duas vezes.
  3. Enquanto isso, prepare o pilaf. Ponha o arroz numa peneira e lave-o em água fria corrente até a água que escorrer sair limpa. Escorra bem. Aqueça o óleo numa panela, acrescente a cebola e o alho e refogue por 5 minutos ou até estes ficarem macios e começarem a dourar. Salpique os pinhões e as passas e cozinhe, mexendo, por 2 a 3 minutos ou até os pinhões ficarem dourados.
  4. Acrescente o arroz e mexa bem. Despeje o caldo e deixe ferver. Baixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por 10 minutos ou até o arroz ficar macio e absorver todo o caldo. Tempere à gosto.
    Para servir, ponha o pilaf em pratos aquecidos e, ao lado, arrume as costeletas ao molho.

Dicas e sugestões


Carne de porco agridoce

O molho agridoce não precisa ser espesso ou pegajoso. Esta versão moderna e leve permite que a carne suculenta, os sabores frescos e as diferentes texturas dos legumes coloridos e do macarrão se destaquem.

Tempo de preparo é 35 minutos e serve 4 pessoas.

Ingredientes

Molho agridoce

Modo de preparo

  1. Ponha as tiras de carne de porco numa tigela, salpique o molho de soja e pimenta a gosto e mexa para cobrir completamente a carne com os temperos. Salpique a maisena e mexa novamente. Cubra e reserve.
  2. Para preparar o molho, numa tigela pequena, misture a maisena, o açúcar, o vinagre, o saquê ou xerez, o ketchup, o suco de abacaxi reservado e o molho de soja. Reserve.
  3. Cozinhe o macarrão numa panela com água fervente por 3 minutos ou segundo as instruções da embalagem. Escorra bem e reserve.
  4. Aqueça bem uma wok ou frigideira de fundo grosso, depois adicione 1 colher de sopa do óleo e movimente a panela até untar a base por inteiro. Acrescente a carne de porco e deixe por 1 minuto para dourar, depois frite, mexendo, em fogo alto por 3 a 4 minutos. Retire a carne da panela com uma escumadeira e reserve.
  5. Aqueça o óleo restante na wok, junte o milho e refogue por 1 minuto. Acrescente a cenoura, o alho e o gengibre, e refogue por mais 1 minuto. Salpique 5 colheres de sopa de água e deixe os legumes cozinharem por 2 a 3 minutos.
  6. Adicione a mistura do molho, mexa bem e deixe ferver. Ponha a carne novamente na wok e acrescente o macarrão, o abacaxi e o broto de feijão. Aqueça bem, mexendo tudo. Acrescente o alho-poró e o óleo de gergelim e sirva.

Dicas e sugestões