Ovos benedict e outras receitas para sair do básico

Seja como ingrediente principal ou como base para outras receitas, o ovo não pode faltar. Confira essa receita de ovos benedict, ovos florentinos e outros!

Julia Monsores | 17 de Outubro de 2019 às 09:00

- Reader's Digest

Seja como ingrediente principal ou como base para outras receitas, o ovo não pode faltar. Altamente nutritivo, rico em proteínas e vitaminas, é um alimento barato e fácil de encontrar. Selecionamos algumas receitas, como ovos benedict e ovos florentinos, que são deliciosas. Confira e prepare!

Aprenda a preparar ovos benedict e outras receitas com ovos:

Ovos benedict (ovos beneditinos) Criado na década de 1920 no restaurante Delmonico, em Nova York, este prato leva presunto ou bacon e molho de manteiga na sua versão tradicional. Nesta receita, usamos um molho de iogurte com cebolinha, combinado com ovos pochés e presunto de Parma magro, para oferecer uma opção mais leve, porém igualmente saborosa.

Ingredientes

Molho holandês de iogurte e cebolinha

Para servir

Modo de preparo

  1. Primeiro faça o molho holandês. Misture as gemas, a mostarda e o iogurte numa tigela refratária ou na parte superior de uma panela para banho-maria. Ponha sobre uma panela com água quase fervendo em fogo brando e cozinhe por 12 a 15 minutos, mexendo sempre, até engrossar. O molho ficará ralo no início, mas depois irá engrossar. Coloque a cebolinha, misture e tempere com sal e pimenta a gosto. Retire do fogo e mantenha o molho quente sobre a panela com água fervente.
  2. Encha uma frigideira com água até a metade. Deixe levantar fervura e acrescente o vinagre. Reduza o fogo para que a água apenas ferva devagar e depois quebre os ovos na água, um de cada vez. Escalde por 3 a 4 minutos, jogando a água quente sobre as gemas com uma colher ao final do cozimento.
  3. Enquanto isso, preaqueça uma grelha. Toste as metades dos pães dos dois lados, devagar, por cerca de 1 minuto. Ponha a metade de cada pão em 4 pratos aquecidos e cubra cada uma com uma fatia de presunto de Parma, ajeitando-a para caber dentro do pão.
  4. Com uma escumadeira, retire os ovos pochés da panela, um de cada vez. Coloque sobre papel-toalha para escorrer a água e, se quiser, recorte as pontas feias e desiguais com uma tesoura. Coloque um ovo em cima de cada metade de pão com presunto.
  5. Adicione uma colherada de molho holandês quente sobre os ovos e salpique sobre cada porção uma pitada de páprica e cebolinha. Sirva imediatamente com as outras metades tostadas dos pães que sobraram.

Ovos mexidos com salmão defumado e endro

Eis uma forma diferente e refinada de preparar ovos mexidos – cozidos em banho -maria numa panela dupla ou tigela sobre água fervente, sem uma gota de manteiga, mas misturados com creme de leite. O resultado cremoso é de dar água na boca. Acrescente algumas tiras de salmão defumado e endro fresco e sirva sobre torradas de pão integral.

Ingredientes

Modo de preparo 

  1. Numa tigela refratária, bata os ovos com o leite, bem devagar. Coloque sobre uma panela com água ligeiramente quente – a base da tigela deve apenas tocar a água. Cozinhe por 6 a 8 minutos ou até os ovos começarem a engrossar, mexendo sempre. 
  2. Preaqueça a grelha em temperatura alta. Enquanto os ovos cozinham, coloque os tomates sobre a grelha com o lado cortado para cima, e jogue uma pitada de sal e pimenta sobre eles. Acrescente as fatias de pão à grelha. Deixe grelhar por 4 a 5 minutos, virando o pão, até que os tomates fiquem ligeiramente dourados e o pão, tostado de ambos os lados. 
  3. Acrescente o creme de leite fresco batido aos ovos e tempere com sal e pimenta a gosto. Cozinhe por mais 1 minuto, mexendo sempre, até que fique bem misturado. Tempere os pedaços de salmão defumado com o suco de limão-siciliano e acrescente-os aos ovos com o endro picado. Retire do fogo. 
  4. Ponha as torradas nos pratos e distribua a mistura de ovos com salmão defumado sobre elas. Enfeite cada torrada com um ramo de endro. Acrescente 3 metades grelhadas de tomates em cada prato e sirva.

Ovos rancheiros

Para um lanche gostoso no fim de semana, sirva esta opção mexicana que leva ovos pochés, tortillas quentes, molho de pimenta-malagueta e tomates frescos, e cobertura de queijo ralado, creme azedo, cebolas e coentro fresco.

Ingredientes

Molho de tomate e pimenta-malagueta

 Modo de preparo

  1. Primeiro faça o molho. Ponha os tomates cortados numa tigela e misture com a pimenta, a cebola roxa, o alho e o coentro. Acrescente o azeite e o suco de limão a gosto. Deixe marinar por cerca de 30 minutos e depois tempere com sal e pimenta a gosto.
  2. Preaqueça o forno a 180ºC. Envolva as tortillas empilhadas com papel-alumínio e leve ao forno para esquentar por cerca de 10 minutos ou de acordo com as instruções da embalagem.
  3. Enquanto isso, encha uma frigideira com água até a metade. Aqueça a água até o ponto de fervura e reduza o fogo em seguida para que não chegue a ferver. Acrescente o vinagre. Quebre os ovos na água, um de cada vez, e depois escalde por 3 a 4 minutos. Passado esse tempo, jogue colheradas de água sobre as gemas. Terminado o cozimento, retire os ovos com uma escumadeira e deixe escorrer em papel-toalha.
  4. Coloque as tortillas quentes nos pratos (1 grande ou 2 pequenos). Acrescente um pouco de molho, coloque os ovos por cima e depois tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe que cada pessoa ponha a quantidade que desejar do restante do molho, queijo ralado, creme azedo, cebolinhas, coentro picado e gotas de suco de limão.

Chakchouka

Popular em toda a região do Mediterrâneo, este prato apresenta diversas variações. Trata-se de um ensopado de tomates e legumes, semelhante ao ratatouille, com ovos pochés na mistura. Sirva-o como um almoço rápido e para 2 pessoas ou como um lanche para 4, acompanhado de focaccia com alho e alecrim ou de ciabatta com azeitonas.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Aqueça o azeite numa frigideira funda. Acrescente as cebolas, o alho e os pimentões verde e vermelho e refogue por 5 minutos ou até ficarem macios.
  2. Adicione os tomates, o extrato de tomate, a pimenta – se for usar –, o cominho, o açúcar e sal a gosto. Tampe e cozinhe por cerca de 5 minutos ou até a mistura engrossar e ficar homogênea.
  3. Faça 4 buracos na mistura de legumes com a parte de trás de uma colher de pau e depois quebre um ovo no interior de cada buraco. Tampe a panela de novo e cozinhe devagar por 6 a 8 minutos ou até os ovos ficarem prontos.
  4. Sirva imediatamente, direto da panela, e enfeite cada prato com ramos de salsa.

Ovos florentinos 

O termo “florentino” indica que no prato há espinafre – nesta receita, ovos pochés ficam sobre espinafre e alho-poró, cobertos com molho de queijo. Nesta versão atualizada dos clássicos ovos florentinos, um molho mais leve é engrossado com amido de milho em vez de uma mistura de manteiga e farinha. Sirva com torrada integral no jantar.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. 1 Primeiro faça o molho. Misture o amido de milho com um pouco de leite para formar uma pasta. Despeje o restante do leite numa frigideira antiaderente e deixe levantar fervura. Acrescente a pasta ao leite fervente e misture. Depois que o molho engrossar, deixe cozinhar em fogo brando por 2 minutos. Retire do fogo, acrescente e misture o queijo gruyère e tempere com noz -moscada, sal e pimenta a gosto. Cubra a superfície do molho com papel-manteiga para evitar a formação de nata e reserve em local quente.
  2. Aqueça a manteiga com o azeite numa panela grande. Acrescente o alho-poró e refogue, mexendo sempre, até começar a amaciar. Adicione o espinafre e mexa. Tampe a panela e continue a cozinhar em fogo médio por 2 a 3 minutos ou até o espinafre murchar e o alho-poró amaciar. Escorra os legumes numa peneira, pressionando com o dorso da colher para retirar o excesso de umidade. Ponha de volta na panela e tempere com sal e pimenta a gosto. Tampe para manter aquecido.
  3. Enquanto os legumes cozinham, escalde os ovos. Encha uma frigideira com água até a metade e deixe começar a ferver devagar. Acrescente o vinagre. Quebre 4 dos ovos, um de cada vez, e cozinhe em fogo brando por 3 a 4minutos, jogando água quente sobre as gemas com uma colher quando o tempo de cozimento estiver próximo do fim. Retire os ovos com uma escumadeira e escorra-os em papel -toalha. Escalde os ovos restantes da mesma maneira.
  4. Preaqueça a grelha em fogo alto. Espalhe uma camada da mistura de alho-poró e espinafre numa travessa refratária. Abra 8 buracos nos vegetais usando o dorso da colher e coloque um ovo poché em cada buraco. 5 Jogue colheradas do molho de queijo sobre os ovos. Polvilhe com páprica e leve a travessa para gratinar. Cozinhe por 3 a 4 minutos ou até que a cobertura fique ligeiramente dourada em alguns pontos. Sirva imediatamente.
Receitas ovo saudável