Além dos cuidados tradicionais, um suco com os ingredientes certos pode aliviar o desconforto da prisão de ventre
A prisão de ventre é um problema comum que afeta muitas pessoas, podendo ser causado por uma dieta pobre em fibras, sedentarismo ou até mesmo o estresse. Além dos tratamentos convencionais, os sucos detox podem ser uma excelente maneira de ajudar a regular o intestino e aliviar o desconforto da constipação.
De forma geral, as principais causas da prisão de ventre geralmente incluem uma alimentação com pouca fibra, ingestão insuficiente de líquidos, falta de atividade física e o consumo elevado de proteínas de origem animal e alimentos processados. É importante também buscar ajuda médica para receber um tratamento ainda mais adequado e eficaz.
Ingredientes do suco detox
- 1 maçã verde
- 1 pepino médio
- 1 colher (sopa) de linhaça dourada
- 1 pedaço de gengibre (cerca de 2 cm)
- 1 folha de couve
- Suco de 1 limão
- 300 ml de água de coco (ou água filtrada)
Como preparar o suco detox
- Lave bem todos os ingredientes para garantir que estejam livres de impurezas.
- Em seguida, corte a maçã verde em pedaços e retire as sementes. Descasque o pepino, se preferir, e corte em pedaços pequenos. Retire a casca do gengibre e corte-o em pedaços. Retire o talo da folha de couve e corte-a em tiras pequenas.
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador, junto com a água de coco e o suco de limão. Bata bem até que todos os ingredientes estejam bem misturados e o suco fique homogêneo.
- Se preferir, coe o suco para remover as fibras ou deixe como está, se gostar de um suco mais espesso.
A maçã verde é rica em fibras solúveis, que ajudam a regular o trânsito intestinal e combatem a prisão de ventre. Além disso, a pectina presente na maçã melhora a digestão. Enquanto a couve é rica em fibras e antioxidantes, que ajudam a promover a saúde intestinal e a regular o trânsito intestinal.
O ideal é consumir o suco detox pela manhã, em jejum. Isso ajuda a preparar o organismo para o dia e favorece a eliminação de toxinas. Se preferir, você pode ingerir o suco à tarde como um lanche saudável. Vale lembrar que acompanhamento profissional é indispensável!
Suco detox realmente funciona?
Alguns profissionais apontam que não existe comprovação científica sobre a eficácia do suco detox. Porém, a alta quantidade de alimentos saudáveis presentes no suco é um ponto positivo, além de não criar malefícios para a saúde.
“Normalmente, esses sucos misturam couve, espinafre e salsão, além de sementes, como chia e linhaça, e alguma especiaria, como pimenta, gengibre ou canela”, explica Tarcila Campos, nutricionista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz ao site Saúde Abril. “Dessa forma, o benefício é incluir alimentos naturais e saudáveis na rotina.", complementa.