Bonito, saboroso e elegante, essa receita de rocambole de frutas vermelhas vai deixar você apaixonado. Veja como fazer essa sobremesa agora!
Preparado, com uma massa leve e recheios deliciosos, o rocambole é uma ótima opção de sobremesa para acompanhar o cafezinho da tarde. A receita de rocambole de frutas vermelhas abaixo pode até parecer complicado de fazer, mas na verdade é bem fácil e gostoso! Não acredita? Então confira agora como fazer um rocambole delicioso com poucos ingredientes.
Receita de rocambole de frutas vermelhas
Ingredientes:
- 3 ovos grandes
- 115 g de açúcar
- 115 g de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de água morna
Recheio de frutas
- 150 ml de creme de leite fresco
- 1 colher de chá de extrato puro de baunilha
- 75 g de iogurte natural de consistência firme
- 125 g de morangos pequenos, cortados em fatias
- 1 pêssego (ou nectarina) maduro, picado
Para decorar
- 2 a 3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro, peneirado
- algumas fatias de morango e pêssego (ou nectarina)
Modo de preparo:
Passo 1: Preaqueça o forno a 200ºC. Unte um tabuleiro de 33 x 23 cm e forre-o com papel-manteiga.
Passo 2: Bata os ovos e o açúcar numa tigela grande com a batedeira elétrica até a mistura ficar bem espessa e clara, deixando um rastro na superfície quando se retirarem os batedores. (Se usar um batedor manual, coloque a tigela sobre uma panela com água quase fervente, tomando cuidado para a água não encostar na base da tigela.)
Passo 3: Peneire metade da farinha sobre a mistura batida e incorpore-a aos poucos, usando uma colher de metal grande. Peneire o restante da farinha e misture, acrescentando a água morna.
Passo 4: Despeje a mistura no tabuleiro e dê uma sacudidela para que a massa se espalhe de maneira uniforme nos cantos. Asse por 10 a 12 minutos ou até que a massa tenha crescido, adquirido uma coloração dourado-clara e, depois de pressionada com o dedo, volte à forma original.
Passo 5: Desenforme o bolo sobre uma folha de papel-manteiga um pouco maior que o tabuleiro e retire a que forrou o tabuleiro. Apare as pontas crocantes com uma faca afiada e faça uma marca a uma distância de 2,5 cm de uma das extremidades mais curtas (isso facilitará enrolar o rocambole).
Passo 6: Enrole o rocambole frouxamente, mantendo o papel no interior, e deixe-o esfriar sobre uma grade, com a parte da junção virada para baixo.
Passo 7: Quando o pão de ló estiver frio, desenrole-o cuidadosamente e remova o papel. Bata o creme de leite fresco com o extrato de baunilha até formar chantili, depois acrescente o iogurte. Espalhe a mistura sobre o bolo, deixando uma borda de 1 cm em todas as extremidades. Espalhe as frutas sobre o creme. Com cuidado, enrole o rocambole e coloque-o num prato de servir, com o lado da junção virado para baixo.
Passo 8: Por cima do rocambole, disponha tiras de 2 cm de papel toalha ou papel impermeável, formando listras diagonais, com espaços iguais entre elas. Depois polvilhe com açúcar de confeiteiro e remova cuidadosamente o papel. Decore com pedaços de frutas e leve à geladeira até a hora de servir. Este clássico pão de ló sem gordura é melhor quando consumido no mesmo dia.