Com essa receita você consegue fazer um fermento natural perfeito para pães e bolos sem dificuldade!
Sendo parte de incontáveis receitas, o fermento é um ingrediente que não pode faltar na sua casa! E diferente do que muitos podem pensar, prepará-lo é bem simples. Basta três ingrediente e um pouco de paciência para conseguir o fermento perfeito para suas receitas.
Receita de fermento natural para fazer em casa
Com essa receita você consegue preparar deliciosos pães, bolos e até pizza!
Ingredientes
Para essa receita você precisa inicialmente de ⅓ de xícara (chá) de farinha de trigo integral e ¼ de xícara (chá) de suco de abacaxi batido no liquidificador e coado, sem adição de água. É importante saber que essa é a quantidade inicial, mas que é necessário continuar alimentando o fermento frequentemente.
Modo de preparo
1. Para dar início à sua produção basta misturar bem os ingredientes, depois tampar a mistura e guardá-la num lugar protegido e sem umidade. Agora você deve esperar o aparecimento de bolhas, que são o primeiro sinal da fermentação. Esse processo pode demorar de um a três dias.
2. Depois das primeiras bolhas aparecerem, é hora de começar a alimentar o fermento. Para isso, siga o seguinte esquema de tempo e quantidade. Lembre-se de sempre misturar bem e tampar a tigela de forma eficiente.
- Após primeiras bolhas, acrescente 3 colheres (sopa) de farinha de trigo integral e 1 ½ colher (sopa) de suco de abacaxi.
- Após dois dias, ou seja, quatro dias desde a mistura inicial, acrescente mais ⅓ de xícara (chá) de farinha de trigo integral e 2 colheres (sopa) de água filtrada ou mineral.
- No quinto dia, acrescente ½ xícara (chá) de farinha de trigo integral e 2 colheres (sopa) de água filtrada ou mineral. Estando bem ativo, você descarta metade da mistura, pode jogar fora ou dar para alguém. O que sobrou está mais firme e mais seco, então modelr uma bola, tampe bem e guarda novamente por mais dois dias.
3. No sétimo dia, o fermento já está maior e com uma aparência mais hidratada e com textura porosa e úmida. Você deve descartar metade, e reservar 100g , que equivale a ½ xícara (chá) + 2 colheres (sopa), em um novo recipiente maior, que seja de vidro, inox ou plástico.
4. Em seguida, ainda no sétimo dia, você mistura ½ xícara (chá) + 2 colheres (sopa) da massa com 2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral e 1 xícara (chá) de água filtrada ou mineral, cubra e deixe guardado de 4 a 8 horas até dobrar de volume. Quando tiver crescido ele estará ponto para ser usado! Mexa bem até o excesso de gás escapar e passe para um pote com tampa.
Como cuidar do fermento?
Depois de todo esse tempo, você pode usar uma parte do fermento sua receita e guardar a outra parte na geladeira. Para continuar a produção é necessário seguir alimentando a massa semanalmente, basta seguir a proporção: para uma certa quantidade em peso do fermento, acrescente o dobro de água e o triplo de farinha de trigo integral. É importante também trocar o pote periodicamente.
Viu como é fácil? Seguindo esses passos você consegue uma fonte duradoura de fermento, economiza na preparação de pratos, e dá um toque ainda mais especial e delicioso às suas receitas! Veja também receitas de pão e comece agora a usar seu fermento fresco!
Fonte: Panelinha