A gastronomia brasileira é rica e bastante diversificada e, dentre tantos pratos, poucos traduzem tão bem o país, quanto o cuscuz paulista! De acordo com o portal Terra, esse prato com origem no norte da África foi levado para Portugal durante a invasão árabe na península ibérica, e segundo o historiador Câmara Cascudo, chegou na Capitania de São Vicente no primeiro século da colonização. Esse prato não diz respeito apenas à comida, mas também à história e à cultura! Aprenda agora uma receita de cuscuz paulista que, com certeza, surpreenderá a todos!
Leia também: Como fazer creme de leite caseiro com apenas 3 ingredientes.
Receita de cuscuz paulista para comer rezando!
Ingredientes
- 1 pimentão
- 1 cebola
- 1 lata de milho verde
- 1 lata de ervilha
- 2 latas de sardinha ou atum
- 1 lata de molho de tomate
- 1 tablete de caldo de legumes
- 3 ovos cozidos
- 3 xícaras (chá) de farinha de milho em flocos grandes
- 1/2 xícara (chá) de azeite
Modo de preparo
- No azeite, refogue a cebola, a ervilha, o milho verde, o molho de tomate, a sardinha, o pimentão, os tempeiros de sua preferência, parte da sardinha e o tablete de caldo. Mexendo bem sempre para não deixar nada grudar no fundo da panela.
- Adicione 2 copos d'água aos ingredientes e deixe ferver, assim que começar a água começar a borbulhar, despeje a farinha de milho e cozinhe.
- Unte uma forma com azeite e adicione os ovos e a outra parte da sardinha por baixo.
- Despeje a massa na forma e deixe esfriar naturalmente, desenformando ao fim.
- Sirva!
Por ser um prato tradicional e bastante antigo, o cuscuz paulista conta com diferentes formas de preparo. Aprenda uma delas com Isamara Amâncio!
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!