Fácil de fazer, prática e nutritiva, essa receita de arroz carreteiro irá deixar você e sua família babando com essa delícia!
O brasileiro adora a dupla feita pelo arroz e feijão. Mas há uma outra dupla muito famosa em algumas regiões do Brasil: o arroz com carne-seca, mais conhecido como arroz carreteiro.
Essa receita típica da culinária brasileira faz parte da história do Rio Grande do Sul. Pesquisadores apontam que a receita de arroz carreteiro surgiu e ganhou esse nome por conta dos mercadores de charque da região Sul, os chamados carreteiros. Eles ganharam essa alcunha pois passavam pelo local em carretas puxadas por bois.
A receita surgiu por conta da necessidade que os carreteiros tinham de ter um prato fácil de fazer, nutritivo e que ao mesmo tempo fosse saboroso. E é justamente na praticidade e no sabor que reside o segredo dessa receita que rapidamente conquistou as pessoas da região e rapidamente se espalhou por todo o Brasil. Ficou curioso para experimentar essa delícia? Veja abaixo como fazer arroz carreteiro para o seu almoço e delicie-se!
Arroz carreteiro
Fácil e rápido de fazer, o arroz carreteiro é muito saboroso e nutritivo. Perfeito para os dias em que você quer preparar uma comida rápida e deliciosa.
Prato Almoço, Jantar, Prato principal
Culinária brasileira
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de arroz
- 500 g de carne-seca cortada em cubos
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 2 dentes de alho
- 1 xícara (chá) de salsinha picada
- 3 xícaras (chá) de água fervente
- 2 cebolas grandes picadas
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 colheres (sopa) de óleo
Modo de preparo
-
Rale os dentes de alho e pique as cebolas em rodelas finas. Em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio. Acrescente a cebola e refogue por 2 minutos. Acrescente o alho e misture por mais 1 minuto.
-
Na mesma panela, adicione a carne seca e o arroz. Mexa bem, por mais 1 minuto.
-
Acrescente água fervente até ser suficiente para cobrir o arroz.
-
Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água, por cerca de 20 minutos.
-
Ponha o arroz em uma travessa e pique, sobre ele, a salsinha. Acrescente na hora pitadas de pimenta-do-reino moída na hora a gosto.
Dicas do chef!
Caso você queira trazer um pouco mais de cor para o seu prato, experimente acrescentar cenoura cortada em cubinho ou pequenos pedaços de pimenta dedo-de-moça. Fica uma delícia!
E aí, gostou dessa receita? Conheça também outras receitas para quem está cansado da dupla arroz e feijão. Aproveite e siga o nosso perfil no Facebook, Instagram e Pinterest para ficar por dentro das novidades!