A pavlova é uma receita feita com ovos e açúcar que apesar de ser simples parece requintada. Veja agora como fazer uma pavlova de morango.
Douglas Ferreira | 26 de Outubro de 2021 às 12:00
A pavlova é uma receita feita com ovos e açúcar que apesar de ser simples parece requintada. A crocante concha de merengue recheada com chantilly e repleta de morangos vai impressionar a sua família. Veja agora como fazer uma deliciosa pavlova de morango.
Passo 1: Pré-aqueça o forno a 120ºC. Com o auxílio de uma forma de bolo ou um prato de 20 cm como guia, desenhe um círculo em uma folha de papel manteiga com um lápis. Unte levemente uma assadeira com óleo (para que o papel não escorregue) e coloque o papel sobre ela, com o lado do lápis virado para baixo.
Passo 2: Em uma batedeira, bata as claras e o sal até formar picos suaves. Em seguida, adicione o açúcar aos poucos, cerca de 1 colher (sopa) de cada vez, batendo bem a cada adição até que todo o açúcar se dissolva.
Passo 3: Em seguida, acrescente o amido de milho peneirado e adicione a baunilha e o vinagre. Bata apenas para combinar. Espalhe a mistura no círculo marcado. Usando uma pequena faca não serrilhada, faça cristas verticais ao redor do merengue.
Passo 4: Asse por cerca de uma hora e meia, depois desligue o forno e abra a porta do forno um pouco (se necessário, apoie a porta para que fique aberta). Deixe a concha da pavlova esfriar completamente dentro do forno.
Passo 5: Deslize uma faca grande sob a concha da pavlova resfriada para soltá-la do papel. Deslize cuidadosamente a concha em um prato de servir. Coloque o chantilly por cima da concha, cubra com fatias de morango e banhe com a geleia de frutas vermelhas. Sirva 30 minutos após adicionar a cobertura.
Quase todas as frutas, ou combinações de frutas, casam bem com a pavlova. Experimente bananas fatiadas (pinceladas com suco de limão para evitar que dourem), kiwis, frutas vermelhas misturadas, como morangos, mirtilos e framboesas.
Use apenas claras de ovo frias direto da geladeira. Também ajuda esfriar a tigela com antecedência. Mesmo o menor vestígios de gema ou gordura na tigela ou nos batedores impedirá que a clara fique dura, por isso tome cuidado para não danificar os ovos ao separá-los.
Ao colocar a mistura na assadeira. evite fazer picos longos, pois eles ficam dourados rapidamente durante o processo de secagem.