Aprenda a preparar uma feijoada completa para arrasar na hora da refeição.
É difícil resistir a uma boa feijoada, não é mesmo? Mas quando se trata de um prato tão popular quanto este, é comum que existam várias formas de preparar. Há quem prefira usar apenas carnes magras, como linguiça e carne seca. Assim, o prato fica mais “leve”, mas sem deixar o sabor de lado. No entanto, há também quem prefira a versão completa, clássica, feita com carnes salgadas (como carne-seca e lombo) e com carnes defumadas (como costelinha e bacon). E claro, com aqueles acompanhamentos que não podem faltar: couve refogada, arroz branco, farofa e rodelas de laranja.
Leia mais: 8 dicas infalíveis para fazer um arroz soltinho
Mas para preparar uma feijoada perfeita, é preciso conhecer alguns truques. Você sabia, por exemplo, que ao fazer a feijoada na véspera o sabor fica mais acentuado? Veja essa e outras dicas abaixo e prepare-se para receber os elogios, pois você está prestes a aprender a preparar a melhor feijoada do Brasil.
Passo a passo de como preparar uma feijoada perfeita
Preparar uma feijoada deliciosa é mais fácil do que você imagina; veja a seguir os ingredientes e o modo de preparo!
Ingredientes
- 500 g de feijão-preto
- 250 g de carne-seca
- 250g de carne defumada
- 250g de paio
- 250 g de linguiça calabresa
- 250g de costelinha de porco
- 200 g de bacon
Tempero
- 2 cebolas grandes picadinhas
- Suco de 2 laranjas
- 3 folhas de louro
- 3 dentes de alho
- Pimenta do reino e tomilho a gosto
Modo de preparo
- Separe o feijão e leve-o para um recipiente com água (o suficiente para cobri-lo). Deixe de molho de um dia para o outro ou por, aproximadamente, 10 horas. Essa técnica é importante para retirar os fitatos, que são gases nocivos ao nosso corpo que provocam má digestão.
- Na véspera, deixe também a carne-seca e o lombinho de molho, em um recipiente com água gelada. Deixe-os por, no mínimo, 12 horas, para que dessalguem. Se puder, troque a água a cada 3 horas.
- Em uma panela de pressão, adicione o feijão junto de três litros de água. Depois que a panela pegar pressão, cozinhe por mais trinta minutos. Em seguida, desligue.
- Enquanto o feijão cozinha, separe as carnes que estavam de molho. Lave-as e corte-as. Em seguida, junte ao paio e à linguiça, ambos cortados em rodelas, e leve as carnes à uma panela com água fervente por cerca de 15 minutos.
- Desligue o fogo da panela com as carnes, escorra a água e leve-as à panela de pressão, agora com o suco de laranja e as folhas de louro. Ligue novamente a panela de pressão.
- Deixe cozinhar por mais 15 minutos após pegar pressão. Retire a espuma que se formar na superfície com o auxílio de uma colher.
- Em uma frigideira, refogue a cebola e o alho. Adicione a pimenta do reino e o tomilho a gosto e, em seguida, o bacon cortado. Frite-o.
- Adicione o refogado à feijoada e misture bem para encorporar o sabor dos temperos. Deixe no fogo por mais 15 minutos, agora sem a tampa.
- Sirva a feijoada, acompanhada de arroz, farofa, couve refogada e rodelas de laranja.
O que fazer se a feijoada estiver salgada?
Se você achar que a sua feijoada ficou muito salgada, aposte no truque da batata. É simples: leve novamente a feijoada para a panela, agora com algumas rodelas de batatas cruas e descascadas, que irão "sugar" o sal para dentro delas. Confira também outros 7 truques cozinha para salvar jantares desastrosos!
Como deixar a feijoada com o caldo mais grosso?
Se você gosta da sua feijoada bem grossinha, um segredo é utilizar no preparo outras partes do porco, como o rabo, a orelha e as patas. Mesmo que você não goste do sabor dessas partes do porco, pode cozinhá-los, até que engrosse, e depois é só retirar!