Aprenda como preparar um mocotó delicioso. Esse ingrediente que além de saboroso é considerado um dos mais nutritivos do mundo.
Thaynara Firmiano | 23 de Março de 2021 às 09:00
O mocotó é um alimento altamente nutritivo. Além de muito saboroso, seus benefícios para a saúde são inúmeros. Neste post você vai aprender como preparar um mocotó delicioso, em uma receita que, além das qualidades do mocotó, une também outros ingredientes saudáveis.
Leia também:7 alimentos ricos em colágeno que deixam a pele mais jovem
Através do caldo do mocotó conseguimos obter colágeno com alto valor biológico. Sua ação no corpo humano oferece benefícios como ação antienvelhecimento, melhora do sistema imunológico, faz bem para a pele, cabelos, unhas, ossos e juntas.
Além disso, o mocotó possui gorduras boas, vitaminas A, D, E e K, que têm ação antioxidante. Minerais como o zinco, que ajuda no sistema nervoso central, e cálcio, fósforo, magnésio, sódio e potássio também estão entre os benefícios do mocotó.
Passo 1: Deixe o feijão branco de molho por pelo menos 3 horas
Passo 2: Em uma panela de pressão cozinhe o mocotó por 1h na água com um pouco de sal e as folhas de louro. Durante o processo, é bom desligar o fogo e retirar a pressão algumas vezes para conferir se é necessário acrescentar mais água. Caso seja, acrescente a água fervente, para não mudar a temperatura da panela e atrasar o cozimento.
Passo 3: Em outra panela, dessalgue a carne seca.
Passo 4: Retire toda a gordura da dobradinha e corte em tiras.
Passo 5: Corte a linguiça calabresa em rodelas ou picadinha, como preferir.
Passo 6: Descasque e corte a batata e a cenoura em pedaços pequenos e cozinhe-os separadamente.
Passo 7: Pique em cubinhos pequenos a cebola, o tomate e o pimentão. Corte o coentro e cheiro verde.
Passo 8: Após o tempo de cozimento do mocotó, retire-o da panela e certifique-se de que os ossos estejam soltinhos. Retire qualquer parte preta e a gordura, mas não a parte gelatinosa, é nela que está o segredo do sucesso do mocotó.
Passo 9: Hora de juntar os ingredientes. Em uma panela coloque o mocotó, o feijão branco, a carne seca, a calabresa e a dobradinha. Deixe cozinhar por cerca de meia hora. Certifique-se de estarem cozidos, caso não estejam, deixe mais tempo.
Passo 10: Em uma panela separada doure o alho e a cebola. Em seguida acrescente tomate, pimentão e refogue. Em seguida, acrescente esse refogado à mistura do mocotó.
Passo 11: Acrescente as batatas e as cenouras. Acerte o sal e a pimenta, que devem ser acrescidos a gosto, e finalize com o cheiro verde e coentro.
Você pode comer acompanhado de um arroz branco fresquinho e farofa. Ou apenas o caldo que já proporciona nutrientes de uma refeição completa.
A receita listada acima é apenas uma das muitas formas de como preparar um mocotó delicioso. Alguns alimentos podem ser acrescidos, outros retirados. Alguns processos podem ser modificados. Tudo depende da forma como você gosta de cozinhar.
Confira algumas dicas:
É possível acrescentar a essa receita o bacon. Corte-o em pedaços bem pequenos e frite junto com o alho e a cebola antes de acrescentar o tomate e o pimentão. Siga com a receita normalmente.
É possível acrescentar mandioca na receita e criar um caldo de legumes. Cozinhe a batata e a cenoura e a mandioca com sal e pimenta. Em um liquidificador acrescente os legumes picadinhos e a parte gelatinosa do mocotó e bata até criar um creme. Use a água do cozimento do mocotó para auxiliar o processo. Acrescente o caldo na mistura e terás um mocotó cremoso, saboroso e muito nutritivo.
Você pode retirar ou substituir qualquer ingrediente da receita. Menos o próprio mocotó. Então, caso não goste de algo, é só retirar da receita e ajustar o processo de preparação. O uso de temperos diferenciados também é liberado.