Os mirtilos chegaram há alguns anos com força no mercado brasileiro. Aproveite seu poder antioxidante nesta torta sensacional.
Redação | 25 de Maio de 2019 às 13:57
Se você está com vontade de comer uma sobremesa diferente e fácil de fazer, esta é uma escolha certa. Deliciosa e simples, não tem como seu preparo dar errado. E ainda conta com um detalhe importante, que não podemos esquecer: o mirtilo é uma das frutas mais ricas em antioxidantes, que nos protege de doenças e do envelhecimento.
E, para variar, o mirtilo pode ser substituído por morango, framboesa, pêssego, maçã cozida ou outra fruta de sua preferência – ou ainda, uma mistura delas!
5 xícaras de mirtilos (blueberries) frescos
½ xícara de açúcar
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 ½ xícara de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
2 ½ colheres (chá) de fermento em pó
6 colheres (sopa) de manteiga sem sal, cortada em pedaços
1 xícara (não muito cheia) de creme de leite fresco
½ colher (chá) de sal
1 Em uma tigela, misture o mirtilo com o açúcar e a farinha. Reserve.
2 Em outra tigela, misture a farinha, o açúcar, o fermento e sal. Acrescente a manteiga em pedaços até a mistura se assemelhar a farinha grossa. Adicione o creme de leite e misture suavemente, até que a farinha esteja umedecida.
3 Coloque a mistura de mirtilo em um refratário ou tabuleiro. Faça montinhos com a massa, de cerca de 5 centímetros de diâmetro e 1 centímetro de espessura. Arrume-os sobre o mirtilo. Os montinhos de massa não cobrem toda a base de mirtilo, o que fará com que o suco da fruta borbulhe ao redor da massa.
4 Asse em forno bem quente preaquecido até que a massa fique dourada (cerca de 35 a 40 minutos).
5 Deixe esfriar um pouco e sirva quente, com creme de leite, chantilly ou sorvete de creme.