Aprenda a fazer o tradicional drinque francês, a base de champgne e creme de cassis, e saboreie esta bebidinha!
Após destaque pela aparição de sucesso na 3ª temporada de Emily em Paris, série da plataforma Netflix, o drink Kir Royal está sendo bastante procurado. Simples e sofisticado, o Kir Royal foi inventado na França durante a Segunda Guerra Mundial.
Historiadores afirmam que foi uma invenção do padre católico Félix Kir, parte da resistência francesa contra a invasão dos nazistas. Após tropas alemães confiscaram todos os vinhos tintos da Borgonha, o padre criou uma nova receita com vinho branco e licor de Creme de Cassis, conhecido como "Kir".
Leia também: Clericot: aprenda a preparar esse drinque refrescante!
Anos após sua invenção, a receita foi adaptada e então nasceu o Kir Royal. A adaptação deu um toque mais sofisticado ao drinque e o vinho branco foi substituído por champagne. Félix Kir, por sua vez, ficou conhecido tanto pela invenção do drinque quanto por ser um herói para o país.
O padre, além de ter se recusado a deixar a cidade de Dijon quando a Borgonha foi invadida pelos nazistas, também ajudou mais de quatro mil prisioneiros escaparem de um campo de concentração na região. Por conta disso, foi condecorado com um título da Ordem Nacional da Legião de Honra.
Emocionante, não é mesmo? Agora que você já sabe a história e origem do drinque Kir Royal, aprenda a fazer esse tradicional drinque francês e delicie-se com esse aperitivo refrescante!
Receita do Kir Royal
Ingredientes
- 10 ml de licor cassis (ou groselha)
- 90 ml de champgne
- Frutas vermelhas para decorar (a gosto)
Modo de preparo
- Em uma taça de champgne, despeje o licor de cassis (ou a groselha);
- Cubra com champgne (ou espumante) gelado;
- Enfeite com frutas vermelhas a gosto(opcional);
- Sirva-se e saboreie esta delícia de drinque.
Agora que você já aprendeu como fazer o tradicional drinque francês Kir Royal, confira também Vinho quente: aprenda como fazer essa bebida diferente!