Tem dificuldades na hora de comprar alimentos na feira ou no hortifruti? Então confira 17 dicas infalíveis para escolher as melhores frutas e legumes.
Juliana Goes | 9 de Agosto de 2019 às 12:00
Escolher as melhores frutas e legumes na feira ou no hortifruti pode não ser uma tarefa tão fácil assim. Por isso, separamos um guia com dicas para não errar na hora da compra.
Afinal, muitas pessoas não têm atenção na hora de comprar uma verdura ou fruta. Ao observar a textura, o cheiro e a cor dos alimentos, as chances de errar são menores.
Compras a granel é um ótimo negócio para solteiros
Como escolher as melhores frutas e legumes
Para ajudar você a levar para a casa as melhores opções, separamos 17 dicas infalíveis para escolher frutas e legumes, entre outros vegetais. Confira!
Para não errar na hora de comprar a banana, escolha as mais "gordinhas" e que apresentam menos manchas pretas. Caso não tenha pressa para comer, escolher um cacho mais verde permite que todas as unidades amadureçam por igual.
As maçãs devem ser mais pesadas, lisas e resistentes. Evite unidades que apresentam manchas ou estejam moles.
Ao escolher o tomate, prefira os que tenham cores mais fortes e que sejam macios e lisos. Neste caso, evite as unidades que estejam moles.
Um bom alho deve ter uma boa aparência e textura. Por isso, prefira sempre os mais lisos e consistentes, evitando os que tenham manchas ou marcas.
Ao escolher a berinjela, prefira as unidades que tenham uma casca mais fina e que estejam firmes. A aparência deve ser lisa e escura. Evite sempre as que estejam murchas.
O mamão mais maduro tem uma casca macia e mais alaranjada. A fruta tem seu cheiro, mas caso esteja forte, significa que deve ser consumida em pouco tempo, pois pode estar próxima do vencimento.
A cebola deve ser lisa, pesada e consistente. A unidade não deve estar seca ou com cheiro muito forte, que indicam que já está passando do ponto para consumo.
Um bom abacate tem uma casca mais firme, lisa e sem machas. Após ser colhido o fruto segue amadurecendo. Por isso, se ao agitar o abacate não sentir nada "solto" por dentro, significa que o mesmo está está pronto para consumo.
O repolho pode ser verde ou roxo. Ele deve apresentar uma cor vibrante, além de ser mais resistente. Por outro lado, suas folhas não devem estar muito separadas, murchas ou rasgadas.
Para escolher um bom abacaxi, é preciso observar se a "coroa" está verde e se ela sai facilmente, que são pontos positivos. Além disso, um sinal de que o fruto está pronto para ser consumido é quando sua casca está mais alaranjada.
Para escolher boas goiabas, prefira as que apresentam uma cor mais amarelada, que aponta que estão mais maduras. Além disso, o fruto não deve ter uma casca muito dura, que indica que ainda não está no pronto para ser consumido.
Boas frutas cítricas, como laranja e limão, têm cascas lisas e brilhantes. Evite sempre as unidades que estejam opacas ou com uma textura áspera.
Quanto menor a cenoura, melhor ela tende a estar. Isso porque as maiores podem ter partes duras, que dificultam o preparo. Por isso, ao escolher uma cenoura, tente quebrar ela ao meio ou em suas pontas, para conferir se está muito seca ou no ponto. Além disso, opte pelas unidades mais lisas e resistentes.
Ao escolher uma batata, prefira as unidades com a casca mais firme e lisa. Caso a batata apresente manchas verdes ou buracos, significa que passou do ponto.
Os talos moles mostram que a verdura não está boa para consumo. A melhor opção é sempre a mais verdinha e resistente. Os mais fechados também são os mais indicados. Evite unidades com tons amarelados, roxos ou brancos, que indicam que passou do ponto.
Assim como o abacate, o maracujá segue amadurecendo mesmo após a colheita. Para escolher o melhor, é preciso observar se a cor da casca está amarela e se o caroço está solto por dentro, indicando que a fruta está própria para consumo.
Os morangos mais doces costumam ter um tamanho entre pequeno e médio. A cor vermelha é importante na hora da compra, já que as frutas com tons mais escuros indicam que estão passando do ponto. Por ser uma fruta frágil, procure sempre as que estão menos "machucadas". Já as folhas com o tom mais intenso, normalmente, indicam que o morango está saudável.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
Como fazer uma horta em 10 passos
Receitas fáceis com frutas vermelhas que ajudam a controlar a glicose
15 dicas para comer mais legumes e verduras
Entenda por que legumes e verduras são tão importantes
Tire o máximo proveito dos legumes em sopas
7 saladas sensacionais para uma segunda-feira sem carne