Produtos nacionais podem ser uma boa opção diante da alta do dólar e podem dar um sabor especial em várias receitas
Luana Viard | 6 de Dezembro de 2024 às 16:00
As nozes e castanhas, ou "nuts", são elementos essenciais em uma alimentação equilibrada, e durante as festas de final de ano, elas não poderiam faltar. Além de oferecerem diversos benefícios para a saúde, esses frutos secos adicionam um sabor único às receitas típicas de Natal e Réveillon.
Com a alta do dólar, muitas pessoas estão repensando suas escolhas culinárias para as comemorações. No entanto, algo que muitos desconhecem é que nem todas as nozes e castanhas são importadas. O Brasil é um grande produtor desses frutos. No Norte, destaca-se a Castanha-do-Brasil; no Nordeste, a castanha de caju; no Centro-Oeste, o baru (uma castanha rica em nutrientes e ainda pouco conhecida); no Centro-Sul, a macadâmia; e no Sul, a noz-pecã.
“É natural que nessa época do ano o consumo de Nuts aumente. Com as famílias e amigos reunidos, as receitas ganham novos ingredientes e as castanhas, nozes e frutas secas são figurinhas garantidas na mesa do brasileiro, sendo acompanhantes de peso para os pratos que são servidos, proporcionando um sabor único, mas isso não significa que é preciso gastar mais que o previsto”, destaca José Eduardo Camargo, presidente da Associação Brasileira de Nozes, Castanhas e Frutas Secas (ABNC).
As Nuts não se destacam apenas pelo sabor e pela textura que adicionam aos pratos, mas também por seus benefícios nutricionais. O último mês do ano é marcado por muitas confraternizações, que geralmente resultam em um consumo excessivo de alimentos pesados, afastando-se de uma dieta equilibrada.
Nesse cenário, as Nuts surgem como alternativas mais saudáveis para petiscos antes da Ceia, enquanto as frutas secas podem ser uma excelente escolha para a sobremesa. Esses alimentos são ricos em ácidos graxos insaturados, proteínas, fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos, e oferecem benefícios como proteção cardiovascular, ação anticancerígena, propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
O presidente da ABNC destaca que os benefícios das nozes e castanhas para a saúde são amplamente reconhecidos por estudos internacionais. Pesquisas indicam que a alta densidade nutricional dessas oleaginosas torna-as uma importante adição à dieta de idosos, ajudando a retardar o declínio físico e cognitivo associado ao envelhecimento. Entre os nutrientes das nozes que contribuem para um envelhecimento saudável estão: proteínas vegetais, gorduras insaturadas, fibras, vitaminas como folato, niacina e vitamina E, minerais como selênio, magnésio, cálcio e potássio, além de compostos bioativos como polifenóis e fitoesteróis.
“Seja para acompanhar receitas ou até mesmo o consumo in natura, as Nuts estão presentes na alimentação festiva dos brasileiros e isso é muito importante para os nossos produtores, pois agrega valor às castanhas, nozes e frutas secas que são produzidas aqui no Brasil”, finaliza Camargo.
Experimente as receitas sugeridas e aproveite os benefícios desses alimentos na sua ceia de Natal ou Réveillon!
Essa combinação de nozes e chocolate é perfeita para quem adora doces com um toque sofisticado. Para preparar a torta, você vai precisar de:
Modo de preparo:
As castanhas de caju caramelizadas são um petisco irresistível para servir nas festas de final de ano. Além de rápidas e fáceis de fazer, são uma excelente opção para acompanhar drinks e entradas. Para prepará-las, você vai precisar de:
Modo de preparo:
Uma opção saudável e refrescante para balancear os pratos mais pesados das festividades. A combinação de frutas com nozes e castanhas é saborosa e nutritiva. Para essa receita, você vai precisar de:
Modo de preparo:
Ano Novo Chinês: saiba quando é e conheça mais sobre essa festa tradicional
Look para o Ano Novo: 4 dicas para acertar na escolha do modelito e curtir confortável
Receita de panetone caseiro e outras delícias
15 receitas para uma ceia de Ano-Novo fit
Atividade física: como encontrar a sua?
5 dicas para economizar na ceia de Natal