Escolher o óleo certo é vital para o sucesso de um prato. Saiba quais são os melhores óleos culinário e como usá-los em cada ocasião.
Julia Monsores | 9 de Junho de 2020 às 16:00
Escolher o óleo culinário certo é vital para o sucesso de um prato. Mas você sabe como escolher o seu? Os óleos culinários de boa qualidade contêm fitoquímicos benéficos, portanto, vale a pena usar o melhor que você puder comprar.
Azeites de oliva extravirgens são os melhores. Produzidos com um mínimo de calor e processos de refino, retêm mais fitoquímicos e ácidos graxos essenciais. Por outro lado, azeites misturados que foram bastante refinados (quanto mais clara a cor, mais refinado o azeite) trazem poucos benefícios. Óleos ricos em gordura saturada também são bons, como o óleo de coco.
Confira também: Os surpreendentes benefícios do coco e de seu óleo!
Escolher os óleos culinários certos é importante para o sucesso de um molho ou para dar um sabor especial às saladas. Saiba quais são os melhores óleos para culinária e veja as dicas de como utilizá-los:
O azeite de oliva é o clássico para a maioria dos molhos. Ele é como o vinho: diferentes variedades de azeitonas e diversas regiões de plantio definem propriedades especiais individuais no azeite, podendo ser picante, salgado, frutado, cremoso e suave, e assim por diante. Confira os benefícios do azeite para a sua saúde.
Alguns são tão saborosos que podem ser usados sozinhos para temperar uma salada. Tenha pelo menos um azeite de oliva extravirgem suave e depois faça experiências com outros.
Os óleos de girassol e amendoim são bons para molhos de saladas mais leves. Confira 4 receitas de molhos para saladas deliciosos e diferentes.
Os óleos de nozes e avelãs combinam com saladas com frango, queijo, aipo, espinafre, maçã e vagem.
O óleo de gergelim torrado, muito usado em molhos orientais, tem um sabor defumado e de nozes.
Também é possível encontrar azeites aromatizados com ervas e pimentas frescas, que podem adicionar um sabor picante a saladas simples.
Guarde os óleos em local fresco e escuro, para evitar que oxidem e fiquem rançosos.
Óleos de castanhas, nozes e amêndoas são particularmente suscetíveis à oxidação, portanto é melhor comprá-los em pequenas quantidades.
5 pratos rápidos e gostosos para quem tem pressa
Receita de bacalhau ao creme para fácil e deliciosa
Como manter uma alimentação saudável para o coração
Salada picante de macarrão e atum
4 dicas (e 3 molhos) para tornar suas saladas irresistíveis!
5 curiosidades sobre alimentos que você não fazia ideia