Saiba como otimizar o seu tempo com praticidade e mantendo a saúde em dia, aprendendo como montar marmitas fitness.
Com nossas vidas cada vez mais agitadas e com agenda carregada de compromisso, as marmitas estão se tornando uma ótima opção para economizar dinheiro e melhorar a qualidade da alimentação. Todavia, se você ainda não sabe como montar marmitas fitness, essa tarefa pode ser cansativa e complicada.
Leia também: 7 dicas para ter uma alimentação saudável
Por isso, resolvemos trazer um guia que irá te ajudar a saber como montar sua marmita para a semana, levando em consideração uma dieta bem equilibrada que irá te ajudar a cuidar da sua saúde e bem-estar. Confira!
Dicas de como montar marmitas fitness
Como dito anteriormente, para facilitar o cotidiano, estão ficando em alta as saborosas marmitas fitness. Sendo assim, se você possui uma semana de agenda cheia, saiba que elas são uma escolha fantástica para ajudar na manutenção da sua alimentação saudável, equilibrada e que ajudará a ter uma saúde 100%.
Fora isso, as marmitas fitness podem ser congeladas e depois basta utilizar o microondas para descongelar. Contudo, para montar uma marmita ideal, é preciso levar em consideração algumas coisinhas, como:
1. Escolha o recipiente correto
Aqui, vale destacar que o ideal é a utilização de potes de vidro herméticos. Dessa forma, é possível congelar e descongelar a comida sem preocupações;
2. Montagem das marmitas
Na hora de montar as marmitas, é legal pensar no seu pote partido em quatro pedaços iguais. Com isso, a lógica de montagem será de um alimento por quarto do recipiente, logo, você atinge uma refeição mais completa e balanceada;
3. Faça a montagem em um dia
Para não atrapalhar sua rotina, o ideal é que você realize a montagem em apenas um dia da semana. Portanto, separe de uma a duas horas de um dia da semana mais tranquilo para fazer as suas refeições e separá-las em potes.
Leia também: Saiba como fazer escolhas saudáveis em restaurantes
Porém, mesmo seguindo esses três passos, você ainda pode estar se perguntando como fazer da boa alimentação um hábito, ou então, como se faz para montar um cardápio saudável? Bem, então vamos por partes. Ok?
4. Selecione bem os alimentos
O mais importante é a escolha dos alimentos que entrarão na sua marmita. Portanto, para realizar um cardápio fitness semanal é necessário que você foque naqueles alimentos com mais capacidade nutritiva. Abaixo, trouxemos algumas dicas. Veja:
Grãos
- Arroz integral
- Grão de bico
- Lentilha
- Feijão
Legumes
- Cenoura cozida
- Beterraba cozida
- Mandioca cozida
- Brócolis no vapor
- Purê de batata
- Batata doce cozida
- Abobrinha refogada
- Mix de Legumes
Proteínas
- Frango desfiado
- Filé de frango em cubinhos
- Filé de frango grelhado
- Carne moída
- Peixe grelhado
Como montar o seu cardápio da semana
N ahora de montar o seu cardápio semanal de marmitas fitness, é interessante pensar que você deve equilibrar ele. Assim, é mais difícil você ficar enjoado dos alimentos selecionados. Para te auxiliar nesse começo de jornada, compartilhamos abaixo uma sugestão de cardápio para você.
Segunda-feira
Na segunda-feira, você pode experimentar o seguinte:
- Almoço: Arroz, feijão, cenoura e brócolis cozidos no vapor e frango grelhado
- Jantar: Arroz, lentilha, proteína de soja e purê de batata
Terça-feira
Na terça-feira, você pode aproveitar o arroz e feijão:
- Almoço: Arroz, feijão, batata doce e cubos de frango
- Jantar: Arroz, grão de bico, mix de legumes e peixe grelhado
Quarta-feira
Na quarta, você pode apostar nos benefícios das raízes. Sendo assim, pode experimentar receitas como a de bolinho de aipim delicioso e recheado com carne moída.
- Almoço: Arroz, lentilha, bolinho de aipim e brócolis no vapor
- Jantar: Arroz, feijão, mandioca cozida e carne moída
Quinta-feira
Quinta você pode apostar nos 10 benefícios da batata-doce.
- Almoço: Arroz, feijão, batata doce cozida e carne moída
- Jantar: Arroz integral, salada de beterraba, cenoura e frango grelhado
Sexta-feira
- Almoço: Arroz, feijão, brócolis no vapor e frango desfiado com alho-poró
- Jantar: Arroz, lentilha, proteína de soja e purê
Sábado
No final de semana, que tal parar para comprar o melhor peixe fresco da feira? Depois é só conferir como cozinhar peixes corretamente e garantir refeições mais levinhas.
Domingo
- Almoço: Arroz, feijão, batata doce e carne moída
- Jantar: Arroz, feijão, mix de legumes e frango grelhado
Por fim, lembre-se que além de uma alimentação equilibrada, é importante manter um conjunto de escolhas saudáveis para manter a saúde e bem-estar em dia. Sendo assim, saiba quanto tempo de atividade física você precisa segundo a sua idade e confira como encontrar a sua.
Leia também: É sempre tempo de começar atividade física
Gostou do conteúdo? Então não deixe de nos seguir no Facebook, Instagram e Twitter para ficar por dentro de mais dicas e curiosidades sobre alimentação equilibrada e bons hábitos que ajudarão na manutenção da sua saúde.