Dia dos Avós: 8 receitas nostálgicas para comemorar à distância

Conheça 08 receitas nostálgicas e saborosas para comemorar o Dia dos Avós à distância. Bolinho de chuva, canja de galinhae muito mais!

Ana Marques | 26 de Julho de 2020 às 09:00

Leandro Santiago/iStock -

No dia 26 de julho comemora-se do Dia dos Avós, mas em tempos de quarentena, muitas vovós, vovôs e netos não vão poder passar a data em família.

Por isso, reunimos 8 receitas que têm aquele gostinho de casa da vó. Tem dica pra doce, salgado, lanchinho e até almoço. Confira a seguir e mate a saudade com essas delícias caseiras, mesmo à distância.

1. Bolinho de chuva 

É senso comum: bolinho de chuva tem sabor de infância. Era só o tempo mudar, entrar a frente fria, e ela já preparava essa delícia! Que tal relembrar a receita? É bem simples:

Preparo: 20 minutos

Rendimento: 20 porções

Ingredientes:

Modo de preparo

  1.  Em uma tigela coloque a farinha, os ovos, as 4 colheres de açúcar, o leite e a margarina.
  2. Com um fuê, bata todos os ingredientes. Assim, quando a massa estiver homogênea, acrescente o fermento.
  3. Bata levemente os ingredientes novamente até que a massa fique com uma consistência lisa, mas não muito resistente.
  4. Com o óleo já quente, coloque a massa na colher e na panela aos poucos, até que as bolinhas se formem. Quando as bolinhas estiverem douradas, retire e deixe elas em um tabuleiro ou prato.
  5. Em um recipiente, coloque o bolinho de chuva ainda quente e polvilhe com a mistura de açúcar e canela.

Pronto! Agora é só servir com aquele cafezinho. Experimente também a versão com doce de leite.

2. Bolinho de arroz

O bolinho de arroz é nostálgico e ainda ajuda a não desperdiçar comida – uma iguaria digna de casa de vó. Veja a receita em apenas 4 passos! Preparo: 30 min

Ingredientes:

Modo de preparo

  1. Em uma panela, coloque o leite de coco com 175 ml de água e uma pitada de sal e deixe levantar fervura. Junte o arroz, mexendo sempre, espere ferver novamente e depois cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada, por 12 a 15 minutos, absorvendo o líquido. Retire do fogo e deixe esfriar.
  2. Enquanto isso, descasque a cebola e o alho e pique bem. Aqueça o óleo em uma frigideira pequena e refogue a cebola e o alho, até ficarem dourados. Retire do fogo.
  3. Junte o arroz com o ovo e a gema, a cebola e o alho, misturando bem. Tempere com sal, pimenta e casca de limão. Com as mãos umedecidas, faça 12 bolas dessa massa e passe-as na farinha de rosca.
  4. Em uma frigideira grande, de borda alta, aqueça o óleo para fritar. Frite os bolinhos de arroz por aproximadamente 5 minutos, até ficarem dourados (se necessário, frite em várias porções). Deixe escorrer um pouco sobre papel-toalha. Sirva com o molho de pimenta à parte.

Veja também a variação com parmesão.

3. Bolo de farinha de milho

O café da tarde perde um bolo? Que tal essa receita de bolo de farinha de milho? 

Ingredientes:

Modo de preparo: 

  1. Em uma tigela, bata a manteiga e o açúcar até obter uma mistura cremosa 
  2. Em outra tigela misture os ovos e o leite. 
  3. Combine a farinha de trigo, a farinha de milho (ou fubá), o fermento em pó e o sal e vá adicionando à mistura cremosa alternadamente com a mistura de ovos e leite. 
  4. Despeja a massa em uma fôrma de 30 cm e leve ao forno por aproximadamente 22-27 minutos a uma temperatura de 200ºC ou até que um palito inserido próximo ao centro saia limpo. Veja a dica de como servir essa delícia.

4. Canja de galinha 

Se alguém ficava doente, a vó já sacava sua poção infalível: canja de galinha! Bateu saudade dos cuidados? Relembre a receita:

 Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Ponha os pedaços de frango em uma panela grande, cubra com água e deixe ferver. Abaixe o fogo e remova a espuma que se formar. 
  2. Junte as cenouras e as cebolas em cubos e cozinhe por 2 ou 3 horas, adicionando água se necessário. 
  3. Acrescente o alho e os temperos picados, a gosto. 
  4. Para engrossar a canja, retire uma xícara dos legumes cozidos, bata-os no liquidificador e devolva o purê à panela. Confira outras receitas com propriedades curativas.

5. Rocambole de carne 

Em dia especial, o rocambole era um dos pratos certeiros. Com ar mais sofisticado, essa receita pode alegrar o domingo da família. 

Tempo de preparo: 45 minutos + 10 minutos de repouso + 50 minutos de cozimento Rendimento: 6 pessoas 

Ingredientes:

Clique para ver a receita completa.

6. Vitamina de banana 

E quando a vó chegava com aquele "copão" de vitamina, para deixar o netinho bem forte? Na nossa receita, tem ainda um toque de amêndoas – irresistível! 

Ingredientes:

Modo de preparo:

Em um liquidificador, pique a banana em rodelas e junte ao leite, às amêndoas, à aveia e à canela. Bata bem e sirva gelado.

7. Pudim de leite 

Clássico e delicioso, o pudim de leite fez parte da infância da maioria dos brasileiros. Na casa da vó, valia repetir até não aguentar mais. 

Ingredientes: 

Massa

Calda

Modo de preparo:

  1. Bata bem os ovos no liquidificador. Em seguida, acrescente o leite condensado e o leite, e bata por mais dois minutos. 
  2. Derreta o açúcar até que ele fique moreno. Após isso, acrescente a água e deixe engrossar. Coloque-o em uma forma redonda. 
  3. Despeje a massa do pudim por cima do açúcar derretido e leve ao forno médio por 45 minutos, dentro de uma assadeira redonda com água (para cozinhar em banho-maria). 
  4. Dica: para saber se o pudim já assou, espete o garfo. Se ele não sair molhado, está pronto para servir. 
  5. Leve à geladeira após o cozimento e sirva gelado. 
  6. Dica econômica: Você pode fazer seu pudim render, acrescentando 1 ovo (use 4 ovos em vez de 3) e mais 1 medida de leite comum. Veja outras versões imperdíveis de pudim de leite.

8. Pão de queijo 

Pra fechar, a clássica receita de pão de queijo – para deixar qualquer massa pronta no chinelo.

Preparo: 25 minutos

Assando: 20 minutos

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Leve 250 ml de água com a manteiga para ferver em uma panela larga. Acrescente o sal. Despeje a farinha de uma só vez no líquido e mexa tudo com uma colher de pau, em fogo médio, por aproximadamente 2 minutos, até que a massa solte do fundo da panela, formando uma bola única e deixando uma camada branca no fundo. Coloque a bola de massa em uma vasilha.
  2. Preaqueça o forno a 180ºC. Cubra a assadeira com papel-manteiga. Com as pás de massa pesada da batedeira elétrica, misture um a um os ovos com a massa, mexendo bem. Adicione o queijo.
  3. Com auxílio de duas colheres (sopa), retire da massa porções do tamanho de ½ colher (sopa) e coloque sobre a assadeira. Leve para assar em forno quente (grade média) por 20 minutos, até dourar. Retire e sirva.

Veja também: Gougère: o delicioso pão de queijo francês que é só sucesso!

Receitas sabor de casa