Aprenda truques simples para refogar couve-manteiga sem perder nutrientes e aproveite todos os seus benefícios à saúde.
Carol Peres | 27 de Setembro de 2025 às 08:00
Fácil de ser encontrar nos comércios e simples de preparar, a couve-manteiga é um vegetal indispensável para uma dieta saudável! Esse alimento versátil pode ser consumido de várias formas deliciosas, e vai trazer uma série de benefícios ao seu organismo.
A couve é rica em vitamina C, vitamina A, vitaminas do complexo B, fibras, antioxidantes, e minerais. Mas é importante saber refogá-la corretamente para aproveitar todos esses nutrientes, e nós te ensinamos tudo logo a seguir.
A couve é uma ótima adição para a sua dieta, mas é importante que ela seja combinada com outros alimentos nutritivos e à prática regular de exercícios. As informações são do TuaSaúde e VivaBem.
A couve-manteiga é excelente fonte de vitamina C e vitaminas do complexo B, que auxiliam o sistema de defesa do corpo e combate microorganismos como vírus, bactérias e fungos, evitando resfriados e outras infecções comuns.
A couve é também rica em fibras, que absorvem parte da gordura presente nas refeições. Isso evita que ela entre na corrente sanguínea e vá para outras partes do corpo.
As fibras são responsáveis por desacelerar o esvaziamento gástrico, o que prolonga a sensação de saciedade após as refeições. Consequentemente, é um alimento que ajuda a controlar a fome durante o dia. No entanto, o VivaBem chama atenção para a necessidade de ingerir bastante água para aproveitar esse benefício.
Além disso, a couve possui poucas calorias, sendo outra vantagem para quem deseja perder alguns quilos. Conheça também outros alimentos que saciam a fome e são excelentes aliados para a dieta nessa matéria aqui.
A já citada vitamina C é um nutriente fundamental para melhorar a absorção de ferro, cuja deficiência é uma das principais causas para a anemia.
Ainda conforme o VivaBem, a couve-manteiga fornece ao organismo a vitamina B6, que desempenha um papel importante na produção de serotonina que estimula os neurotransmissores responsáveis pelo bom humor.
Agora que você já sabe a importância da couve-manteiga para a saúde, confira a forma correta de prepará-la!
Atenção para não aquecer demais a couve, pois isso vai deixá-la amarga. Lembra que a couve é um alimento versátil? Existem outras formas de consumir o vegetal, então aprenda também a receita de um suco detox.
Gostou do conteúdo? Já salva essa matéria para não errar mais no preparo da couve e compartilha com aquele amigo que também está nessa jornada de autocuidado!
Pequi: como preparar a fruta típica do cerrado sem erros
Água de berinjela: como preparar e quais os benefícios para a saúde
Deixar feijão de molho faz mal? Veja o que diz quem entende
Receitas que todo mundo deveria aprender antes de sair de casa